Pular para o conteúdo principal

Projeto social do Instituto Cultural das Montanhas é lançado em Afonso Cláudio

O lançamento do projeto de manutenção do ensino musical gratuito para crianças, adolescentes e jovens da Escola Municipal Agrícola, realizado no último dia 17, em Afonso Cláudio, foi um sucesso!

Desenvolvido pelo Instituto Cultural das Montanhas, o projeto oferece oficinas práticas de violão, teclado, percussão, bateria, instrumentos de sopro e canto e coral a 120 alunos da região da Rota Vale do Empoçado, na área rural do município.

Alunos de violão do Instituto Cultural das Montanhas. (FOTO: Daniella Spadeto)
O evento de lançamento reuniu pais, estudantes, professores, artistas, gestores culturais e autoridades de Afonso Cláudio, que acompanharam as apresentações dos grupos musicais formados pelos alunos, sob a regência do maestro Marcelo Dutra. O repertório incluiu canções de Pixinguinha, Luiz Gonzaga e o tema de “Guerra nas Estrelas”, entre outras composições.

Marcaram presença o presidente do Instituto Cultural das Montanhas, Paulo Falqueto, o coordenador pedagógico, maestro e diretor do Instituto, Marcelo Dutra, o prefeito Luciano Pimenta, o vice-prefeito Stewand Berger Schultz, a analista de sustentabilidade da EDP, Sofia Giambarba, a empresária Bárbara Bragatto e a modelo Eduarda Braum, além de secretários municipais e a diretoria do Instituto Cultural das Montanhas.

Bolsa-auxílio
Entre os benefícios oferecidos pelo projeto está a concessão de bolsa-auxílio a 12 alunos que tiverem frequência igual ou superior a 70% das aulas, distribuição de cestas básicas aos alunos inscritos no CadÚnico da Escola Municipal Agrícola e acompanhamento dos mesmos por equipe multidisciplinar, composta por psicóloga e assistente social, em parceria com a prefeitura de Afonso Cláudio.

Também estão previstas masterclasses com os maestros Célio Paula e Eduardo Lucas, além de apresentações de grupos musicais formados pelos alunos em espaços da região.

Alunos de flauta do Instituto Cultural das Montanhas. (FOTO: Alexsandra Victorio)
O projeto de educação musical desenvolvido pelo Instituto Cultural das Montanhas conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES); e do edital Circula Cultura, da prefeitura de Afonso Cláudio, com produção e realização de Paulo Falqueto Produções e Eventos e Marcelo Dutra. O patrocínio master é da EDP Brasil, com patrocínio ouro de Bragatto Material de Construção.

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste