Uma visita ao repertório da tradicional música popular brasileira: este é o conceito do próximo espetáculo da Vale Música Jazz Band, que será realizado nesta terça-feira (20), às 20 horas, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
![]() |
O cantor André Prando é um dos convidados. (FOTO: Melina Furlan) |
O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo.
O maestro Eduardo Lucas conta que o repertório do concerto reunirá compositores consagrados como Edu Lobo (RJ), João Bosco (MG), Tom Jobim (RJ) e Chico Buarque (RJ).
“Tocaremos músicas menos conhecida desses artistas, abrindo o concerto com três obras do maestro Nelson Ayres (SP): Só Xote, Jeovah e Sebastiana, todas instrumentais. Em seguida cada convidado fará quatro músicas com a banda”, adianta o maestro.
![]() |
Luiza Dutra vai interpretar quatro canções de nomes consagrados da MPB. (FOTO: Vikki Dessaune) |
O convite para André Prando e Luiza Dutra se deu em função do talento e da atuação de ambos os artistas na cena capixaba e nacional. Com mais de 10 anos de carreira, André Prando lançou dois EPs, três álbuns e dois registros ao vivo dentro do estilo que ele define como MPB – “Música Psicodélica Brasileira”.
Luiza Dutra, por sua vez, começou a atuar profissionalmente na música em 2018. Em 2019, a cantora participou de um quadro do programa Raul Gil, no SBT, e em 2021 fez parte do time da cantora Iza (RJ) no The Voice Brasil, da TV Globo.
Após inaugurar a carreira autoral com os singles Coração Tatuado e Dentro de Mim, ela lançou seu primeiro álbum em 2024, Meu Canto, já disponível nas plataformas digitais.
Tanto André Prando quanto Luiza Dutra já dividiram o palco com o Projeto Vale Música Espírito Santo em diferentes ocasiões, conforme lembra o maestro Eduardo Lucas.
“São artistas que gostamos muito de trabalhar. Têm alto nível técnico, percepção melódica, rítmica, e a junção deles com a big band é muito bonita. O André é ótimo na improvisação, extensão vocal e afinação. E a Luiza tem um timbre de voz lindo, assim como a percepção rítmica profunda. Escolhi obras que não necessariamente fazem parte do trabalho deles, de modo que possam explorar essas habilidades”, afirma o maestro.
Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Vale Música Jazz Band está em atividade desde 2015 e possui atualmente 21 integrantes, incluindo cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes, bateria, baixo, guitarra e piano.
O grupo coleciona no currículo concertos marcantes ao lado do pianista Gilson Peranzzetta e da cantora Indiana Nomma – hondurenha radicada no Brasil -, assim como a participação no Festival I Love Jazz, em Minas Gerais, com a cantora Alma Thomas, no concerto “Divas do Jazz”.
Em dezembro de 2021, a Vale Música Jazz Band dividiu o palco com João Bosco, em Vitória, no concerto comemorativo aos 20 anos do Vale Música no Espírito Santo.
O grupo também se notabilizou pelos concertos em homenagem aos ícones do jazz Duke Ellington e Count Basie, e pelas apresentações com o maestro e pianista Nelson Ayres.
Concerto Vale Música Jazz Band convida Luiza Dutra e André Prando, com regência de Eduardo Lucas
Data e horário: 20/ago (terça-feira), às 20h
Local: Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória
Entrada: Gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do concerto)
Classificação: Livre
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura
Instrumental
Só xote (Nelson Ayres)
Jeovah (Nelson Ayres)
Sebastiana (Rosil Cavalcante)
Luiza Dutra
Anos dourados (Tom Jobim/Chico Buarque)
A história de Lily Braun (Chico Buarque/Edu Lobo)
Upa Neguinho (Edu Lobo/Gianfrancesco Guarnieri)
Jimbo no jazz (João Bosco)
André Prando
Vento Bravo (Edu Lobo/Paulo César Pinheiro)
Fotografia 3x4 (Belchior)
Incompatibilidade de gênios (João Bosco/Aldir Blanc)
O Trem Azul (Lô Borges/Ronaldo Bastos)
Comentários
Postar um comentário