Um dos principais eventos carnavalescos do Espírito Santo, o Festival Baile Voador chega à sua 11ª edição repleto de novidades para o público.
Neste ano, a festa, que tradicionalmente ocorre durante o Carnaval de Vitória, será realizada no próximo domingo (13), das 14 horas às 22 horas, no Oásis Beach Club, na Praia de Camburi, em Vitória.
A banda Olodum encerrará o evento em Vitória. (FOTO: Magali Moraes) |
Os bilhetes devem ser apresentados obrigatoriamente, em versão digital, na entrada do espaço, juntamente com 1kg de alimento não-perecível. Os ingressos são limitados e sujeitos à capacidade do local, que comporta três mil pessoas.
Para quem ama se divertir com a explosão de cores, ritmos e alegria do festival, o 11º Baile Voador reunirá shows do Bloco Voador (banda), Bloco Coisa de Negres (banda), Bloco Afro Kizomba (banda), Bloco Subúrbio (DJ), Puta Bloco (DJ) e Bloco Kustelão (show da ressaca).
O show de encerramento será com a banda Olodum (BA). Fundada em 1979, em Salvador, na Bahia, a instituição cultural se tornou icônica por sua atuação dentro do movimento negro brasileiro, em especial pelo combate ao racismo e pela luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas.
Os fãs podem esperar por sucessos do samba-reggae que marcaram a trajetória do grupo, como Faraó - Divindade do Egito, Madagascar Olodum, Nossa Gente (Avisa lá) e Requebra, entre outras canções que trazem a marca da ancestralidade africana presente no trabalho do Olodum.
O evento tem realização da Sagui Produções e apoio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).
Nesta edição, o Baile Voador potencializa o seu papel sociocultural com a realização de um ciclo de ações formativas, que vão ocupar o HubES+, no Centro de Vitória, nesta quinta-feira (10), das 9 horas às 20 horas.
As atividades visam fortalecer a cadeia produtiva do Carnaval de Rua de Vitória, em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica, conforme destaca o fundador do Baile Voador e diretor da Sagui Produções, Bruno Lima.
“As ações formativas serão oferecidas de forma gratuita aos participantes, reafirmando o compromisso do Baile Voador com a democratização do acesso à formação e ao conhecimento”, afirma Bruno.
A programação terá início com a Oficina de Podcast e Conteúdo Digital, a ser ministrada pelo diretor, editor e produtor audiovisual Estevão de Paula, das 9 horas às 12 horas.
Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Estevão de Paula possui ampla experiência na criação e edição de podcasts, tendo atuado em diversos projetos digitais.
Serão destinadas 20 vagas exclusivas para jovens de comunidades periféricas da Grande Vitória, com foco em comunicação, mídias digitais e produção cultural. A prioridade será para candidatos matriculados em escolas públicas e residentes próximos ao Centro Histórico.
![]() |
Marcus Vinicius Sant’Ana é historiador e pesquisador da cultura popular capixaba. (FOTO: Divulgação) |
A atividade terá 20 vagas voltadas para moradores do Centro Histórico e outras regiões de Vitória, representantes de blocos tradicionais e coletivos culturais, estudantes, pesquisadores, profissionais de áreas culturais e sociais e o público em geral.
Diversidade e cidadania
Encerrando o ciclo formativo, a ativista LGBTQIA+ Deborah Sabará apresentará a palestra “Respeito à Diversidade e Cidadania”, das 18 horas às 20 horas, tendo como público-alvo ambulantes cadastrados para atuação durante o evento e as equipes de segurança e limpeza contratadas pelo Baile Voador.
Com 20 vagas, a atividade tem como objetivo sensibilizar e capacitar os participantes sobre temas relacionados à cidadania, inclusão social e respeito à diversidade racial, de gênero, sexual e religiosa.
Folia inclusiva
Para o diretor da Sagui Produções, Bruno Lima, a 11ª edição do Baile Voador mantém o objetivo de celebrar o samba, o batuque, os ritmos e as histórias carnavalescas do Carnaval de Vitória, ao passo em que amplia seu impacto artístico, social e econômico dentro do conceito de folia inclusiva.
“Temos como premissa promover uma experiência cultural inclusiva, sustentável e conectada às tradições carnavalescas capixabas. A realização deste projeto representa um compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor cultural e com a promoção de um legado que fortaleça a identidade capixaba, conectando tradições a novas possibilidades de futuro”, analisa o diretor.
Serviço
Baile Voador 11ª Edição - Carnaval 2025
Data e horário: 13/abr (domingo), das 14h às 22h
Local: Oásis Beach Club - Av. Dante Michelini, 3.810, Jardim Camburi, Vitória
Ingressos gratuitos: Site Zig Tickets
Comentários
Postar um comentário