Pular para o conteúdo principal

CowParade Brasil lança edital para selecionar artistas capixabas

As vaquinhas coloridas e bem-humoradas da CowParade, maior evento de arte urbana do mundo, vão tomar as ruas de Vitória e Vila Velha no segundo semestre deste ano. 

Primeira edição do evento global no Espírito Santo, a CowParade Vitória e Vila Velha reunirá artistas, nascidos ou moradores do estado, em uma grande galeria a céu aberto.

A primeira vaquinha da edição capixaba do CowParade foi pintada na sede do Saldanha da Gama, em Vitória. (FOTO: Divulgação)
Serão selecionados 60 projetos de esculturas de vaca, customizadas com diferentes linguagens artísticas, como pintura, colagem, grafite, entre outras, além de acessórios ou adereços inusitados. As inscrições podem ser feitas até o 1º de agosto pelo site do evento.

A CowParade, exposição que rodou mais de 80 cidades, em 33 países, e foi vista por 250 milhões de pessoas no mundo, nasceu na Suíça, com o propósito de democratizar o acesso à arte e à cultura.

Em 13 edições realizadas no Brasil, desde 2005, já passou pelas capitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco, Ceará e Bahia. Ao longo desse período, destinou mais de R$ 7 milhões para ONGs e instituições sociais brasileiras.  

Com realização da Toptrends, empresa considerada pioneira e referência em eventos de arte urbana e detentora dos direitos exclusivos da exposição no Brasil, a CowParade Vitória e Vila Velha conta com o patrocínio da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio das prefeituras de Vitória e de Vila Velha, por intermédio de suas respectivas Secretarias de Cultura e Turismo.

A CEO da Toptrends Catherine Duvignau e o artista Starley Graffiti. (FOTO: Divulgação)
“Temos muito orgulho em inserir as cidades de Vitória e Vila Velha no calendário internacional da CowParade. Além de fortalecer a produção artística local, revelar novos talentos e valorizar a rica cultura capixaba, a CowParade Vitória vai transformar ruas e parques em espaços expositivos acessíveis a todos, incentivando o turismo pelos principais pontos turísticos da região”, comenta Catherine Duvignau, CEO da Toptrends. 

Como parte do seu legado, ao final da exposição, também será promovido um leilão beneficente das obras em prol de entidades sociais capixabas, que atuam nas áreas de educação, saúde e assistência social.

O capixaba Starley Graffiti durante a pintura da vaquinha. (FOTO: Divulgação)
A primeira vaquinha capixaba foi pintada ao vivo, nesta quarta-feira (12), durante o evento que oficializou a chegada da mostra às cidades de Vitória e Vila Velha, no Saldanha da Gama, pelo artista Starley Graffiti, fundador do coletivo FG Crew e idealizador do Festival Nacional ORIGRAFFES (Original Graffiti Espírito Santo).

“Explorei a estética do graffiti de rua, com uma certa margem de improviso”, contou ele sobre sua criação.

Os artistas selecionados pelo Comitê Julgador, formado por especialistas em arte e história capixabas, serão contemplados com ajuda de custo e estrutura de apoio para realizar suas obras, além de contar com ampla divulgação de seus trabalhos.

Ao integrar a 14ª edição da CowParade no Brasil, as intervenções artísticas também serão promovidas mundialmente através do site do projeto e, pelo menos uma das vacas expostas na edição de Vitória, será transformada em miniatura e incluída na coleção internacional a venda pelo site de vendas do CowParade.

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Linha do tempo da Chocolates Garoto

TBT: Você lembra da Blow Up em Vila Velha?