Pular para o conteúdo principal

Cantora e médica capixaba faz show com canções de Roberto e Erasmo

A cantora, compositora e médica Ana Rita Novaes vai interpretar as canções de Roberto Carlos e Erasmo Carlos (RJ) em show na próxima sexta-feira (1º), às 19h30, no Quintal do Djavan, em Fradinhos, Vitória.

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, a artista possui relação afetiva com as canções da Jovem Guarda e selecionou o repertório de forma a destacar as diferentes fases da carreira do Rei.

Ana Rita Novaes vai cantar clássicos de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. (FOTO: Vini Kava)
Sucessos como As curvas da estrada de Santos, Eu sou terrível, Detalhes e Como é grande o meu amor por você estarão presentes, assim como Meu pequeno Cachoeiro, composição de Raul Sampaio que virou o hino oficial da cidade.

Ana Rita será acompanhada por uma banda formada pelo contrabaixista, arranjador e diretor musical Paulo Sodré, o baterista Dhyego Damasceno e o tecladista Geremias Rocha.

O show “Ana Rita canta Roberto e Erasmo Carlos” foi apresentado inicialmente no 244 Club, em julho deste ano. Em seguida Ana Rita levou o espetáculo para Portugal, no espaço Samambaia, em Lisboa, com o acompanhamento de Tato Rezende (violão) e Felipe Caneca (teclados).

Em outubro, apresentou-se no Quintal do Djavan, com lotação esgotada, o que motivou o convite para a nova data.

Ela conta que sua admiração por Roberto Carlos começou na infância, em meados dos anos 1960, quando assistia aos programas da Jovem Guarda na TV Record. Na adolescência, passou a acompanhar os shows do cantor nas festas de aniversário de Cachoeiro.

“Gostava de ouvir os discos dele, a suavidade da sua voz, e depois passei a admirá-lo como compositor e também as qualidades que o fizeram manter-se como o Rei por tanto tempo”, afirma.

Cantora e médica levou o show até para Lisboa. (FOTO: Melina Furlan)
A parceria de Roberto com Erasmo, para Ana Rita, era imbatível. “Era uma dupla perfeita, com polos diferentes, porém complementares. Diferentemente do Roberto, Erasmo tinha o ar irreverente, bem-humorado. As músicas da dupla conseguem retratar com profundidade os sentimentos de grande parte das pessoas ao unir simplicidade e letras sentimentais”, define.

Jovem Guarda
A maior parte das 18 canções escolhidas para o repertório é fruto dessa parceria. O show retrata a inocência roqueira da Jovem Guarda (Gatinha manhosa, Eu sou terrível), o flerte com a soul music (Sua estupidez), a fase setentista (Detalhes, É preciso saber viver, Não se esqueça de mim) e as baladas compostas pela dupla a partir dos anos 1980 (Emoções, Fera ferida).

Haverá espaço para homenagens a Erasmo Carlos em O Caderninho, Cachaça Mecânica e Mais um na multidão, parceria de le com Marisa Monte e Carlinhos Brown. O público certamente irá apreciar a releitura de Negro gato, canção de Getúlio Côrtes que se tornou um dos maiores sucessos da Jovem Guarda na voz de Roberto Carlos.

Médica com especialização em pediatria, homeopatia, medicina de família e acupuntura, Ana Rita Novaes fez mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e vive com intensidade as vertentes da música e da medicina.

“Hoje entendo que a arte tem uma capacidade curativa inimaginável, tanto como forma de expressão para quem a produz como para quem interage com ela, numa compreensão ampliada da vida”, afirma.

“Inclusive, tenho um poema chamado A Arte Salva, que expressa essa percepção”, finaliza.

Serviço
Show “Ana Rita canta Roberto e Erasmo Carlos”, com Ana Rita Novaes
Data e horário: 1º/dez (sexta-feira), às 19h30
Local: Quintal do Djavan - Rua Milton Monjardim, 223, Fradinhos, Vitória
Couvert artístico: R$ 35
Reservas: (27) 99841-1679

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Linha do tempo da Chocolates Garoto

TBT: Você lembra da Blow Up em Vila Velha?