Pular para o conteúdo principal

Manguinhos Jazz & Blues Festival divulga programação de shows

O Manguinhos Jazz & Blues Festival, pioneiro neste segmento musical no Espírito Santo, está de volta ao calendário cultural capixaba.

Após um hiato de sete anos, o festival volta a ser realizado nos dias 20, 21 e 22 de abril, no bucólico balneário do município da Serra, embalado em um novo formato que contempla 18 shows musicais, oficinas voltadas para músicos e estudantes e atividades para diferentes perfis de público.

A cantora e saxofonista Katia Rocha é uma das atrações. (FOTO: Divulgação)
As atrações musicais vão acontecer nos restaurantes credenciados pela Associação Comercial Balneário Manguinhos: Espaço Maria Mariana, Espaço Maresias, Espaço Chico Bento, Restaurante Enseada Manguinhos, Recanto das Estrelas Restaurante e Restaurante Estação Primeira de Manguinhos. 

Os shows no Espaço Chico Bento terão cobrança de ingressos solidários, no valor de R$ 50,00 por dia, com ingressos para os dois dias no valor promocional de R$ 90,00, à venda pelo site Superticket. Toda a renda será destinada a entidades sociais e culturais da região. Os demais espaços terão atrações gratuitas.
 
Em sua sexta edição, o Manguinhos Jazz & Blues Festival trará novidades que reforçam o diálogo entre a produção nacional e internacional. Os shows vão apresentar um painel da diversidade do blues e do jazz no Brasil e no exterior.

Entre as atrações confirmadas estão a cantora norte-americana Diunna Greenleaf, a cantora e pianista Delia Fischer (RJ), o duo Gilson Peranzzetta e Nelson Faria (GO), e o espetáculo “Mestres do Groove”, com os contrabaixistas Thiago Espírito Santo, André Vasconcelos e Michael Pipoquinha. 

Também estão programados encontros inéditos, como os shows “Baobab Trio convida: Mauro Senise e Marcelo Coelho”, “Moonshine Blues convida Jefferson Gonçalves” e “Vai Dar Jazz convida Daria Obraztsova”. 

A cantora russa Daria Obraztsova, radicada no Estado, é a convidada do Vai Dar Jazz. (FOTO: Divulgação)
Homenagem
O homenageado do Manguinhos Jazz & Blues Festival deste ano será o guitarrista Cláudio França, fundador da Big Bat Blues Band. Considerado um dos maiores especialistas em blues do Espírito Santo, o músico morreu em 25 de março de 2022, aos 49 anos, em decorrência de um câncer.

A organização do festival vai produzir um vídeo com depoimentos de amigos e músicos que conviveram com Cláudio França. O material será exibido nas redes sociais do evento e no dia da apresentação da Big Bat Blues Band, em 22 de abril, às 19 horas, na praça de Manguinhos. 

A realização do Manguinhos Jazz & Blues Festival é de Júlia Sodré e Paulo Sodré, em parceria com a Associação de Moradores de Balneário de Manguinhos e a Associação Comercial Balneário de Manguinhos.

O patrocínio é da ArcellorMittal, viabilizado com recursos públicos pelo governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.

Para a produtora Júlia Sodré, o evento deste ano marca o início de uma nova etapa do Manguinhos Jazz & Blues Festival.

“Em 2023, o evento se descentralizará e promoverá uma programação diversificada, ocupando novos locais no balneário. Compromissado em tornar Manguinhos um forte destino turístico no Brasil, por meio da democratização da música, da cultura e de sua gastronomia, o festival apresenta uma programação de alta qualidade técnica e artística, proporcionando ao público um conjunto de vivências que o qualificam como um dos principais festivais de jazz e blues do Brasil”, considera.

Os integrantes do Baobab Trio. (FOTO: Divulgação)
História 
Batizado em homenagem ao balneário de Manguinhos, onde surgiu e se desenvolveu, o Manguinhos Jazz & Blues Festival se tornou um dos maiores eventos do país dedicados ao jazz, ao blues e à música instrumental. Entre 2012 e 2016, as cinco edições do projeto contemplaram diretamente mais de 70 mil pessoas, com cerca de 60 shows realizados no palco principal. 

O festival cresceu junto com a cena musical local, que sempre obteve grande projeção no evento, e trouxe a Manguinhos músicos de diferentes partes do Brasil e do mundo, entre os quais Naná Vasconcellos, Badi Assad, Tia Carroll, Trio Corrente, André Mehmari e Ricardo Herz.

Coordenadora do festival, Júlia Sodré explica que a curadoria busca a diversidade como foco, a música como ferramenta e as pessoas e sentimentos como meta.

“Oferecemos um viés mais educativo, alternativo e formativo, possibilitando aos espectadores o contato com artistas que não estão disponíveis nos meios de comunicação de massa”, aponta. 

Confira a seguir a programação de shows do Manguinhos Jazz & Blues Festival 2023. O cronograma de oficinas será divulgado em breve pela organização do festival. 

Comentários

Mais lidas

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos