Pular para o conteúdo principal

Museu do Pescador recebe exposição “Afeto e Memória” a partir da próxima semana

O Museu Histórico da Ilha das Caieiras Manoel Passos Lyrio, também conhecido por Museu do Pescador, abre suas portas para receber a exposição Afeto e Memória, do artista capixaba Lila Nascimento, a partir da próxima segunda-feira (1º), às 15h30.

A mostra, que seguirá em cartaz até 31 de outubro, reúne 24 obras que mergulham na representação da periferia na arte, buscando transformar estigmas e valorizar a riqueza cultural desses territórios.

Exposição estreia na próxima segunda-feira com entrada franca. (FOTO: Divulgação)
Aluno do curso de Artes Plásticas da Ufes, Lila utiliza objetos comuns do cotidiano familiar, como tábuas de carne, garrafas de café e colheres de pau, ao lado de telas tradicionais, para dar corpo a memórias pessoais que se tornam experiências visuais sensíveis.

Sua produção dialoga com temas como brasilidade, ancestralidade, afeto e periferia, destacando a potência criativa presente nas comunidades populares.

Para o curador Gael Rocha, a exposição conduz o visitante a um espaço simbólico: a casa da avó. "Mais que um lugar físico, a mostra se transforma em território de memória, ancestralidade e afeto, onde o artista encontra as raízes de sua criação e traduz sua vivência em linguagem estética", diz Gael.

A exposição é fruto do edital 006/2024 da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), com recursos do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa também conta com o apoio do projeto de extensão "Arte, me leve", coordenado pela produtora cultural Déborah P. Corrêa.

Trabalhos refletem brasilidade e destacam a potência criativa presente nas comunidades populares. (FOTO: Divulgação)
Além da visitação, estão previstas oficinas e conversas com o artista, ampliando o diálogo com o público e aproximando diferentes olhares da arte contemporânea.

Com foco na acessibilidade, a exposição conta com vídeos cde tradução em Libras, audiodescrição das obras e peças táteis, possibilitando uma experiência inclusiva para todos os visitantes.

A classificação indicativa é livre e a entrada é gratuita. Não é necessário agendamento prévio para visita, porém, em casos de grupos, é solicitado contato por meio do e-mail gaelrocha98@gmail.com 

Sobre o artista
Lila Nascimento é aluno do curso de Artes Plásticas na Ufes e já participou de exposições coletivas em São Paulo e também no Espírito Santo.

Nascido e criado na periferia, o artista reconhece que embora essas regiões possuam recursos limitados e quase nenhum acesso à arte acadêmica, são grandes e potentes berços de cultura.

Serviço
Exposição "Afeto e Memória", de Lila Nascimento
Quando: de 1º/set (segunda-feira) a 31/out (sexta-feira)
Funcionamento: segundas as sextas-feiras, das 8 às 17 horas.
Local: Museu do Pescador - Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095, Ilha das Caieiras, Vitória
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #126: Sertanejo de Thiago Meirelles pela primeira vez nos palcos da Europa

Artigo: “Quando o festival serve o mesmo prato e a cultura pede novos sabores”

Projeto “Nós no Parque” promove homenagem ao centenário de Maurício de Oliveira