Pular para o conteúdo principal

Orquestra Jovem Vale Música destaca a diversidade de ritmos brasileiros em concerto inédito

Um dos grupos de referência do projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música vai percorrer a diversidade e riqueza dos ritmos brasileiros em concerto que será apresentado nesta terça-feira (13), às 19h30, na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória.

A Orquestra Jovem Vale Música durante apresentação: concerto inédito. (FOTO: Divulgação)
Com a regência do maestro Lucas Anizio, o grupo apresentará obras do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), sob a orientação da professora e violinista Carla Rincon, consultora pedagógica do núcleo de cordas friccionadas do Projeto Vale Música Espírito Santo.

 O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo.

Obras musicais
Segundo o maestro Lucas Anizio, o concerto vai demonstrar o resultado do trabalho realizado em conjunto pelos professores do Projeto Vale Música Espírito Santo com a consultora Carla Rincon.

 O repertório reunirá composições de Liduíno Pitombeira, Helder Oliveira, Ernâni Aguiar, Calimerio Soares e Ernst Mahle, abrangendo ritmos de diversas regiões do País.

“As obras foram selecionadas levando em conta o parâmetro técnico de cada grupo do projeto, com o objetivo de aprimorar o conhecimento musical dos alunos e promover a inclusão social”, comenta o regente Lucas Anizio. “Tocaremos o baião, lundu, barcarola, canção dolente, entre outros”, acrescenta o maestro.

História da Orquestra
 Um dos grupos mais tradicionais do projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música conta com 28 integrantes de 12 a 20 anos e já realizou concertos em homenagem aos 50 anos de carreira de Milton Nascimento (2013), a homenagem a Ivan Lins, com a participação do cantor e do pianista Gilson Peranzzetta (2015), e o concerto dedicado aos 80 anos de Roberto Menescal (2016).

Em setembro de 2022, o grupo adaptou canções autorais de bandas capixabas para o formato sinfônico no concerto “Orquestra Jovem Vale Música e Convidados”, que contou com a participação de integrantes das bandas Manimal, Java Roots, Rastaclone, Herança Negra, Casaca e Salvação.

A orquestra conta com 28 integrantes de 12 a 20 anos. (FOTO: Gabriel Lordello)
Em junho de 2023, realizou o concerto “Orquestra Jovem Vale Música convida Marcelo Caldi – Homenagem a Dominguinhos”, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), celebrando a obra de Dominguinhos com a participação especial do acordeonista, compositor, cantor e multi-instrumentista Marcelo Caldi.

Em maio deste ano, participou do concerto “Tributo a Piazzolla”, juntamente com a Camerata Jovem Vale Música e a violinista Priscila Rato, em homenagem ao compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992), considerado o “revolucionário do tango”.

O grupo participa anualmente de Festivais de Música, como o Festival de Música Erudita do Espírito Santo e o Festival de Inverno de Domingos Martins.
 
Serviço
Concerto da Orquestra Jovem Vale Música, com regência de Lucas Anizio
Data e horário: 13/ago (terça-feira), às 19h30
Local: Casa da Música Sônia Cabral - Rua São Gonçalo, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do concerto0
Duração do espetáculo: 50 minutos
Classificação: Livre
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura

Repertório:
Suíte bumba-meu-boi (Liduíno Pitombeira)
Pequeno Cancioneiro (Helder Oliveira)
Dois Lundus (Ernâni Aguiar)
Suíte antiga (Calimerio Soares)
Pentafonia (Ernst Mahle)

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste