Pular para o conteúdo principal

Espetáculo de dança infantojuvenil “A Menina e o Pássaro” em sessões gratuitas em Vitória

O Coletivo Emaranhado convida os capixabas a acompanhar a aventura de uma menina e seu melhor amigo, o Pássaro, no mundo imaginário de “Tão Belo”. 

No espetáculo A Menina e o Pássaro, o público é levado a uma viagem lúdica por meio da dança, explorando imagens, sensações e emoções criadas pelo imaginário infantil.

Cena do espetáculo A Menina e o Pássaro. (FOTO: Bernardo Firme)
A temporada acontecerá na quinta-feira (10) e sexta-feira (11), na Casa da Música Sônia, no Centro de Vitória. A volta do espetáculo aos palcos é viabilizada pelo patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A entrada é gratuita.

“A história se passa a partir das viagens de Pássaro, que, em suas idas e vindas, traz novas aventuras para Menina. É um grande baú de memórias: estórias, trajetórias, arrependimentos, reflexões, confiança e os meandros do tempo. A Menina e o Pássaro é uma grande criança criando memórias, onde o que está em jogo é a força que nasce das aventuras de sua imaginação”, explica Maicom Souza, diretor de produção e um dos bailarinos do espetáculo.

O espetáculo também incentiva a participação de escolas, instituições de apoio às pessoas idosas e/ou com necessidades especiais, que poderão levar seus participantes ao teatro.

A seleção dessas instituições será feita por ordem de solicitação, que deve ser realizada diretamente no site do Coletivo Emaranhado, pelo formulário on-line.

Como contrapartida de acessibilidade, o Coletivo Emaranhado disponibilizará transporte gratuito (van) para o deslocamento de instituições de apoio às pessoas idosas e/ou com necessidades especiais que solicitarem, além de intérpretes de Libras e audiodescrição nas apresentações.

Ficha técnica
O espetáculo conta com direção de produção de Maicom Souza, que também atua como bailarino. Já a direção artística e coreográfica é de Ricardo Reis. A montagem conta com as bailarinas Abayomi Queiroz, Amanda Luzia, Jaciara Bernardino e Lorena Markelly.

As fotos still são de Bernardo Firme, já a arte gráfica é de Laísa Oliveira. O figurino conta com peças do Ateliê Nessy e do Coletivo Emaranhado. A maquiagem é realizada por Ellen Rocha. A produção executiva é da Babi Caldeiras, com concepção e operação de luz realizada por Vitor Lorenção e Luiza Mollulo.

A operação de som é do Ricardo Reis e do Davi Ramos. A montagem conta com apoio técnico de Ana Célia Barreto (assessoria jurídica). As fotos de divulgação são de Sabrina Marthendal e de Bernardo Firme.

O espetáculo A Menina e o Pássaro é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, uma realização do Coletivo Emaranhado e Ministério da Cultura. Conta com o apoio da Casa da Música Sônia Cabral, Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane). O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura.

Atores em cena do espetáculo. (FOTO: Sabrina Marthendal)
O coletivo
Fundado em 2013, o Coletivo Emaranhado é um grupo capixaba que se dedica à pesquisa da dança como linguagem central, explorando suas conexões com outras formas de expressão artística.

Com obras que destacam a arte negra e seus gestos, o grupo busca descortinar o corpo por meio da dança negro-brasileira e suas manifestações culturais.

Entre suas conquistas, destaca-se o Prêmio Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros (MinC), recebido em 2018. O grupo é liderado por Maicom Souza (diretor geral) e Ricardo Reis (diretor artístico).

Serviço
Espetáculo “A Menina e o Pássaro”
Datas e horários: 10 e 11/abr (quinta e sexta-feira), às 9h, 14h e 19h
Local: Casa da Música Sônia Cabral - Praça João Clímaco, s/n, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita (ingressos no local)
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Contato para produção: Ricardo Reis - (27) 99505-0971 ou (27) 3500-0906

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste