Pular para o conteúdo principal

Escolas de samba da Grande Vitória fazem mini desfiles com prévias do Carnaval 2024

A organização do 1º Mini Desfile das Escolas de Samba da Grande Vitória divulgou o mapa oficial do espaço onde acontecem as apresentações e uma lista sobre os itens permitidos e o que não pode entrar no local do evento. 

As escolas vão apresentar seus enredos e sambas-enredo para 2024 nesta sexta (25), às 21h, e sábado (26), às 20h, no Tancredão, próximo ao Sambão do Povo, em Vitória.

Mini desfiles acontecem em Vitória. (FOTO: Divulgação/Prefeitura de Vitória)
O Mini Desfile é organizado pela Liga das Escolas do Grupo Especial (Liesge). O diretor de comunicação da Liesge Gustavo Fernando conta que as expectativas para a atividade são altas.

“É a primeira vez que o evento acontece aqui no Espírito Santo e vai dar oportunidade de espectadores e o público verem um pouquinho do que será apresentado lá em 2024, como o samba-enredo e uma síntese do enredo. E as escolas estão preparando grandes apresentações. Cada uma terá 30 minutos, mas, nesses 30 minutos, vai dar para ter ideia do carnaval que elas estão realizando para 2024, o carnaval oficial no Sambão do Povo”, destaca Gustavo.

Apresentações
Andaraí, Novo Império, Boa Vista e MUG desfilam a partir das 21h desta sexta (25). No sábado (26), começam a partir de 20h os desfiles da Pega no Samba, Chegou O Que Faltava, Piedade e Jucutuquara.

Cada agremiação terá 30 minutos para desfilar com no mínimo 200 e no máximo 350 componentes, contendo todos segmentos das agremiações, como comissão de frente, casal de mestre-sala e porta-bandeira, bateria, ala de baianas, velha guarda, passistas, grupo musical e alas da comunidade.

O objetivo do encontro é gerar renda e movimentar as agremiações: “Nosso intuito é de movimentar o Carnaval mais cedo e dessa forma fazer girar o financeiro de quem vive dessa arte. Por isso, a gente orienta que as Escolas não façam a comercialização direta dos ingressos, mas trabalhem com estratégia, de acordo com a realidade de cada uma, já que o objetivo é gerar recursos para as agremiações”, explicou o presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial, Edson Neto.

A campeã do carnaval deste ano, Mocidade Unida da Glória, foi a primeira a escolher o enredo para o próximo ano: “Massena: Um Olhar em Aquarela”. Com fôlego de quem quer garantir o bicampeonato, a escola de Vila Velha, vai levar os seus principais segmentos: comissão de frente, alas da comunidade, baianas, musas e musos. Com uma novidade na  ala de passistas e bateria, que prometem inovações.

A comunidade de Goiabeiras, em Vitória, também está em movimento. Com ensaios que lotam toda segunda-feira, a Chegou O Que Faltava vai levar para o minidesfile muita emoção, um dos destaques é o mascote da escola, o Carango vai desfilar fantasiado em homenagem ao enredo escolhido: “Bravo! Abram-se as cortinas. O Glória em cena”.

Já o Pega no Samba, que foi campeão do grupo de acesso e no próximo ano desfila no grupo especial, aposta na comunidade que é muito forte. Com todos os segmentos na avenida, eles vão levar elementos que situam ao enredo de 2024: “Pérolas do Deserto” e com isso começar uma viagem aos Emirados e ao Oriente Médio.

A Jucutuquara promete levar todos os segmentos da escola e com eles muita alegria e empolgação para apresentar o samba-enredo de 2024, que traz como enredo “Gassho, Caminhos de Sabedoria”.

A Unidos da Piedade tem como enredo “Quilombo Piedade” e aposta na retomada da participação da comunidade em seu minidesfile e nos novos artistas contratados para o carnaval 2024. Como os intérpretes Kleber Simpatia e Luis Felipe, o casal de MSPB Vinicius e Julia, os mestres Juninho da Puxeta e Tereu, além do trabalho coreográfico de George Lucas com as passistas e comissão de frente.

Boa Vista também já definiu seu enredo para o próximo ano e aposta em um município da Grande Vitória para abrilhantar o carnaval capixaba. A escola de Cariacica, tem como enredo “Viana Divinamente Brasileira”. Quem também já fez sua escolha para o próximo carnaval é a Novo Império, a comunidade do Caratoíra desce o morro para contar sobre Barra de São Francisco.

Todo mundo já ouviu uma lenda misteriosa contada por nossos avós, quem traz esse clima é a escola de Maruípe. A Andaraí, convidada para o minidesfile, traz como enredo “As Histórias que Vovó Contava”.

Transmissão
O evento contará com transmissão em tempo real pelo Youtube da Liesge e também pelo canal Carnavalesco, que vem de São Paulo compartilhar o carnaval para quem quiser acompanhar o pulsar da bateria.

O público máximo é de 3.000 pessoas, pois o mini desfile acontece em espaço reduzido em comparação ao Carnaval do Sambão do Povo. 

Informações importantes
Não será permitido entrar com bebida ou comida, mas será possível comprar no local várias opções de alimentos
É permitido entrar com copo térmico, desde que esteja vazio.
Menores de 16 anos podem assistir aos desfiles, desde que acompanhados por um responsável e com o ingresso do evento.
As arquibancadas vão contar com estrutura de banheiros e praça de alimentação.

Ordem de desfile
Sexta (25), a partir de 21h
1.Andaraí
2.Novo Império
3.Boa Vista
4.MUG

Sábado (26), a partir de 20h
1.Pega no Samba
2.Chegou O Que Faltava
3.Piedade
4.Jucutuquara

Enredos:
1. MUG – Massena: Um Olhar em Aquarela
2. Jucutuquara – Gassho, Caminhos de Sabedoria
3. Chegou – Bravo! Abram-se as cortinas. O Glória em cena
4. Pega – Pérolas do Deserto
5. Boa Vista – Viana Divinamente Brasileira
6. Piedade – Quilombo Piedade
7. Novo Império – Barra de São Francisco
8. Andaraí – As Histórias que Vovó Contava

Serviço
Mini Desfile – das Escolas de Samba do Grupo Especial de Vitória
Datas e horários: 25/ago (sexta-feira), às 21h, e 26/ago (sábado), às 20h
Local: próximo ao Tancredão – Avenida Dário Lourenço de Souza, Mário Cypreste, Vitória
Entrada: Gratuita (Ingressos serão disponibilizados para agremiações e 150 estarão disponíveis no site da prefeitura de Vitória)

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Linha do tempo da Chocolates Garoto

TBT: Você lembra da Blow Up em Vila Velha?