Pular para o conteúdo principal

Orquestra Jovem Vale Música promove passeio pela história da música clássica

A Orquestra Jovem Vale Música abre a sua temporada artística em 2023 com um passeio pela história da música clássica, por seus principais compositores e períodos históricos. 

A apresentação vai acontecer na próxima quinta-feira (27), na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória, em duas sessões: às 15h, o Concerto Didático será destinado a estudantes de escolas da Rede Pública de Ensino; e às 19h30, haverá sessão aberta para o público em geral, com entrada franca.

A Orquestra Jovem Vale Música durante apresentação. (FOTO: Divulgação)
Ambos os concertos terão regência do maestro Lucas Anizio. O programa reunirá peças dos períodos Barroco, Clássico, Contemporâneo e Romântico, com temas de compositores estrangeiros, incluindo Mozart e Vivaldi, e também de brasileiros, como Heitor Villa-Lobos.

Segundo o maestro Lucas Anizio, o repertório foi construído sob a supervisão da renomada professora e violinista Carla Rincón, que desde o ano passado faz a supervisão pedagógica do núcleo de cordas do Projeto Vale Música Espírito Santo. 

Carla Rincón é coordenadora pedagógica do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), projeto nascido de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que consiste na capacitação de professores, monitores, instrumentistas, alunos e maestros de orquestras de projetos sociais.

Formação
“Ao planejar o ano de 2023, fechamos o repertório com foco no conhecimento técnico e educativo dos alunos, e também do público que irá nos assistir, além de ser um repertório que faz parte da formação dos estudantes de música”, explica Lucas Anizio.

Lucas Anizio com integrantes da orquestra. (FOTO: Divulgação)
Seguindo essa linha, de acordo com o maestro, o Concerto Didático terá como objetivo mostrar aos alunos as características e mudanças no aspecto musical de cada período histórico, os seus principais compositores, obras e histórias de vida. “O concerto da noite seguirá o mesmo repertório, porém de forma artística e voltado para o público em geral”, acrescenta.

Para o maestro, a Orquestra Jovem Vale Música prepara mais novidades para apresentar ao público ao longo do ano.

“Este ano, a Orquestra Jovem Vale Música fará concertos inesquecíveis. A exemplo dos anos anteriores, teremos concertos voltados para música erudita e popular; o público pode esperar por muita emoção, inclusive com uma homenagem a um mestre da MPB”, adianta Lucas.
 
Serviço
Concertos da Orquestra Jovem Vale Música
Regência: Lucas Anizio
Data: 27/abr (quinta-feira)
Local: Casa da Música Sônia Cabral - Rua São Gonçalo, Centro, Vitória
Concerto Didático
Horário: 15h
Exclusivo para estudantes da Rede Estadual de Ensino
Concerto aberto ao público
Horário: 19h30
Entrada: Gratuita

Repertório:
Período: Barroco 
Concerto para 2 violinos -  Antonio Vivaldi 
Solistas: Ana Vitória Salles e Maria Júlia Euzébio

Período: Clássico
Eine Kleine Nachtmusik, I. Allegro -  Mozart

Período: Contemporâneo
Prelúdio - Bachiana n. 4 – Villa-Lobos
Elegia -  José Siqueira
Solista: Henryck Saymons

Período: Romântico
Serenade for Strings Op. 48 -  Tchaikovsky 

Comentários

Mais lidas

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos