Pular para o conteúdo principal

Festivalzinho de Cinema de Vitória realiza intercâmbio entre a educação e a cultura

Vem aí o Festivalzinho de Cinema de Vitória! A 24ª edição da mostra acontece de 24 a 28 de junho, no Cine Metrópolis, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

São dez sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, sempre às 9 e 14 horas, com a exibição de filmes voltados para o público infantojuvenil. As sessões são destinadas para estudantes de escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino.

Cena de Menino Monstro, de Guilherme Albernaz, um dos filmes que será exibido. (FOTO: Divulgação/FCV)
“O Festivalzinho de Cinema de Vitória é uma das janelas de exibição mais especiais realizadas na programação do Festival de Cinema de Vitória. As sessões são um importante espaço para a formação de plateia, além promover o intercâmbio entre a cultura e a educação, ao promover o encontro dos estudantes com o universo do audiovisual”, explicou Lucia Caus, diretora do Festival de Cinema de Vitória.

O evento faz parte da programação do 31º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, e conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Programação
A programação apresenta sete curtas-metragens que fortalecem a produção audiovisual contemporânea com temática voltada para o público infantojuvenil.  Os filmes que serão exibidos são: Fios, de Ranny Vidal (RJ); Juzé, de Raquel Garcia (CE); Menino Monstro, de Guilherme Alvernaz (SP); Osmose, de Camilla Martinez (SP); Para Que Eu Não Esqueça, de Marcos Oliveira (RS), Pororoca, de Fernanda Roque (MG) e Francis Frank (MG); e Sacis, de Bruno Bennec (MG). A coordenação e curadoria da mostra são de Rosemeri Barbosa.

Fios, de Ranny Vidal, é um dos sete curtas que serão exibidos no 24º Festivalzinho de Cinema de Vitória. (FOTO: Divulgação/FCV)
Escolas
O público principal desta janela de exibição são os estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino.

Participarão desta edição do projeto as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Lacerda de Aguiar, Aristóbulo Barbosa Leão, Eliane Rodrigues dos Santos, Octacílio Lomba e Experimental de Vitória, localizadas no município de Vitória; e Olivina Siqueira, localizada na cidade de Serra. E o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) São Pedro Dr. Agesandro da Costa Pereira, em Vitória.  Ao todo serão atendidos um público de aproximadamente 2500 alunos.

Festivalzinho
O Festivalzinho de Cinema de Vitória é uma janela audiovisual que tem a proposta de promover o encontro entre estudantes da rede pública e o universo do cinema, além de estimular a formação de plateia e desenvolver a sensibilidade do público infantojuvenil para o mundo das artes.

Para Que Eu Não Esqueça, de Marcos Oliveira: filmes serão exibidos para estudantes. (FOTO: Divulgação/FCV)
A janela audiovisual faz parte da programação do 31º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, e apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com lançamentos de filmes, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro. Toda programação é gratuita.

O 24º Festivalzinho de Cinema de Vitória faz parte da programação do 31º Festival de Cinema de Vitória e conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo e do Canal Brasil. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Serviço
24º Festivalzinho de Cinema de Vitória 
Datas e horários: de 24  a 28/jun (segunda-feira a sexta-feira), às 9h e 14h
Local: Cine Metrópolis (Ufes) - Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória
Sessões exclusivas para alunos das escolas públicas

Comentários

Mais lidas

Edição especial do movimento Vinil Urbano em Pedra Azul neste sábado

Colunas Cultura Plural

Agenda Capixaba #07