Uma parceria entre pesquisadores do Departamento de Arquivologia (DAr/Ufes), da Associação dos Arquivistas do Espírito Santo (AAES) e do Arquivo Público do Estado (APEES) está proporcionando a organização, digitalização e disponibilização de um conjunto raro de fotografias históricas do estado, com imagens produzidas entre as décadas de 1920 e 1940.
![]() |
Foto do incêndio ocorrido no Palácio Anchieta em 1939. (FOTO: Acervo do Arquivo Público do Estado) |
Dentre os destaques do acervo fotográfico estão registros inéditos do incêndio ocorrido no Palácio Anchieta em 1939, imagens da paisagem urbana de Vitória e Vila Velha, fotografias aéreas, cenas do patrimônio arquitetônico e atividades sociais ligadas ao Clube Saldanha da Gama.
As fotografias pertencem ao sobrinho do fotógrafo, Fábio Ribeiro Tancredi, e serão exibidas ao público em uma mostra prevista para acontecer em novembro, mês em que o catálogo será lançado. Posteriormente, o acervo será doado ao APEES, para garantir sua preservação e acesso público.
O projeto de preservação do acervo do fotógrafo amador Fábio Tancredi é coordenado pela pesquisadora Clara Zandomenico e conta com financiamento do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).
Inscrições para oficina
“O projeto busca valorizar a memória visual capixaba e democratizar o acesso a um acervo de grande relevância histórica, aplicando critérios técnicos de organização, descrição e preservação digital”, explica o professor do DAr e especialista na área de arquivos fotográficos André Malverdes.
Ele, como parte das ações de difusão e formação do projeto, ministrará a oficina gratuita Organização de acervos fotográficos - noções básicas, nesta sexta-feira (1º). As inscrições são limitadas a 30 pessoas, que devem se inscrever neste site.
O curso formativo abordará conceitos fundamentais de gestão de arquivos fotográficos, incluindo digitalização, organização, descrição e difusão de acervos.
A atividade acontecerá das 9 às 16 horas, no Laboratório de Gestão de Sistemas de Informação (Labsid), no prédio ED-VI, sala 618 do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Haverá emissão de certificado aos participantes.
Comentários
Postar um comentário