Um repertório de música regional brasileira vai ecoar no Espaço Cultural Thelema, no Centro de Vitória, nesta quinta-feira (28), durante a 112ª edição do Projeto Ensaios, às 20 horas.
Quem se apresenta nessa edição é o cantor Julio Camelo, com canções autorais mas também de artistas como Alceu Valença e Belchior. A apresentação faz parte do projeto Entrelaços, por meio do qual serão realizadas atividades culturais gratuitas durante todo o ano de 2025.
![]() |
Julio Camelo se apresenta em Vitória. (FOTO: Divulgação) |
Seu primeiro álbum, Violeiro Acidental, foi lançado em 2015. Depois ele lançou JC. Em 2022 foi lançado Anúdurubú. Ele também tem no currículo dois EPs: Delta e Pós-Modernidade e Coisas.
Para 2026, Julio Camelo está preparando um novo lançamento, que será o álbum Menestrel do Mangue Negro. Em junho deste ano, o artista lançou, com a banda Big River, o videoclipe da música A Presa.
Julio Camelo não segue somente carreira solo. A banda Big River, de folk rock e rockn roll, é uma das quatro das quais Julio Camelo faz parte. As demais são Cachorro Caramelo, de Blues Brasileiro; Chachachangos, de jazz cigano; e Pocotó Overdrive, de maracatu elétrico. O artista faz parte da trajetória da Thelema, seja em suas apresentações solo ou com as bandas.
Para ele, o Espaço Cultural é um lugar de “irreverência, regionalidade, cultura alternativa, diversidade, vida cultural, enraizamento, luta”. “São muitos qualificadores. É também um local de encontro, amizade”, define.
A produtora da Thelema e criadora do Projeto Ensaios, Ruth Rangel, recorda que Julio já esteve no espaço cultural em vários de seus projetos, o que, para ela, reforça a identidade do projeto e o compromisso com a música produzida no Espírito Santo.
“Em 2022 recebemos o Julio no lançamento do seu álbum Anúdurubú . Este ano, dentro da turnê que ele fez de lançamento do videoclipe, a Thelema foi um espaço para o lançamento. O reconhecimento do espaço pelo artista, pelo público do artista, como um lugar onde ele vai encontrar, conhecer o que está sendo produzido, reforça nosso objetivo de fomento da música autoral e de um público que quer conhecer o que está sendo feito no Espírito Santo”, diz Ruth.
Entrelaços
Nos sete anos de existência da Thelema, muitas ações foram desenvolvidas, com os mais diversos parceiros e inúmeras linguagens. Foram experiências que se entrelaçaram, fazendo com que o espaço cultural se tornasse isso que é atualmente: uma referência no protagonismo dos artistas locais e na democratização da cultura no coração do Centro de Vitória.
O Entrelaços teve início com a I Viradinha da Thelema, no dia 8 de fevereiro. Seu objetivo é dar continuidade aos projetos já existentes, criar novas atividades, fortalecer o diálogo entre agentes culturais, parceiros, artistas e a comunidade, além de abranger o maior número possível de participantes nas atividades culturais, que englobam ações como o Projeto Ensaios, com a apresentação de músicas autorais de artistas locais; e Prosas Literárias. Ambas as ações já são desenvolvidas pela produtora cultural da Thelema, Ruth Rangel.
O Entrelaços é realizado através do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais, da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Comentários
Postar um comentário