Pular para o conteúdo principal

Festivalzinho de Cinema de Vitória realiza intercâmbio entre a educação e a cultura

Vem aí o Festivalzinho de Cinema de Vitória! A 24ª edição da mostra acontece de 24 a 28 de junho, no Cine Metrópolis, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

São dez sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, sempre às 9 e 14 horas, com a exibição de filmes voltados para o público infantojuvenil. As sessões são destinadas para estudantes de escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino.

Cena de Menino Monstro, de Guilherme Albernaz, um dos filmes que será exibido. (FOTO: Divulgação/FCV)
“O Festivalzinho de Cinema de Vitória é uma das janelas de exibição mais especiais realizadas na programação do Festival de Cinema de Vitória. As sessões são um importante espaço para a formação de plateia, além promover o intercâmbio entre a cultura e a educação, ao promover o encontro dos estudantes com o universo do audiovisual”, explicou Lucia Caus, diretora do Festival de Cinema de Vitória.

O evento faz parte da programação do 31º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, e conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Programação
A programação apresenta sete curtas-metragens que fortalecem a produção audiovisual contemporânea com temática voltada para o público infantojuvenil.  Os filmes que serão exibidos são: Fios, de Ranny Vidal (RJ); Juzé, de Raquel Garcia (CE); Menino Monstro, de Guilherme Alvernaz (SP); Osmose, de Camilla Martinez (SP); Para Que Eu Não Esqueça, de Marcos Oliveira (RS), Pororoca, de Fernanda Roque (MG) e Francis Frank (MG); e Sacis, de Bruno Bennec (MG). A coordenação e curadoria da mostra são de Rosemeri Barbosa.

Fios, de Ranny Vidal, é um dos sete curtas que serão exibidos no 24º Festivalzinho de Cinema de Vitória. (FOTO: Divulgação/FCV)
Escolas
O público principal desta janela de exibição são os estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino.

Participarão desta edição do projeto as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Lacerda de Aguiar, Aristóbulo Barbosa Leão, Eliane Rodrigues dos Santos, Octacílio Lomba e Experimental de Vitória, localizadas no município de Vitória; e Olivina Siqueira, localizada na cidade de Serra. E o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) São Pedro Dr. Agesandro da Costa Pereira, em Vitória.  Ao todo serão atendidos um público de aproximadamente 2500 alunos.

Festivalzinho
O Festivalzinho de Cinema de Vitória é uma janela audiovisual que tem a proposta de promover o encontro entre estudantes da rede pública e o universo do cinema, além de estimular a formação de plateia e desenvolver a sensibilidade do público infantojuvenil para o mundo das artes.

Para Que Eu Não Esqueça, de Marcos Oliveira: filmes serão exibidos para estudantes. (FOTO: Divulgação/FCV)
A janela audiovisual faz parte da programação do 31º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, e apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com lançamentos de filmes, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro. Toda programação é gratuita.

O 24º Festivalzinho de Cinema de Vitória faz parte da programação do 31º Festival de Cinema de Vitória e conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo e do Canal Brasil. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Serviço
24º Festivalzinho de Cinema de Vitória 
Datas e horários: de 24  a 28/jun (segunda-feira a sexta-feira), às 9h e 14h
Local: Cine Metrópolis (Ufes) - Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória
Sessões exclusivas para alunos das escolas públicas

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste