Pular para o conteúdo principal

Batalha do NB, de Viana, celebra cinco anos e abre inscrições para seletivas e pocket-shows

Um grande encontro do rap estadual tendo como protagonista a juventude periférica capixaba: assim pode ser definida a “Batalha do NB – 5 anos”, que vai celebrar o aniversário de cinco anos da batalha de rimas desenvolvida por adolescentes e jovens moradores do bairro Nova Bethânia, em Viana.

Registro da Batalha do NB na Praça de Nova Bethânia, em Viana. (FOTO: William Angelo)
No próximo sábado (25), o movimento cultural abre inscrições para coletivos capixabas interessados em participar da edição comemorativa do projeto, que contará com a realização de oito batalhas de rima preliminares e um festival de encerramento, no dia 15 de março, na Praça de Nova Bethânia.

O chamamento público será feito por meio de formulário no Google Forms. A organização do evento vai selecionar oito batalhas de rima que ganharão o direito de realizar uma seletiva cujo vencedor irá garantir vaga para a finalíssima do projeto.

A partir de segunda-feira (27), a “Batalha do NB – 5 anos” também recebe inscrições visando à seleção de três artistas de rap do Espírito Santo que irão se apresentar na final da competição.

A curadoria será feita pela organização do festival, seguindo os critérios de qualidade técnica, originalidade e efeito multiplicador do trabalho musical.

Batalha de freestyle também em edição anterior do evento. (FOTO: William Angelo)
O coordenador do projeto, Ramon Matheus, afirma que a iniciativa tem o objetivo de democratizar o acesso de artistas ao evento. “Estamos abrindo as portas para todos aqueles que desejarem se apresentar no festival”, afirma Ramon.

“De forma afirmativa, terão prioridade artistas negros, mulheres e pessoas com deficiência”, acrescenta.

O resultado das batalhas de rima e artistas selecionados será divulgado no Instagram do evento, nos dias 3 e 5 de fevereiro, respectivamente.

A realização da “Batalha do NB – 5 anos” é do Coletivo Cultura Bethânia, juntamente com a Agência de Desenvolvimento Jovem (Adesjovem).

O projeto conta com a parceria da TVE, Prefeitura Municipal de Viana, Rede Abraço/Secretaria de Estado do Governo e da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

O coordenador Ramon Matheus explica que a finalíssima do evento, no dia 15 de março, terá seis horas de duração e pretende alcançar mais de mil pessoas, entre MCs, estudantes, produtores e moradores da região.

“A Batalha do NB – 5 anos será a oportunidade de alcançar uma maior propagação do projeto em aliança com outras rodas de rima do Espírito Santo, além de promover a troca de experiência, intercâmbio, parcerias e oportunidade de aperfeiçoamento entre diferentes grupos e coletivos do campo do hip-hop, impactando toda a cena do rap capixaba”, descreve.

A programação incluirá três shows musicais e batalhas de freestyle com a presença de 16 MCs, sendo oito da Batalha do NB e oito vencedores das edições preliminares.

As batalhas de freestyle, muito praticadas no segmento do hip-hop, são marcadas pela improvisação e seguem um formato no qual o MC deve fazer quatro versos, com o adversário respondendo da mesma forma.

Acessibilidade
A “Batalha do NB – 5 anos” contará com ações afirmativas de acessibilidade em todas as suas etapas, de modo a promover a inclusão e assegurar a plena participação de todas as pessoas ao longo do projeto.

As peças de divulgação virtual terão descrição, ferramenta que possibilita que pessoas cegas tenham contato com as informações do projeto a partir da capacidade imagética.

Durante o evento, haverá o auxílio de intérprete de libras. Todas as medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida serão divulgadas previamente de modo a alcançar todos os públicos.

MCs durante batalha em Nova Bethânia. (FOTO: William Angelo)
História
Idealizada pelos MCs Noval e Pkart, a Batalha do NB consolidou-se nos últimos anos como uma das principais referências identitárias das juventudes de Viana, fomentando a arte e a ocupação dos espaços públicos da cidade a partir da difusão da cultura do hip-hop.

Trata-se de uma roda cultural em que os MCs (mestres-de-cerimônia) se enfrentam por meio de rimas baseadas no improviso e na criatividade.

As batalhas tiveram início em 2020, na Praça de Nova Bethânia, em Viana, onde os encontros dos jovens da região acontecem até hoje, aos domingos, quinzenalmente, às 19 horas.

Em 2023, a terceira edição do evento, intitulada “Batalha do NB – 3 anos: Viana X ES”, obteve projeção estadual, com transmissão ao vivo pela TVE para todo o Estado.

O certame tem regras preestabelecidas, por meio das quais o júri técnico avalia questões como formato e dinâmica da batalha, ataque e resposta, criatividade, musicalidade, flow (fluir), linguagem, postura, ritmo e conhecimento.

Manifestações de violência, opressão ou preconceito não são toleradas e pressupõem penalidade grave durante o julgamento e análise técnica das disputas.

Serviço
Inacrições para batalha de rima:
Período: 25/jan (sábado) a 2/fev (domingo)
Número de vagas: 8
Formulário disponível na plataforma (Somente serão aceitas propostas mediante preenchimento total do formulário)
Divulgação do resultado: 3/fev (segunda-feira)
 
Inscrições para artistas:
Período: 27/jan (segunda-feira) a 4/fev (terça-feira)
Número de vagas: 3
Formulário disponível na plataforma (Somente serão aceitas propostas mediante preenchimento total do formulário)
Divulgação do resultado: 5/fev (quarta-feira)
 
Batalha do NB - 5 anos - Finalíssima
Data e horário: 15/mar (sábado), das 16h às 22h
Local: Praça de Nova Bethânia, Viana
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste