Pular para o conteúdo principal

Com entrada gratuita, coral de jovens do Território do Bem se apresenta em Vitória

O espetáculo do Algazarra Coral Vozes pela Paz tomará os palcos neste sábado (11), no Centro de Vitória.

Este incrível concerto infanto-juvenil é protagonizado por coristas, a maioria deles residentes do Território do Bem, em Vitória, que encontraram no canto uma forma de expressar sua arte, talento e um profundo desejo de unir esforços em prol da comunidade que anseia pela paz.

Integrantes do Algazarra Coral durante apresentação: jovens do Território do Bem. (FOTO: Divulgação)
Atualmente, o Algazarra Coral conta com trinta integrantes, com idades variando entre seis e dezesseis anos.

Alguns dos coristas mais experientes formam um "madrigal", que apresentará composições mais complexas, incluindo o impressionismo francês de Gabriel Fauré e o barroco inglês de Henry Purcell.

Este concerto também marcará a aguardada estreia da obra No Passo do Congo, um arranjo feito especialmente para o Algazarra pelo maestro Cezar Elbert, baseado em toadas de congo da banda Amores da Lua, a mais antiga de Vitória e sediada no bairro Santa Martha.

O Algazarra Coral recebe preparação vocal das cantoras Priscila Aquino e Sara Liquer, com acompanhamento ao piano por Juca Magalhães e percussão por Bruna Leite. A maestrina Alice Nascimento assume a direção musical e regência.

O evento Vozes pela Paz é gratuito e é realizado pelo Instituto Todos os Cantos, com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria da Cultura. Conta com o patrocínio da ES Gás e o apoio da Igreja São Gonçalo.

O coral, conta hoje com 30 integrantes, com idades entre seis e 16 anos. (FOTO: Divulgação)
O Algazarra Coral
O coral foi fundado em 2011, e desde então tem mantido seus ensaios na base do Itararé, um dos bairros que compõem o Território do Bem. Essa região tem enfrentado desafios decorrentes de conflitos armados entre facções criminosas pela dominação territorial.

Os ônibus pararam de circular, as escolas suspenderam as aulas e até as igrejas cancelaram suas atividades. Em vista disso, a segurança dos cantores e suas famílias se tornou uma prioridade, levando ao cancelamento dos ensaios e, consequentemente, ao adiamento do primeiro concerto do grupo deste ano.

Em 2020, o Algazarra Coral teve seu nome alterado em homenagem ao maestro ítalo-brasileiro Martinho Lutero Galati (1953-2020), que faleceu durante um dos primeiros surtos de covid-19. Lutero foi um músico que dedicou sua vida à promoção da paz e liberdade no Brasil, África e Europa.

Ele foi um dos maiores apoiadores do Algazarra, ajudando o coral capixaba a se apresentar em locais prestigiosos como o Auditório do Ibirapuera e a Catedral da Sé.

Em uma ocasião, o maestro afirmou: "Uma pessoa que canta em um coral tem uma alta probabilidade de ser uma pessoa melhor". Estamos convencidos de que o canto também pode contribuir para a pacificação das comunidades que o acolhem.

Apresentação do Algazarra Coral. (FOTO: Divulgação)

Serviço
Concerto “Vozes pela Paz”, com o Algazarra Coral
Data e horário: 11/nov (sábado), às 19h30
Local: Igreja de São Gonçalo - Rua Cosme Rolim, 56, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Linha do tempo da Chocolates Garoto

TBT: Você lembra da Blow Up em Vila Velha?