A vibração segue em alta frequência na relação entre a música autoral e as tradições culturais capixabas. O músico, guitarrista e compositor Jura Fernandes, um dos fundadores da banda Casaca, lança neste sábado (23), nas plataformas digitais, o álbum Ressonância Capixaba, o quinto autoral de sua carreira.
Com cinco faixas, a coletânea carrega a sonoridade marcante da música popular do Espírito Santo que Jura ajudou a eternizar: a mistura de congo, reggae e rock.
![]() |
Jura Fernandes lança novo álbum. (FOTO: Victor de Prá) |
Jura Fernandes, ao lado de sua banda e com participação do grupo Madalenas do Jucu, apresentará o novo trabalho ao vivo, na Barra do Jucu, em Vila Velha, no República da Barra Espaço Cultural e Bistrô, às 15 horas.
A apresentação acontece durante o evento "Mercado Mix", com início a partir das 11 horas, ocasião em que será comemorado também o Dia da Rendeira de Bilro da cidade canela-verde.
O novo trabalho de Jura conta com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).
“Vai ser um momento de muito energia. Esse disco é aquele que simplesmente vem. Mesmo que seja essa mistura de estilos que tenho afinidade, ele saiu que como se estivesse abrindo minha mente; e eu pensei no processo de gravação em passar o mesmo sentimento aos ouvintes”, conta Jura Fernandes.
“Cultura é o farol que ilumina o caminho”, diz um trecho do single que inicia o álbum, exatamente com o título Abrindo Sua Mente.
A canção conta com participação (nos vocais e na guitarra) de um dos maiores guitarrista do Espírito Santo hoje, Luan Murilho, que já acompanhou nomes como Luana Santana, Gusttavo Lima e diversos outros nomes de peso.
Em seguida, a coletânea exibe uma regravação de Congo-Reggae, composição de Jura que já rodou em todos os cantos capixabas; originalmente, foi gravada pelo Casaca para o disco No Tambor, Na Casaca e Na Guitarra, de 2001.
A terceira faixa é uma inédita, Congo da Maré, feat. com as Madalenas do Jucu, grupo do bairro mais charmoso de Vila Velha (Barra do Jucu). “E no congo sagrado/Encontro a razão/De ser filho das águas/Raízes no chão”, versa a canção, que soa exuberante ao transparecer o sacramento das congadas barrenses.
A coletânea continua com Agradecimento, outra regravação marcante da discografia de Jura originalmente lançada pelo Casaca, no disco Na Estrada, de 2004. “Obrigado pelo sol e pelo dia”, diz o trecho que muitos vão se lembrar e vibrar.
A canção que fecha o trabalho é uma faixa bônus. Congo das Rendeiras ganhou uma versão remixada do músico e compositor Barol Beats.
Natural de São José dos Campos e capixaba de alma, Jura Fernandes mantém, desde 1995, relação espiritual e sonora com o Congo e a Barra do Jucu. É um dos fundadores da banda Casaca e, apesar de ter a guitarra como principal instrumento, os elementos percussivos sempre influenciaram seu som.
Jura tem no currículo participação em 15 discos, dos quais quatro são do Casaca - Casaca, Na Estrada, Ilha e No Tambor, na Casaca e na Guitarra.
Também gravou os trabalhos autorais como o Jura Que É Forró, Special Gig e Guitarra Canta Congo, e tocou as guitarras no álbum do Bloco Surpresa, do Carnaval de 2013; além de ter tocado guitarra no novo álbum do Forró Bemtivi, Pra Balançar, Pra Botar Quente.
Em 2023, Jura Fernandes lançou o livro de musicalização infantil O Som da História, ferramenta educacional para mães e professores que tem rodado as escolas e universidades do Espírito Santo.
Fez mais em 2024: revelou o disco completo do livro, com 11 canções infantis, bem como o clipe Pé de Moleque, ao lado de Jefinho Faraó e Barol Beats. Agora, Jura Fernandes lança seu quinto disco autoral, Ressonância Capixaba.
O multi-instrumentista já se apresentou por dois anos na França, como guitarrista e cavaquinista, em casas de show renomadas mundialmente, a exemplo da Blue Note. Durante a carreira, teve participações em canais como a MTV e programas como o de Serginho Groisman.
Serviço
Jura Fernandes lança novo álbum "Ressonância Capixaba"
Datas: 23/ago (sábado), nas plataformas digitais; e 24/ago (domingo), com show ao vivo
Local: República da Barra – Espaço Cultural e Bistrô - Rua Vasco Coutinho, 42, Barra do Jucu, Vila Velha
Entrada: Gratuita
Comentários
Postar um comentário