Pular para o conteúdo principal

Entrevista: Anderson Ventura lança afropop dançante “Quem Sabe”

Desde que concluiu as atividades da banda de reggae alternativo Java Roots, Anderson Ventura vem ampliando o leque de influências em sua música. 

É o que ele mostra na tropical Quem Sabe, uma baladinha dançante que o cantor e compositor está lançando. Misto de dancehall e reggaeton que Ventura prefere chamar de afropop.

Anderson Ventura em cena do videoclipe da nova música. (FOTO: Divulgação)
A canção já está disponível nas plataformas digitais e em videoclipe e traz mais uma novidade e apresenta um lado até então não explorado por Ventura em sua carreira, a de produtor musical. Essa é a primeira vez em que o cantor assume o processo de produção criativa na prática, como contou em entrevista ao portal O Melhor da Música Capixaba

Os arranjos de base foram produzidos por ele em sua casa, sem sofrer com os prazos apertados que os estúdios exigem e com tempo para experimentar o melhor caminho para a canção. É um amadurecimento nítido que perpassa todos os momentos de Quem Sabe.

O videoclipe foi filmado na praia de Itaparica. em Vila Velha, e na escola de dança Cridança, onde contou com a participação da bailarina Malu Braga, que retratou muito bem a proposta do videoclipe. Quem Sabe foi dirigido pelo diretor Rodrigo Pysi.


ENTREVISTA
Anderson Ventura, cantor, compositor e produtor musical
OMMC - A música Quem Sabe é definida como um afropop dançante. Como chegou a essa mistura?
Anderson Ventura - É um mix de música eletrônica e influências latinas e africanas percebidas nas percussões e no swing da guitarra. Tenho procurado me atualizar sobre o reggae, trap, música africana e reggaeton, ritmo que tem feito sucesso na música latina. Tenho escutado muito a galera atual da Jamaica e a música é resultado dessa mistura.

OMMC - Essa mescla é uma forma de resgatar os tempos de Java Roots?
Anderson Ventura - O Java Roots é uma banda muito eclética e no início não entendia muito dessa forma. Do reggae até o alternativo. Diria que hoje que a banda é indie. E digo aqui que nunca sai do Java Roots. Sou o fundador da banda e nunca sai. A banda vai sempre estar comigo.

OMMC - O que a música conta?
Anderson Ventura - A música narra a história de um flerte, uma conversa ao pé do ouvido de um rapaz que vê a chegada de uma menina na festa, com sua paz de espírito. Ele quer conquistar a menina e se declara. É uma música para os "crushs", para os solteiros.

Ventura durante show: novos projetos no decorrer do ano. (FOTO: Thiago Vieira/Divulgação)
OMMC - E nesse trabalho, você assumiu a produção musical, algo que não tinha feito antes. Como foi está sendo estar a frente desse processo?
Anderson Ventura - Não tinha coragem de fazer mas tinha vontade. São 28 anos de carreira e produção não é algo fácil. É literalmente uma composição. Juntei esses anos de profissão e foi um prazer de fazer e de participar de todo o processo. De agora em diante vou meter a mão na massa e vou começar a fazer, deixar 70%, 80% encaminhada para chegar ao produtor. Nessa canção agradeço ao produtor Felipe Gama, que já trabalhou por exemplo com o Marcelo D2.

OMMC - Qual a repercussão que a música já está tendo?
Anderson Ventura - A música está tendo uma repercussão muito boa. Me fez crescer 400% no Spotify e cheguei a 2 mil ouvintes. Lançamos o videoclipe, e agradeço a Malu Braga, que performou no clipe, e ao Rodrigo Pysi, que dirigiu e fez um grande trabalho. Quero chamar a galera mais jovem para que ouça e compartilhe a música. Música não tem idade.

OMMC - Quais os planos para o decorrer do ano?
Anderson Ventura - Vou intercalar produções de músicas com videoclipes. Tenho alguns projetos na gaveta para o decorrer do ano. Quero chamar a galera mais jovem para que ouça e compartilhe as músicas e o nosso trabalho. Música não tem idade.

A letra da música:
Eu sei que você quer dançar a noite inteira
E seu perfume pelo ar não quer enfeitiçar ninguém
Mas quero lhe dizer meu bem, que eu te percebo
E vou cantar esse refrão pra você perceber também!

Quem sabe a gente pode se encontrar
Já sabe, só quero beijar sua boca
Me abrace. Preciso desse seu calor.
Hoje é verão e eu não tô nem aí.

Chega mais pra cá
Seu corpo é quem diz
Vou te conquistar
Te fazer feliz
DJ vai tocar a nossa canção
Amor de verão?
Quem sabe...

Quem sabe a gente pode se encontrar
Já sabe, só quero beijar sua boca
Me abrace. Preciso desse seu calor.
Hoje é verão e eu não tô nem aí!


Ficha técnica
Música: Quem Sabe
Data de lançamento: 20 de março (plataformas) e 11 de abril (clipe)
Letra: Anderson Ventura e Flavio Marão
Direção musical: Anderson Ventura
Arranjos de base: Anderson  Ventura
Guitarras: Vinicius Gigante
Teclados: Daniel Mattos
Gravação, mixagem e masterização: Felipe Gama (Gama Soundz Studio)
Direção do videoclipe: Rodrigo Pysi
Filmagem: Rodrigo Pysi e Diego Capeletti
Edição: Rodrigo Pysi
Performance: Malu Braga
Produção executiva: Anderson Ventura

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos