Pular para o conteúdo principal

Destaques OMMC #71

São Mateus completa 476 anos
São Mateus completa nesta segunda-feira (21) seus 476 anos. É uma das cidades mais antigas do Espírito Santo. Polo regional de desenvolvimento, São Mateus destaca-se no extremo-norte do Espírito Santo por sua história, suas belezas naturais,  desenvolvimento, economia, cultura; tudo isso aliado ao seu povo acolhedor. Está distante 215 quilômetros da capital Vitória.

São Mateus foi a primeira cidade do Espírito Santo a possuir um teatro. Há registros no município de vários grupos de teatro ao longo de sua história. A cidade possui uma orquestra, que também atua como banda de fanfarra, denominada Lira Mateense. Fundada em 21 de setembro de 1909, caracteriza-se, ao lado da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, como os dois principais grupos do estado. Atua também na educação musical de jovens e adultos de forma gratuita. Parabéns!

O sítio histórico de São Mateus é composto por 33 edifícios, tombados pelo Conselho Estadual de Cultura, em 1976. (FOTO: Hiquias Darcley)
Música e conscientização
Um caso de tentativa de suicídio na Terceira Ponte que gerou vídeos com reclamações de motoristas e espectadores por conta do congestionamento no trânsito foi um dos motivos que levou o músico Manfredo a compor a canção O Vórtice, que foi lançada em uma live na última sexta-feira (18), e que está disponível nas principais plataformas digitais. O Vórtice externa um assunto que ele sempre teve presente e trazia de diversas maneiras em outras canções, mas nunca de forma tão direta: a depressão. E culmina com a campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. Excelente!


Festa da Polenta virtual
A tradicional Festa da Polenta de Venda Nova do Imigrante, também vai passar por mudanças devido à pandemia do novo coronavírus. A Associação Festa da Polenta (Afepol), entidade responsável pela organização do evento, divulgou que a programação deste ano será exibida de forma virtual.

Uma programação diversificada será exibida na TV Festa da Polenta, no canal do YouTube. A programação completa será disponibilizada oportunamente nas redes sociais do evento. Massa!

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Léo de Paula apresenta a força da percussão afro-brasileira em fórum na Colômbia

Linha do tempo da Chocolates Garoto