Pular para o conteúdo principal

Formemus Lab: segunda etapa da formação na próxima semana com mentores de renome nacional

Dois produtores musicais brasileiros renomados serão os mentores do segundo módulo do Formemus Lab, que começa na próxima terça-feira (11), na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória: Pena Schmidt (SP) e Barral Lima (MG). A capacitação voltada para o mercado musical abordará nesta etapa conteúdos voltados para a direção musical de um show ao vivo.

Participantes durante a primeira etapa da formação. (FOTO: Cláudio Postay/Divulgação)
Pena Schmidt é o descobridor de bandas que mudaram o rock nacional como Titãs, Ira! e Ultraje a Rigor. Já o mineiro Barral Lima tem no currículo mais de 100 álbuns de artistas como Flávio Venturini, Toninho Horta, Samuel Rosa e Milton Nascimento.
 
O Formemus Lab é gratuito e pioneiro no Brasil. 23 artistas estão participando da formação continuada com uma imersão a cada mês. Em março aconteceu a primeira etapa com os mentores William Mendonça Jr. e Bia Nogueira com foco na direção cênica de shows musicais. A primeira etapa foi um sucesso entre os participantes.

“Eu saio daqui transformado. Eu achava que eu sabia ser artista. Agora eu sei”, refletiu Cainã Morellato, um dos artistas participantes da formação.
 
Realizado pelo Formemus, conferência gratuita de música que acontece anualmente em Vitória, o Formemus Lab é uma trilha de formação, com abordagem em temas como diagnóstico de carreira, posicionamento no mercado da música, direção musical de show, direção artística de palco, preparatório para pitching e rodadas de negócios.
 
Agora, na segunda etapa, o Lab recebe os mentores convidados Pena Schmidt e Barral Lima. A imersão será direcionada à direção musical de show com todos os detalhes que fazem uma apresentação ao vivo se transformar em um show com performances inesquecíveis.
 
A seleção dos participantes inclui uma diversidade de estilos musicais e foi baseada em critérios previamente definidos no chamamento. “O maior objetivo do projeto é proporcionar conhecimento para artistas independentes, com informações importantes para que eles possam gerir melhor suas carreiras. É a primeira fase do projeto, que pretende depois trazer novos temas e mentores”, comenta Simone Marçal, diretora do Formemus.
 
“Ao final do Formemus Lab espera-se uma evolução dos projetos participantes e um aumento na diversidade dos nomes capixabas nas programações dos festivais de música independentes brasileiros”, conta o também diretor do Formemus Daniel Morelo.
 
Todos os projetos participantes terão vaga garantida na Rodada de Negócios do Formemus. Além disso, os dois projetos participantes que se destacarem serão escolhidos pelos mentores para se apresentar no Pitching Musical do Formemus 2023, que está previsto para setembro de 2023.
 
O projeto começou em março e vai até maio, com 3 dias de imersão em cada etapa, e acontece no Palácio da Música Sônia Cabral, no centro de Vitória.
 
Formemus Lab
Data: Lab2 - 11 a 13 de abril
Horário: 14h às 20h
Inscrições encerradas
Local: Palácio da Música Sônia Cabral – Centro - Vitória
Informações: (27) 3376-1674 - formemus@gmail.com

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos