Pular para o conteúdo principal

Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira estreia projeto com homenagem aos Beatles

A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira realiza a estreia do projeto Ídolos Orquestrados com o concerto “The Beatles”, reunindo arranjos sinfônicos para as canções dos Quatro Fabulosos de Liverpool.

O espetáculo será apresentado nesta terça-feira (18), às 20 horas, e quarta-feira (19), em duas sessões, às 18 horas e 20 horas, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. Os ingressos para as três sessões estão esgotados.

A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, com regência do maestro Tiago Padim. (FOTO: Edu Hargreaves)
Após a estreia na capital capixaba, o concerto “The Beatles” será apresentado no dia 25 de junho (terça-feira), no Teatro Claro Mais Rio, no Rio de Janeiro; e no dia 26 de junho (quarta-feira), no Teatro B32, em São Paulo, sempre com entrada franca.

 Com direção musical do maestro Tiago Padim, o espetáculo vai reunir orquestra, vozes, balé e teatro, com mais de 50 artistas no palco interpretando clássicos como Yesterday, Let it Be e All You Need is Love.

Neste projeto o maestro conta com um corpo técnico que inclui os artistas Liege Milhioli (produção vocal), Malu Braga (coreografia), Anderson Rosa (texto e direção) e Tauã Delmiro (participação especial).

Renovação
Formada por 45 integrantes de 20 a 40 anos de idade, a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira nasceu com a proposta de renovar o cenário da música orquestral produzida no Espírito Santo.

Seu conceito consiste em unir a sofisticação de uma orquestra sinfônica com a execução de músicas populares contemporâneas, como a MPB, ritmos regionais, internacionais e clássicos do pop-rock.

O maestro Tiago Padim regendo a Orquestra. (FOTO: Edu Hargreaves)
É o caso do concerto “The Beatles”, que, de acordo com o maestro Tiago Padim, tem o objetivo de apresentar as canções dos Fab Four sob um viés diferente do qual o público está acostumado.

“Sempre ouvimos as músicas dos Beatles executadas por bandas com instrumentos tradicionais como guitarra, baixo, bateria etc. Neste concerto iremos mostrá-las em formato sinfônico, com instrumentos de banda junto a violinos, viola, violoncelos, flauta, fagote, oboé, trompete, trompas. A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira vai demonstrar um olhar diferenciado sobre uma obra que encantou e ainda encanta gerações”, afirma o maestro.

Streaming
A montagem do repertório, segundo o regente, foi um dos desafios para a concepção do espetáculo.

“Impossível reunir todas as lindas canções dos Beatles em um único concerto. Então selecionamos 17 músicas consagradas da banda a partir de um trabalho de busca nos aplicativos de streaming, relacionando as mais ouvidas mundialmente e aqui no Brasil”, comenta.

Entre as novidades preparadas para este concerto, o maestro cita a participação do ator e diretor teatral Tauã Delmiro, conhecido por sua atuação em produções como Bob Esponja, Beetlejuice e Alguma coisa podre, e por musicais como Barnum - O rei do show (2022) e A vida não é um musical (2022).

“É um ator carioca que vem somar ao espetáculo, por meio de um monólogo cujo personagem vive em contradição entre a preferência por Beatles ou por outras bandas. O desfecho é muito bonito e emocionante”, adianta o maestro.

A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira durante um concerto. (FOTO: Edu Hargreaves)
O evento tem patrocínio da MedSênior, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura.

Serviço
Projeto Ídolos Orquestrados - Concerto “The Beatles”, com a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira
Datas: 18 e 19/jun (terça-feira e quarta-feira), às 20h e sessão extra às 18h de quarta-feira
Local: Teatro Universitário da Ufes - Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória
Entrada: Gratuita (com retirada de ingressos, já esgotados)

- Rio de Janeiro/RJ
Data e horário: 25/jun (terça-feira), às 20h
Local: Teatro Claro Mais Rio - Rua Siqueira Campos, 143, 2º Piso, Copacabana, Rio de Janeiro/RJ

- São Paulo/SP
Data: 26/jun (quarta-feira), às 19h e 21h
Local: Teatro B32 - R. Lício Nogueira, 92, Itaim Bibi, São Paulo/SP

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste