Transformando casamentos em verdadeiras obras de arte. É o que tem feito uma jovem empreendedora, empresária e artista.
Com o Kida's Art, que completará cinco anos este ano, Julia Cardoso, de 24 anos, atua com ilustrações e design, principalmente na parte artística e conceitual de casamentos criativos.
![]() |
Julia Cardoso durante pintura de tela em casamento. (FOTO: Acervo pessoal) |
Julia conta que faz um trabalho intimista que envolve diferentes detalhes dos casamentos, de acordo com o interesse e desejo dos noivos — os clientes. E um grande diferencial do trabalho atualmente são as telas ao vivo, segundo a jovem.
Ela compartilhou detalhes do seu trabalho e de sua rotina à frente da empresa, que tem 26,5 mil seguidores no Instagram.
“O trabalho que a gente faz realmente é um trabalho mais intimista mesmo. Inclusive, é muito comum, em vez de fazer tratamento só por WhatsApp, chamar os noivos para reuniões. A gente faz muito isso para trabalhar com identidade visual, que exige ser um material muito mais coeso”.
Em pedidos mais pontuais, não há necessidade de reuniões, mas num caso de identidade visual, que requer muitos itens, é muito importante fazer uma reunião de alinhamento.
A trajetória
O Kida's Art surgiu em meados de 2020, durante a pandemia de covid-19. E, segundo Julia Cardoso, foi se tornando uma empresa aos poucos. Ela destaca que tinha 19 anos, acabado de concluir o ensino médio, feito o Enem e passado em Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica/RJ.
Com a pandemia, as aulas de Julia foram suspensas e o famoso EAD não começou de forma imediata. Com isso, começou a fazer cursos on-line como uma forma de ocupar o tempo, e um deles foi o de lettering (letras desenhadas) pela Faber-Castell.
A partir disso, Julia começou a fazer postagens em seu Instagram pessoal, com amigos e seguidores interagindo, o que chamou a atenção da hoje empreendedora. Ela criou um perfil próprio para publicar o resultado do que criava.
“Minha ideia era fazer dele um portfólio on-line, pois muitas vezes eu criava um desenho ou um lettering e presenteava alguma pessoa que era especial para mim. Assim, eu não tinha mais aquele desenho. A virada de chave foi quando começaram a me perguntar quanto eu cobrava para fazer e não tinha visto essa possibilidade”, lembra.
Tela pintada por Julia durante casamento. (FOTO: Acervo pessoal) |
“Gravei um vídeo fazendo a caixinha. Foi o primeiro vídeo viral do Kida's. Teve cerca de 700 mil views e com um engajamento muito surreal”, diz.
Todo esse trabalho já rende fruto, a exemplo da premiação do Sebrae-ES, na categoria bronze no Prêmio Mulher de Negócios no ano passado. Julia atualmente cursa Design na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Casamentos criativos
Julia conta que não é simples explicar o trabalho com design de casamentos criativos.
“É muito complicado chegar para as pessoas e falar: 'trabalho com design de casamentos criativos'. A galera fica tipo: 'que?'. Mas basicamente trabalho transformando casamentos por meio da arte, principalmente pelo meio da ilustração, que é um dos meus maiores talentos.”
A jovem destaca que o que faz os clientes chegarem até ela são realmente as ilustrações, que são autorais e pensadas para cada casal. “Por exemplo, em caso de manual de padrinhos e madrinhas, os noivos escolhem o modelo do vestido, escolhem a cor e eu ilustro exatamente da forma como eles querem que os padrinhos se vistam.”, explica.
E completa: “Isso também funciona, por exemplo, para quando a gente usa alguns detalhes botânicos. Se na decoração do evento tem como flor principal o lírio, então vou lá e desenho um lírio na cor específica e uso isso ao longo das peças para poder criar essa repetição e essa memória na cabeça das pessoas que vão estar na cerimônia. Então uso o lírio no convite, no envelope, no save the date, e na maioria dos itens.”
Exemplo de manual de padrinhos ilustrado pela artista. (FOTO: Acervo pessoal) |
“Como disse, um dos grandes diferenciais da empresa é a ilustração, então nos procuram muito para fazer, por exemplo, menu de drinks ilustrado. A gente faz ilustração de drink por drink na louça que vai ser servida no dia pelo bar. A pessoa vai ver o desenho no menu e ter certeza do que pedir. E falam até que chega a diminuir a fila no bar”, detalha.
Julia conta como a ilustração facilita também no caso das cores, por exemplo, dos padrinhos, que com o desenho não há destoe do tom de cor escolhido para a roupa do grande dia. “Com a ilustração fica 100% assertivo, servindo muito para essa comunicação clara, além de servir elegância.”
Menu de drinks é uma das opções de ilustrações feitas por Julia. (FOTO: Acervo pessoal) |
Outro serviço diferencial do trabalho hoje são as telas ao vivo, lançadas no ano passado. Segundo a jovem, esse ano já são cinco na agenda. “Vou ao casamento e pinto uma tela ao vivo para os convidados. Chego na cerimônia cerca de duas horas antes, mais ou menos, para poder preparar a tela e os materiais, e fazer a pintura de fundo”, afirma.
O momento a ser retratado na tela é definido pelos noivos, por exemplo, o momento do beijo. “Bato uma foto desse momento e passo a festa fazendo a pintura. Então, é uma experiência muito legal que desperta muito interesse, traz muito engajamento, tanto nas redes sociais quanto fisicamente durante a festa. Assim como tem um DJ, a tela é um entretenimento para os convidados”, diz.
Pequenos significados
Sobre identidade visual, é como se fosse o conjunto de elementos gráficos que criam uma estética única e coerente para a celebração. Ela ajuda a transmitir a personalidade do casal e a atmosfera desejada para o evento, garantindo que todos os detalhes tenham uma unidade visual coesa.
“Uma tipografia, uma paleta de cor, monograma, que é a inicial do noivo com a inicial da noiva. Brasão, que é a moldura que envolve o monograma que pode ser super simples, como somente um aro dourado, ou acrescido de flores. Tudo isso é essencial para criarmos as peças futuras, como o próprio convite.”
Julia deu um exemplo de um trabalho feito recentemente. “Uma noiva foi pedida em noivado no Rio de Janeiro, mas moram no Pantanal. Eles queriam unir esses dois símbolos. Fiz um monograma que tinha um tuiuiú, pássaro super característico do Pantanal, com o Pão de Açúcar, que foi exatamente o local onde ela foi pedida em noivado. A nossa grande meta no Kida's é trazer os pequenos significados da personalidade do casal para dentro da cerimônia de maneira sofisticada”, conta.
Em outro exemplo, um casal católico e devoto de Nossa Senhora Auxiliadora, de Dom Bosco e de São José, buscou fazer o casamento inspirado nessa devoção e sua identidade visual resultou em ilustrações religiosas e lírios, característicos do santo.
O trabalho da Júlia é lindo porque alia criatividade, profissionalismo e, principalmente, amor!
ResponderExcluirEncomendei com a Julia uma parede quando ela ainda era artista de mural, seu carisma e cuidado com os detalhes sempre me surpreendeu, acompanho ela nas redes desde o começo, mas não me surpreende em nada ela alcançar esses patamares sendo tão jovem. Ela é muito diferenciada e pensa muito fora da caixinha. Ela merece e muito
ResponderExcluir