A programação da sétima edição do Formemus, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foi iniciada na tarde desta quarta-feira (27), com o pitching musical, um espaço para os artistas apresentarem seus projetos e criarem conexões que movimentam a cena.
O pitching musical foi aberto a todos os credenciados, reunindo artistas e profissionais em apresentações rápidas de até dez minutos, nas quais projetos autorais são expostos a uma banca de especialistas formada por representantes de gravadoras, editoras, festivais e selos.
![]() |
André Prando durante apresentação. (FOTO: Reprodução/Formemus) |
Participaram os artistas Anne Carol (SE), João Secchin (ES), Garoá (ES), Lourandes (MG), Branú (ES), Joe Caetano (ES), Bárbara Silva (DF), Rawi (PA), Aline Maria (ES) e André Prando (ES).
No pitching musical, os players têm um papel fundamental: além de conectar artistas, projetos e oportunidades, eles oferecem feedback valioso que ajuda a aprimorar propostas e abrir novos caminhos no mercado da música.
Entre os convidados presentes, estavam nomes a exemplo de Pena Schmidt, Barral Lima, Carol Daves, Ismael Fagundes, Renata Gomes, Flávia César, Alexandre Sarthou, Manno Goés, Ludhymila Bruzzi, Vicenzo Guizzardi, Tarso Brennand e Henrique Portugal.
O evento segue nesta quinta-feira (28), com uma vasta programação totalmente aberta ao público gratuitamente.
Leia mais
TEATRO UNIVERSITÁRIO
12h às 17h - Credenciamento
Abertura da área externa, praça de alimentação, feira criativa, mostra fotográfica.
14h – Abertura Oficial
14h15 - 15h15 - Painel Petrobras Apresenta:
“A Música Brasileira: Nosso Maior Ativo Econômico Cultural com Potencial de Exportação Mundial”
A música brasileira é um tesouro cultural de valor incalculável e um dos ativos criativos mais potentes do mundo. Sua diversidade rítmica, lírica e estética a torna única e irresistível para mercados internacionais. Transformar essa força em potencial econômico de exportação é um passo estratégico para ampliar o impacto do Brasil no cenário global, unindo cultura, indústria e inovação.
César Lemos - The Fevers - UBC
Flávia César - Warner Chappell Music
Jeft Dias - Festival Psica (PA)
Ricardo Leão - Rede Globo
Vince Athayde - Festival Zona Mundi (BA)
15h30 - 16h30 - Painel Indústria
“Mais do que Música - Movimentos entre Algoritmos, Novidades e Novas Verdades''
Em um cenário onde tendências surgem e desaparecem em um clique, entender os movimentos e novos caminhos da música exige mais do que estar em playlists. Este painel reúne profissionais da indústria para refletir sobre o impacto dos algoritmos, as transformações do mercado e as novas narrativas que moldam artistas e públicos. Um convite a olhar além do som, explorando estratégias, verdades e possibilidades para o futuro da música.
Alessandra Bruno - Virgin Music Group
Alexandre Sarthou - Universal Music
Clara Biondi - Sony Music
Eduardo Ozorio - Warner Chappell Music
Renata Gomes - ONErpm
TENDA
14h15 - 15h15 - Painel Números
Números Online e Offline – O que é bom e qual é a métrica da realidade?
Likes, views, ingressos vendidos, público presente. No turbilhão de números que cercam a música, quais realmente contam? Entre o alcance digital e os resultados no mundo físico, vamos identificar as métricas que revelam valor verdadeiro e impacto duradouro. Um debate para repensar estratégias e alinhar expectativas no mercado musical.
Carol Daves – Festival MARTE (MG)
Pena Schmidt - Lista das Listas (SP)
Manu Chulam - The Orchard
Marcelo Falcão - UBC
Odilon Borges - Atabaque (RJ)
15h30 - 16h30 - Painel ABRAMUS
O jogo por trás da música: estratégias de sucesso no mercado musical
Um bate-papo imperdível sobre longevidade artística, criatividade e os bastidores do mercado musical. Com carreiras sólidas e repletas de sucessos, compartilhando suas vivências no universo da composição, dos direitos autorais e da construção de uma trajetória sustentável na música. Uma conversa franca, cheia de histórias, dicas e reflexões sobre os caminhos e descaminhos da indústria.
Henrique Portugal - Skank - ABRAMUS
Marcelo Mira - Alma Djem - ABRAMUS
Rodrigo Lima - Dead Fish - ABRAMUS
Vanessa Castro - A&R da ABRAMUS
16h30 - 18h - Rodada de Negócios
ABRAMUS, Sony Music Brasil, ONErpm, The Ochard, UBC, Universal Music, Virgin Music, Warner Chappell Music, Atabaque (RJ), Lista das Listas (SP), Rockambole e Bolo de Rolo (SP), Selo Corredor 5 Records (RJ), Coletivo Suíça Bahiana (BA), Dopesmoke Festival (BA), Fasc - Festival de Artes de São Cristóvão (SE), Feira Noise Festival (BA), Festival Afropunk (BA), Festival Cerrado Jazz (DF), Festival CoMa (DF), Festival Convida (DF), Festival Delírio Tropical (ES), Festival MARTE (MG), Festival Movimento Cidade (ES), Festival PopUp (MG), Festival Psica (PA), Festival Radioca (BA), Festival Santa Jazz (ES), Festival Sensacional (MG), Festival Zona Mundi (BA) e UrbanoZ Festival (MG)
CINE METRÓPOLIS
14h15 - 15h15 - Palestra ONErpm
Algoritmos x Engajamento: o poder da comunicação e relacionamento na ativação de fanbases e ampliação do alcance.
Com Pietá Rivas - Gerente de Digital & Videos ONErpm
No universo digital, a matemática dos algoritmos encontra a emoção do engajamento. Mais do que aparecer nas recomendações, é preciso criar conexões reais que transformem os ouvintes em comunidades ativas. Este painel explora como comunicação estratégica e relacionamento consistente potencializam fanbases e ampliam o alcance, equilibrando tecnologia e humanidade no mercado da música.
15h30 - 16h30 - Palestra Autogestão
Como transformar sua história em pauta (mesmo sem assessoria)?
Com Ariel Quirino, CEO da AriPrensa, Head de Comunicação da Dulce María
O que faz um artista ser interessante para a imprensa? Ariel abre o jogo e mostra, de forma direta e sem filtro, os caminhos que já colocaram mais de 100 artistas na mídia, em espaços onde nunca tinham estado. Como essas histórias chamaram atenção? Como contar sua trajetória de um jeito que faça o jornalista te ouvir? Bastidores, estratégia, o que ninguém te conta, tudo o que você precisa saber para ser notícia, mesmo sem ter uma equipe por trás.
16h45 - 17h45 - Palestra Circulação
Como circular com o seu show pelas prefeituras do interior e litoral do Brasil
Com Roberto Patrício Júnior - Secretário de Cultura de Vila Velha
Levar um show para além dos grandes centros é abrir caminhos para novas plateias e experiências. Nesta palestra serão compartilhadas experiências e estratégias para artistas que desejam circular por prefeituras do interior e do litoral. Um guia prático para transformar propostas culturais em oportunidades reais de apresentação.
PALCO PETROBRAS
18h - Sthelô (ES)
18h45 - Maré Tardia (ES)
19h30 - Zé Bigode Orquestra (RJ)
20h15 - Plutão Já Foi Planeta (RN/SP)
21h - Tuyo (PR)
Comentários
Postar um comentário