Pular para o conteúdo principal

Ouça o hino oficial: História da cidade de Vila Velha

Vila Velha é um município brasileiro localizado no litoral do estado do Espírito Santo, na Região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana de Vitória e ocupa uma área de 209,965 km², sendo que 54,57 km² estão em perímetro urbano.

A população em 2018 foi estimada pelo IBGE em 486.208 habitantes, o que faz do município o segundo mais populoso do Espírito Santo, atrás apenas da Serra. A sede tem uma temperatura média anual de 24,7 °C e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica, tendo atualmente alguns trechos de restinga.

Vista aérea da cidade de Vila Velha, que completa 485 anos de muita história. (FOTO: Divulgação/PMVV)
Com 99,5% de seus habitantes vivendo na zona urbana, o município contava em 2009 com 163 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,8, considerando-se assim como muito elevado em relação à média brasileira, sendo o segundo maior de todo o estado.

O município foi fundado em 23 de maio de 1535 pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, e foi sede desta até 1549, quando a capital foi transferida para Vitória.

Figura-se então como a cidade mais antiga do estado, possuindo várias construções históricas, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Forte de São Francisco Xavier de Piratininga, o Farol de Santa Luzia e o Convento da Penha, sendo este último um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo, construído entre os séculos XVI e XVII e tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1943.


Atualmente, tem um grande porte industrial, e é o segundo maior centro comercial do estado, depois da capital, Vitória. Possui 32 quilômetros de litoral, sendo praticamente todo recortado por praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos, como a Praia da Costa, de Itapuã e de Itaparica. 

Anualmente, também realizam-se diversos eventos que fortalecem ainda mais a presença de turistas, como a Festa da Penha, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, considerado o terceiro maior evento religioso do Brasil; o Festival do Chocolate, em que a Chocolates Garoto, uma das maiores e mais antigas indústrias de Vila Velha, expõe seus trabalhos; além do Jesus Vida Verão.



Cidade: Vila Velha (Espírito Santo, Brasil)
Apelido: Canela-Verde
Gentílico: vila-velhense
Fundação: 23 de maio de 1535 (485 anos)
Área total: 209,965 km²
População total (estatísticas IBGE/2018): 486.208 habitantes
Atual prefeito: Max Filho (PSDB, 2017 – 2020)
Regiões: cinco (Argolas, Ibes, Jucu, São Torquato e Sede)
Bairros: 92 (lei nº 4707/2008)

Comentários

Mais lidas

Cores no Morro: "Peregrinos das Artes" contam com colaborações para idealizar projeto em Vitória

Prepare-se: terceira edição do Formemus, ocorre entre 7 e 9 de agosto, totalmente online

Grafites dos "Peregrinos das Artes" dão vida ao Centro de Vitória