Pular para o conteúdo principal

31º Festival de Cinema de Vitória Itinerante tem programação gratuita e inicia em Anchieta

Que tal assistir um filme de graça com a família e amigos, na beira da praia em pleno verão? Então é só chegar e conferir o 31º Festival de Cinema de Vitória Itinerante. A caravana vai percorrer as regiões Metropolitana, Norte e Sul do Espírito Santo nos meses de janeiro e fevereiro.

Cena da animação Tarsilinha, que será exibido nas sessões. (FOTO: Divulgação)
Cinco cidades irão receber a programação que reúne cinema, com a exibição do longa de animação Tarsilinha, e música, com a apresentação do cantor Thi, destaque da cena pop capixaba. 

A caravana começa na Praia de Castelhanos, em Anchieta, nos dias nesta sexta-feira (17) e sábado (18). Depois, nos dias 24 e 25, vai para a Praça Antônio Jaques Soares, na cidade de Marataízes.

Na sequência, Pontal do Ipiranga, em Linhares, sedia o evento nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. A quarta parada é na praia de Guriri, em São Mateus, nos dias 7 e 8 de fevereiro. Fechando a itinerância, Guarapari encerra a 31ª edição do Itinerante de 2025, na Praia do Morro, nos dias 14 e 15 de fevereiro. A programação começa sempre às 19 horas e é totalmente gratuita.

Sessão de cinema
O filme escolhido para as exibições do 31º Festival de Cinema de Vitória Itinerante é o longa-metragem Tarsilinha, dirigido por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo.

A animação, que tem 93 minutos e classificação indicativa livre, apresenta uma aventura lúdica com referências a uma das maiores artistas plásticas do Brasil, Tarsila do Amaral.

O filme abrange o Modernismo por meio de uma proposta sensorial, sem se tratar de uma biografia, mas uma homenagem com a protagonista em uma história no ambiente rural, em busca de recordações de sua mãe, com personagens que representam os trabalhos de Tarsila do Amaral, como Abaporu, A Cuca e Sol Poente.

A produção conta com as vozes de grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Marisa Orth e Marcelo Tas, e trilha sonora de Zeca Baleiro. 

Para as exibições, cada local ganhará uma sala de cinema a céu aberto, com cadeiras para os espectadores, equipamentos de projeção – com telão de LED – e de som, para garantir a excelência das exibições, além de um tapete vermelho.

Toda essa atmosfera servirá para que o público possa desfrutar da alegria de assistir uma produção nacional, democratizando o acesso e o espaço de todos pela sétima arte.

O cantor Thi será atração musical nos eventos. (FOTO: Divulgação)
Apresentação musical
Para animar as noites de sábado do 31º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, o cantor Thi não vai deixar ninguém parado. 

Natural de Linhares, o artista apresenta um som super dançante que ele chama de pagopop, uma mistura de ritmos que reúne, além do pop e do pagode, o axé e o sertanejo.

No repertório, sucessos da música atual e canções autorais como Talentin e as músicas do seu mais recente álbum Sunset Pagopop. A apresentação começa às 19 horas, no mesmo local em que acontecem as sessões de cinema. 

Sorteio
Além da programação cultural, o público poderá participar do sorteio de bicicletas. Para concorrer, basta preencher as cédulas que serão distribuídas no local e aguardar o sorteio que acontece sempre ao final da programação de cada dia. Caso seja premiado, o vencedor precisa estar presente para retirar o prêmio.

O 31° Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com patrocínio master da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta também com o apoio da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

SERVIÇO
31º Festival de Cinema de Vitória Itinerante
Horário: 19 horas
Locais: Castelhanos (Anchieta), Praça Antônio Jacques Soares (Marataízes), Pontal do Ipiranga (Linhares), Guriri (São Mateus) e Praia do Morro (Guarapari)

Castelhanos (Anchieta)
Datas: 17 e 18/jan (sexta-feira e sábado)
Local: Av. Beira Mar, 2310, Guanabara - próximo ao Quiosque Raízes e ao edifício Castelhanos Praia Center

Praça Antônio Jacques Soares (Marataízes)
Datas: 24 e 25/jan (sexta-feira e sábado)
Local: Praça Antônio Jaques Soares, Alto Lagoa Funda
 
Pontal do Ipiranga (Linhares)
Datas: 31/jan e 1º/fev (sexta-feira e sábado)
Local: Avenida das Luas - altura da rua Ver. Claudiomir Avancini 

Guriri (São Mateus)
Datas: 7 e 8/fev (sexta-feira e sábado)
Local: Praça Wilson Gomes 

Praia do Morro (Guarapari)
Datas: 14 e 15/fev (sexta-feira e sábado)
Local: Av. Beira Mar, 2002, Praia do Morro - altura do Quiosque 18

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste