Pular para o conteúdo principal

Julio Camelo apresenta repertório de música regional na Thelema, em Vitória

Um repertório de música regional brasileira vai ecoar no Espaço Cultural Thelema, no Centro de Vitória, nesta quinta-feira (28), durante a 112ª edição do Projeto Ensaios, às 20 horas. 

Quem se apresenta nessa edição é o cantor Julio Camelo, com canções autorais mas também de artistas como Alceu Valença e Belchior. A apresentação faz parte do projeto Entrelaços, por meio do qual serão realizadas atividades culturais gratuitas durante todo o ano de 2025.

Julio Camelo se apresenta em Vitória. (FOTO: Divulgação)
Nascido em Recife, Pernambuco, Julio Camelo mora no Espírito Santo desde a infância, mas nunca se desprendeu de suas raízes. Ele apresenta o que chama de brasileirança: a música nordestina, o cancioneiro, folk alternativo, “músicas que contam histórias”.

Seu primeiro álbum, Violeiro Acidental, foi lançado em 2015. Depois ele lançou JC. Em 2022 foi lançado Anúdurubú. Ele também tem no currículo dois EPs: Delta e Pós-Modernidade e Coisas.

Para 2026, Julio Camelo está preparando um novo lançamento, que será o álbum Menestrel do Mangue Negro. Em junho deste ano, o artista lançou, com a banda Big River, o videoclipe da música A Presa.

Julio Camelo não segue somente carreira solo. A banda Big River, de folk rock e rockn roll, é uma das quatro das quais Julio Camelo faz parte. As demais são Cachorro Caramelo, de Blues Brasileiro; Chachachangos, de jazz cigano; e Pocotó Overdrive, de maracatu elétrico. O artista faz parte da trajetória da Thelema, seja em suas apresentações solo ou com as bandas.

Para ele, o Espaço Cultural é um lugar de “irreverência, regionalidade, cultura alternativa, diversidade, vida cultural, enraizamento, luta”. “São muitos qualificadores. É também um local de encontro, amizade”, define.

A produtora da Thelema e criadora do Projeto Ensaios, Ruth Rangel, recorda que Julio já esteve no espaço cultural em vários de seus projetos, o que, para ela, reforça a identidade do projeto e o compromisso com a música produzida no Espírito Santo.

“Em 2022 recebemos o Julio no lançamento do seu álbum Anúdurubú . Este ano, dentro da turnê que ele fez de lançamento do videoclipe, a Thelema foi um espaço para o lançamento. O reconhecimento do espaço pelo artista, pelo público do artista, como um lugar onde ele vai encontrar, conhecer o que está sendo produzido, reforça nosso objetivo de fomento da música autoral e de um público que quer conhecer o que está sendo feito no Espírito Santo”, diz Ruth.

Entrelaços
Nos sete anos de existência da Thelema, muitas ações foram desenvolvidas, com os mais diversos parceiros e inúmeras linguagens. Foram experiências que se entrelaçaram, fazendo com que o espaço cultural se tornasse isso que é atualmente: uma referência no protagonismo dos artistas locais e na democratização da cultura no coração do Centro de Vitória.

O Entrelaços teve início com a I Viradinha da Thelema, no dia 8 de fevereiro. Seu objetivo é dar continuidade aos projetos já existentes, criar novas atividades, fortalecer o diálogo entre agentes culturais, parceiros, artistas e a comunidade, além de abranger o maior número possível de participantes nas atividades culturais, que englobam ações como o Projeto Ensaios, com a apresentação de músicas autorais de artistas locais; e Prosas Literárias. Ambas as ações já são desenvolvidas pela produtora cultural da Thelema, Ruth Rangel.

O Entrelaços é realizado através do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais, da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #126: Sertanejo de Thiago Meirelles pela primeira vez nos palcos da Europa

Artigo: “Quando o festival serve o mesmo prato e a cultura pede novos sabores”

Projeto “Nós no Parque” promove homenagem ao centenário de Maurício de Oliveira