Pular para o conteúdo principal

Peregrino das Artes faz grafite decor na residência de músico capixaba

Numa união de diferentes artes, um grafite decor foi feito pelo artista Abelar Nagil, conhecido como "Peregrino das Artes", nas paredes da residência do fundador e percussionista do Trio Lubião, Carlos Eduardo Lyra, o Cabelo, em Aracruz, no último fim de semana.

Abelar Nagil e Eduardo Cabelo mostram o grafite nas paredes da residência. (FOTO: Arquivo pessoal)

Cabelo conheceu o trabalho de Nagil através dos grafites da exposição aberta Musa, no Centro Histórico de Vitória. "A partir de conversas surgiu a ideia de fazer um grafite decor na residência do Eduardo Cabelo", conta o grafiteiro.

De acordo com o Peregrino, uma das conexões entre o grafite e a música são elementos naturais. "A natureza em toda sua exuberância sempre proporciona lindos momentos de inspiração com suas cores, formas e cheiros", destaca.

E continua. "O Trio Lubião encanta pela sua sonoridade e características regionalistas que em sua música fala sobre as belezas e cultura capixaba, como na mais famosa Passo Preto,  onde destacam as belezas de Itaúnas (distrito de Conceição da Barra)", enfatiza sobre o trio de forró.

O grafite foi produzido na residência do fundador do Trio Lubião, em Aracruz. (FOTO: Arquivo pessoal)

"Mensagem"
As músicas, sempre, de alguma forma, passam uma mensagem aos ouvintes. E nessa conexão, Abelar Nagil diz o grafite é produzido levando em conta características peculiares de cada cliente para desenvolver o conceito artístico. 

"Torna-se assim cada obra artística única. Com isso a 'mensagem' é absorvida de acordo com a sensibilidade de cada um". E Eduardo Cabelo disse que a varanda da residência se tornou "uma galeria a céu aberto".

O Peregrino das Artes ainda fala da ligação do grafite como movimentos culturais a exemplo do hip-hop. "Vejo como algo essencial e fluido. Gosto muito de desenvolver projetos ou participar de colabs com outros artistas de diferentes áreas", destaca.

"O grafite também faz parte de outros movimentos culturais como o hip-hop, no qual o grafite é um dos quatro elementos", finaliza. Além do grafite, os elementos do hip-hop são o DJ, MC e B. Boy.

As redes sociais do "Peregrinos das Artes" são o Instagram (@nagilabelar) e o Facebook (Abelar Nagil - Artes Plasticas). Abelar Nagil produz grafites decor em ambientes de residências, bares e restaurantes.




Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Léo de Paula apresenta a força da percussão afro-brasileira em fórum na Colômbia

Linha do tempo da Chocolates Garoto