Pular para o conteúdo principal

Morre o fotógrafo Tonico, responsável por um dos maiores acervos históricos do ES

O fotógrafo Antônio Carlos Sessa Neto, o popular Tonico, responsável por um dos maiores acervos da história política, econômica e social do Espírito Santo, morreu na madrugada desta terça-feira (14).

Ele estava internado no Complexo Integrado de Atenção à Saúde (Cias) da Unimed, em Vitória, onde fazia tratamento de um problema na próstata.

Tonico trabalhava na Assembleia Legislativa e fotografou mandatos de seis governadores. (FOTO: Reprodução/Ales)
Tonico era supervisor do Centro de Memórias e Bens Culturais da Assembleia Legislativa.

Foi com 12 anos que Tonico pegou uma câmera pela primeira vez. De lá até aqui, foram mais de 60 anos registrando momentos históricos do Espírito Santo, desde visitas de grandes personalidades, retratos do crescimento econômico e da paisagem tornando-se mais urbanizada, além da cobertura de mandatos de seis governadores diferentes, inúmeras formaturas e mais de mil casamentos.

Ele tinha como maior orgulho ter fotografado um príncipe (Charles) que virou rei da Inglaterra, um papa (João Paulo II) que virou santo e o maior pacifista da história moderna da humanidade, o sul-africano Nélson Mandela, quando visitaram o Espírito Santo em datas diferentes.

Ainda não há informações sobre o velório ou enterro, mas as cerimônias devem ocorrer no Cemitério de Santo Antônio, em Vitória.

História
O ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel Nelson Mandela visitou o Estado, em 1991. Passou três dias em terras capixabas com a esposa. Mandela discursou para milhares de pessoas sobre a luta pelo fim da segregação racial no Estádio Engenheiro Araripe.

Nelson Mandela em visita ao Estado. (FOTO: Tonico/Reprodução/Instagram)
O Papa João Paulo II visitou o Estado também em 1991. Na ocasião, o pároco celebrou uma missa na hoje conhecida como Praça do Papa, e também na região da Grande São Pedro, representando um marco para a urbanização da região.

O Papa João Paulo II esteve em Vitória. (FOTO: Tonico/Reprodução/Instagram)
O atual rei da Inglaterra, Charles, na época Príncipe de Gales, que veio até Barra do Riacho, em Aracruz, em 1991, onde plantou uma árvore de pau-brasil na Casa de Hóspedes da antiga Aracruz Celulose, hoje Suzano.

O governador Albuíno Cunha de Azeredo, um dos primeiros governadores negros do Espírito Santo e que comandou o estado de 1991 a 1995, em um momento de emoção genuína com a mãe.

Albuíno Azeredo com sua mãe. (FOTO: Tonico/Reprodução/Instagram)
Homenagem
Pelo X, antigo Twitter, o governador Renato Casagrande lamentou a perda do fotógrafo. "Perdemos hoje um grande fotógrafo e amigo, Tonico, que por décadas eternizou em imagens o trabalho dos deputados estaduais que passaram pela Assembleia Legislativa, assim como eu no início de minha trajetória".


O presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos, publicou uma nota de pesar em nome da presidência. "Mais que um fotógrafo talentoso, Tonico era um amigo, uma enciclopédia viva da história capixaba. Tive a honra de compartilhar momentos preciosos com ele, desde a época do meu pai até minha jornada na Assembleia Legislativa", diz a nota.

O presidente da Casa também informou que o fotógrafo deixa um legado de "alegria, profissionalismo e memórias inesquecíveis" e decretou luto oficial de dois dias no Legislativo capixaba.

O locutor e editor de áudio Fábio Pirajá, amigo de Tonico, fez uma postagem em homenagem ao profissional e destacou que "foi um dos maiores fotógrafos que registrou eventos políticos, sociais e culturais da história contemporânea capixaba. Uma gigantesca perda".

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste