A Expo Favela Innovation, cuja edição nacional é a maior feira de negócios de favelas do mundo, chega pela primeira vez ao Espírito Santo e vai reunir empreendedores e startups de favelas e periferias capixabas na sexta-feira (24) e domingo (25), no Centro de Eventos Ferrari, em Santa Lúcia, com entrada gratuita.
O evento é uma realização da Favela Holding, produção da InFavela com parceria social da Central Única das Favelas (Cufa) e promove o encontro de empreendedores das favelas e periferias com oportunidades “do asfalto” em vários estados brasileiros.
![]() |
O rapper Alex Emissário se apresentará na Expo Favela em Vitória. (FOTO: Divulgação) |
Segundo o presidente da Cufa Espírito Santo, Gabriel Nadipeh, 20 estados brasileiros realizaram seus próprios encontros regionais de empreendedorismo de favelas e periferias, com muitos negócios de sucesso.
“Temos empreendedores que já expandiram o seu negócio para Europa, outros que eram apenas dentro da favela e já estão expandindo o Brasil afora. São milhões de investimentos e parcerias que surgiram a partir desse evento nos estados. Um dos exemplos é uma empreendedora que faz bolsas a partir de cintas de segurança de carros inutilizados e já estão sendo também comercializadas na Europa a partir do investimento de um sócio nesse negócio”, relata.
Ele define a Expo Favela como uma feira de empreendedorismo voltada para a base da pirâmide que conecta o asfalto à favela.
“É um evento que pretende juntar num só lugar tanto os empreendedores e empreendedoras que estão gerando renda dentro das favelas, quanto também os possíveis investidores, as possíveis pessoas, empresários, consultores e pessoas que possam se tornar sócios também nesses negócios e fazer eles prosperarem ainda mais”, descreve Nadipeh.
Ambiente de negócios
Segundo o presidente estadual da Cufa, o objetivo da feira promover um ambiente propício para negócios durante dois dias de evento, que reúne expositores apresentando seus produtos, palestras, apresentações musicais e culturais, literatura e também oficinas e parcerias oferecidas pelo Sebrae.
Mais de 50 expositores foram selecionados para os dois dias da Expo Favela. A seleção passou pela Escola de Negócios da Cufa, uma startup nacional, resultado de uma parceria entre a Central Única das Favelas, Fundação Dom Cabral (FDC) e Favela Fundos, que reúne jornadas de desenvolvimento para empreendedores das favelas de todo o Brasil.
Entre os empreendedores presentes, um time de curadores vai selecionar dez destaques para participar da fase nacional da ExpoFavela, com direito a passagem garantida de ida e volta para São Paulo/SP. A fase nacional da ExpoFavela acontece nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro em São Paulo.
A expectativa para o primeiro encontro regional do Espírito Santo é de um evento enriquecedor, com oportunidades de aprendizado tanto para os representantes do “asfalto”, como para as pessoas que empreendem, são inovadoras, criativas e geram riqueza através dos seus negócios.
“O público no geral pode se beneficiar de todas essas informações, de toda essa rede. A Expo Favela também vai ser um espaço de networking, parcerias e possibilidades. Acho que isso é um dos grandes truques de participar desse evento, a gente aumentar a rede de contatos e falar de empoderamento ainda maior das favelas”, afirma Nadipeh.
Serviço
Expo Favela Innovation Espírito Santo
Datas e horários: 24 e 25/nov (sexta-feira e sábado), das 9h às 20h
Local: Centro de Eventos Ferrari - Rua Constante Sodré, 540, Santa Lúcia, Vitória
Entrada: Gratuita
Comentários
Postar um comentário