Pular para o conteúdo principal

Parque Cultural Casa do Governador vai receber mais de 750 atividades em 2025

O Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, contará este ano com mais de 750 atividades. Seminários, talk shows, espetáculos artísticos e oficinas estão entre as principais.

Uma das novidades previstas para este ano é que o evento “Parque Aberto”, que hoje funciona aos domingos, duas vezes por mês, a partir de junho passa a acontecer também aos sábados, com apresentações de música instrumental.

O parque fica na Praia da Costa e deve receber 120 mil pessoas com as atividades. (FOTO: Divulgação/Secult-ES)
Outro destaque da programação deste ano é o ciclo de conversas “Desnaturada: Chamado Ancestral”, com curadoria do líder indígena, ambientalista e imortal da Academia Brasileira de Letras Ailton Krenak, que é mineiro.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e o Instituto ArteCidadania anunciaram, nesta quarta-feira (9), a intensa programação com presença do governador Renato Casagrande e do próprio Krenak.

Todas as atividades oferecidas pelo Parque Cultural Casa do Governador são gratuitas. O governo do Estado espera receber em 2025 um público superior a 120 mil pessoas no espaço, que tem 93 mil metros quadrados e funciona de terça a sábado, das 8 horas às 17 horas; e aos domingos, das 8 horas às 15 horas. Os ingressos para as atividades podem ser obtidos por meio da plataforma Inti.

Ailton Krenak participou do evento de anúncio das atividades. (FOTO: Hélio Filho/Governo do Estado)
O parque
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na residência oficial do governo do Estado. O espaço tem a programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.

Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e também é reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo com um acervo de obras permanentes e temporárias.

“Tomamos a decisão de compartilhar esse espaço com a sociedade. Um espaço maravilhoso em que a população tinha curiosidade no que tinha atrás desses muros. Poder apresentar uma programação com diversas atividades culturais é uma grande alegria. Uma programação organizada e profissional. Vamos avançando a cada dia, trocando o pneu do carro com ele andando”, destacou Casagrande.

E completou: “Teremos novidades como, por exemplo, o seminário do Ailton Krenak e também uma galeria onde ficava o gabinete do governador, ou seja, um local que era fechado para reuniões esporádicas e que se torna mais uma opção de exposição cultural. O Parque também tem se tornado referência na área ambiental e para o turismo.”

Programação
A programação do Parque Cultural Casa do Governador em 2025 conta com o patrocínio ouro da EDP e o patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet (Ministério da Cultura/governo federal), e o patrocínio prata da ArcelorMittal.

A gestão é do Instituto ArteCidadania, organização da sociedade civil selecionada pelo governo do Estado por meio de chamamento público realizado em 2024.

Desnaturada
O seminário “Desnaturada: Chamado Ancestral” acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de maio no Bosque de Esculturas do Parque Cultural Casa do Governador. 

O evento vai reunir dezenas de pensadores e ativistas, convidando o público a refletir sobre o termo “Desnaturada”: a desnaturalização da vida no planeta e como germinar um futuro em que seja possível resgatar a ancestralidade e a naturalidade da existência humana. Essa é a segunda edição do evento: a primeira aconteceu no Ceará em 2023.

“O planeta é um único organismo. Quando a gente convoca a ideia de falar dessa natureza, e usando o termo desnaturada, é uma chamada para o afastamento que as nossas práticas e as nossas experiências, inclusive culturais, produziram ao longo de todo período moderno, desde a industrialização”, declarou Ailton Krenak.

A programação terá oficinas, vivências e debates em torno do tema principal, com convidados como Sidarta Ribeiro, Nuriti Bensusan  e Fabio Scaran, além do próprio Krenak. Haverá também apresentações musicais e de jogos indígenas.

É um ciclo de conversas entre cientistas, artistas e pensadores indígenas e quilombolas. Serão disponibilizados 500 ingressos gratuitos para cada dia. As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira (10) pelo site do parque.

“Ter Ailton Krenak com a gente nessa nova fase do Parque Cultural, trazendo de forma tão especial a segunda edição do ciclo Desnaturada,  tem um peso muito especial. Os temas e a sensibilidade de Krenak nos inspiram e enriquecem a nossa tão plural programação de 2025”, destaca o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha.

Confira outros destaques da programação de 2025
Parque Aberto
A programação, que acontece duas vezes por mês, sempre aos domingos, passará a ocorrer também aos sábados a partir de junho, com apresentações de música instrumental, além das demais atrações. O evento tem por objetivo oferecer atividades culturais em diversos segmentos artísticos e criativos.

A programação conta atualmente com cinco atividades a cada edição: duas atrações artísticas; a Feira Curva, com empreendedores capixabas de economia criativa apresentando seus produtos; atividades do corpo, com a oferta de aulas e vivências que promovem a saúde física e mental; visitas mediadas com a equipe de educadores pelas obras do Parque; e oficinas criativas. Serão seis atividades a partir de junho.

Programação TVE-ES
As apresentações musicais do Parque Aberto serão filmadas e exibidas em TV aberta através de uma parceria com a TV Educativa do Espírito Santo. Serão 12 edições, com transmissão quinzenal aos domingos. Além dos shows, haverá entrevistas com os artistas.

Seminários
Eventos semestrais com temáticas alinhadas aos pilares centrais do Parque (arte, sustentabilidade e educação). “Desnaturada: Chamado Ancestral”, o primeiro dos seminários, com realização nos dias 14, 15 e 16 de maio, tem a curadoria de Ailton Krenak, líder indígena, escritor, ativista do movimento socioambiental, filósofo e poeta. 

De Conversa em Conversa
Com curadoria de Julio Diniz, trará convidados especiais da música e da literatura em um formato de talk-show, intercalando música, leituras e bate-papo. São quatro edições mensais que acontecerão nos meses de abril a julho. 

Novas obras
O acervo atual, que conta com 32 obras, será ampliado com a aquisição de cinco novas obras, que serão instaladas no Bosque de Esculturas do Parque Cultural Casa do Governador. A curadoria valoriza tanto artistas brasileiros com amplo reconhecimento quanto iniciantes que estejam despontando na cena contemporânea.

Escola Viva de Artes (EVA)
A programação será voltada para formação, troca de saberes e produção de experiências em arte e meio-ambiente, abrangendo Ciclos de Formação de Educadores (que começam neste mês, no dia 24), Oficinas, Rodas de Conversa, Palestras, Seminários, Visitas Mediadas, o Programa de Acolhimento dos Vizinhos do Parque e a implementação de projetos ambientais.

Mais infraestrutura
Diversas intervenções de melhoria da infraestrutura estão previstas, incluindo a substituição do muro de pedra atual por um gradil e implantação de uma nova entrada, de acordo com projeto arquitetônico feito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Nova sinalização
O Parque Cultural Casa do Governador terá nova sinalização, que unificará a nova identidade visual do espaço, de forma a tornar a experiência do visitante mais completa e acolhedora.

Visitas mediadas
Acontecem de quarta a sábado, às 15h30, e aos domingos e feriados, às 10h. É possível ainda fazer o agendamento para grupos de quarta a sexta, às 8h30, 10h30 e 13h30. 

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste