Pular para o conteúdo principal

Entenda seus direitos caso tenha comprado ingressos de eventos antes da pandemia

Vários eventos, shows, peças teatrais foram adiados e cancelados no Espírito Santo neste período da pandemia do coronavírus. Isso se deve a respeitar as medidas de isolamento social, sendo no Estado uma determinação por tempo indeterminado através de decreto do governo estadual.

Café de La Musique, em Guarapari, durante evento. (FOTO: Divulgação/Café de La Musique)
O cenário não é exclusividade do ES, pois a cultura em todo o Brasil foi impactada com adiamentos e cancelamentos. O governo federal, em abril, publicou uma medida provisória que dispensa empresas de cultura e turismo de fazerem o reembolso imediato de serviços cancelados por causa da pandemia, autorizando outras formas de negociação com os clientes. 

Com a medida, empresas que cancelaram ou suspenderam eventos culturais por causa da pandemia da COVID-19 não serão obrigadas a fazer a devolução integral dos valores pagos pelos consumidores. A publicação do governo federal é válida para eventos cancelados ou adiados e que estavam agendados entre os dias 11 de março e 30 de setembro. Desde então, está permitido o desconto de até 20% dos ingressos na hora da devolução.

O documento também diz que consumidores poderão usar os tickets em datas remarcadas ou terão direito a reembolso. Neste último caso, a restituição de valores poderá sofrer descontos.

A edição de 10 anos da Equilibrium Festival estava inicialmente marcada para o próximo dia 16 de maio. Neste caso, a queixa é que a organização da festa tem deixado o público sem respostas. Muitos que compraram os ingressos ainda não tiveram retorno sobre reembolso ou remarcação do evento.

Nas redes sociais da Equilibrium, em muitos comentários, as pessoas pedem uma nova data para o maior festival de música eletrônica do Espírito Santo. 

"Já sabemos que não vai ter festa, ou se eles fizerem eu pelo menos não irei na atual situação. Mas eles precisam de pronunciar, já vi festival em julho sendo cancelado. E a @festivalequilibrium não se pronuncia", disse uma jovem em um dos comentários. "@festivalequilibrium precisamos do posicionamento de vocês sobre a festa", comenta outra internauta.

A organização da Equilibrium foi procurada mas até o fechamento desta matéria não havia se pronunciado.

O Café de La Musique, em Guarapari, tinha apenas um show marcado para abril, que foi cancelado. Neste caso, a produção do local informou que todos os clientes foram reembolsados e não havia previsão de outros eventos no clube até o mês de junho.

A Brava Eventos informou que está optando pela remarcação das festas por ela organizadas, e que está reembolsando ingressos já comprados automaticamente através do aplicativo da Eventbrite, empresa responsável pela comercialização dos mesmos.

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil