Pular para o conteúdo principal

Banco do Nordeste promove exposição de artistas capixabas em Vitória

O Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória, recebe a exposição Coleção Banco do Nordeste Espírito Santo: Novas Aquisições, a partir desta quinta-feira (27). A mostra reúne obras de artistas capixabas e estará aberta à população para visitas gratuitas, das 10 às 20 horas, de quarta a sábado, até o dia 26 de agosto.

Exposição acontecerá no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. (FOTO: Arquivo/OMMC)
Estão expostos trabalhos de Bárbara Carnielli, Fredone Fone, Jaíne Muniz, Kika Carvalho, Liliana Sanches, Luciano Feijão, Moema Freitas, Natan Dias, Renato Ren e Rubiane Maia.

As obras foram adquiridas pelo Banco do Nordeste e incorporadas ao acervo da instituição, composto por 1.210 peças de arte, 85% delas de autores regionais.

A mostra tem a curadoria de Nicolas Soares e da consultora cultural do BNB Jacqueline Medeiros. “O conjunto exemplar está incorporado à Coleção Banco do Nordeste e tem, assim, seu campo de circulação ampliado, permitindo o diálogo com outros acervos e, principalmente, o acesso do público à arte produzida no Espírito Santo”, afirma Jacqueline.

A consultora acrescenta que o recorte retrata agitações sociais a partir de diferentes linguagens. “As obras apresentam uma pertinência simbólica e política, transitando entre os matizes de azul e vermelho. Essas cores desafiam o contexto histórico, tanto em níveis coletivos amplos quanto em dimensões pessoais íntimas”, comenta Jacqueline.

O superintendente estadual do Banco do Nordeste para o Espírito Santo, Lourenzo de Oliveira, ressalta que, para a instituição, promover o desenvolvimento regional vai muito além de conceder crédito com qualidade.

“A cadeia produtiva das artes gera emprego, renda e fortalece a nossa identidade. O BNB tem orgulho de ter o incentivo à cultura da região como um dos pilares das nossas ações”, afirma.

A exposição Coleção Banco do Nordeste Espírito Santo: Novas Aquisições integra a programação de comemoração dos 70 anos da instituição, completados em 2022. Iniciativas semelhantes estão sendo realizadas em todos os 11 estados da área de atuação da instituição.

O acervo do banco está catalogado e patrimoniado em sistema, seguindo as normas museológicas. As obras de arte que não estão em exibição, encontram-se acondicionadas em uma reserva localizada no Banco do Nordeste Cultural em Fortaleza, mantendo-se todas as exigências de conservação, armazenamento e segurança.


Banco do Nordeste Cultural
O Banco do Nordeste Cultural é uma estratégia de fortalecimento das cadeias produtivas da cultura na área de atuação da instituição, que busca fortalecer sua imagem como agente incentivador do setor cultural.

Para isso, as ações do banco com o segmento são desenvolvidas de forma integrada, envolvendo os Centros Culturais, os acervos artístico, histórico e bibliográfico, a ocupação de equipamentos culturais e o patrocínio cultural, ampliando a disponibilização de atividades nos estados que não possuem equipamentos da instituição.

Serviço
Exposição "Coleção Banco do Nordeste Espírito Santo: Novas Aquisições"
Data: 27/jul a 26/ago
Visitação: de quarta-feira a sábado, das 10 às 20h
Local: Sesc Glória - Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Linha do tempo da Chocolates Garoto

TBT: Você lembra da Blow Up em Vila Velha?