Pular para o conteúdo principal

Movimento Cidade reúne a cultura das 5 regiões do Brasil com mais de 30 shows em Vila Velha

O Festival Movimento Cidade chega a sua sexta edição para movimentar o Parque da Prainha, em Vila Velha, com uma programação plural e pautada no tema “O Incrível Mundo Além do Sudeste”.

O evento acontecerá entre sexta-feira (16) e domingo (18), com atrações musicais a exemplo de Silva, Marina Sena (MG), Criolo (SP), Dan Abranches, Dona Onete (PA), Tasha & Tracie (SP), Don L (CE), Kaê Guajajara (MA), Dudu MC, Boogarins (GO) e banda Eddie (PE). Ao todo são mais de 30 apresentações musicais.

O cantor Silva é de Vitória, mas tem seu trabalho reconhecido nacionalmente. (FOTO; Jorge Bispo/Divulgação)
Nesta edição, o MC propõe uma jornada que explora as diversas culturas do Brasil. Por meio de um intercâmbio entre artistas das cinco regiões do País, o evento busca destacar as narrativas e identidades de cada local, criando uma constelação cultural vibrante e plural.

"O mundo que a gente te convida a entrar é de mangue, de carimbó, de rap, trap, samba, pagode. De música brasileira retratada como um fragmento de sua imensidão, que fala daqui e de lá, de longe e de perto, de história, presente e futuro. Já diziam, longe é um lugar que não existe", ressalta Júlia Aguiar, curadora dos shows musicais.

A cantora Marina Sena (MG), dona do hit Ai Que Delícia o Verão. (FOTO: Fernando Tomaz/Divulgação)
Batalhas e audiovisual
A programação contará também com diversas batalhas - Batalha MC’s do MC, Batalha Breaking Movimento Cidade, Batalha Ballroom Movimento Cidade e a Batalha de Slam Movimento Cidade.

O festival contará também com intervenções e exposições, como a Galeria Croma, a exposição ‘Olha a Cidade: Prainha’, a instalação artística ‘Planetas Brasileiros’ e as intervenções urbanas em ‘Resistir sobre a Prainha’.

Já entre a programação audiovisual, acontece a Mostra Movimento Cidade, Mostra Cena Capixaba e a inédita Mostra Horizonte Sudeste, reunindo filmes de todas as regiões do País.

O rapper Criolo (SP) é atração no primeiro dia do festival. (FOTO: Helder Fruteira/Divulgação)
Festival dos capixabas
Com o objetivo de aproximar o público dos diálogos de diversidade, criatividade e sustentabilidade, por meio de uma agenda inclusiva, acessível e gratuita, o MC busca engajar principalmente o público jovem e periférico, mas a cada edição segue expandindo seu alcance.

Ao longo dos anos, o MC tornou-se o maior festival de artes integradas do Espírito Santo, se consolidando nesse lugar de ‘festival dos capixabas’.

"Sentimos que o Festival Movimento Cidade representa algo que o público sempre quis: uma conexão com um festival plural que traz arte, a música, o cinema, as batalhas urbanas, de forma gratuita e inclusiva", afirma Luísa Costa, sócia-diretora do Movimento Cidade.

Além disso, o evento carrega consigo o lema "Cidade são pessoas", uma iniciativa que visa transformar o Festival Movimento Cidade em um exemplo de experiência para todos.

“É um selo de qualidade criado com o objetivo de criarmos juntos um Festival inclusivo, seguro e sustentável, refletindo os valores e direitos que desejamos ver em todas as cidades do planeta”, completa Léo Alves, sócio-fundador do MC.

Boogarins (GO) é uma das atrações representantes do Centro-Oeste. (FOTO: Divulgação)
Transformação social
Desde 2018, por meio das leis de incentivo à cultura, o MC viabiliza parcerias que acreditam na cultura e na transformação social pela arte. São esses parceiros que permitem sonhar e realizar os mais diferentes projetos. Até hoje, todos os produtos culturais foram sempre gratuitos para toda a população, ajudando a ampliar e democratizar o acesso à cultura.

O 6º Festival Movimento Cidade tem patrocínio master da Petrobras através do Programa Petrobras Cultural. Conta com o patrocínio do Nubank, do Instituto Cultural Vale e da ArcelorMittal.

Foi fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 - Eventos Artísticos Calendarizados. Tem Co-produção da Triz Comunicação e Cultura. Projeto realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) e governo do Estado.

É uma realização da MC Projetos Criativos, Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei Incentivo à Cultura Federal.

Festival Movimento Cidade
Datas e horários: 16/ago (sexta-feira), a partir de 18h, e 17 e 18/ago (sábado e domingo), a partir de 14h
Local: Parque da Prainha - Av. Antônio Ferreira de Queirós, Centro, Vila Velha
Entrada: Gratuita (sem a necessidade de retirada de ingressos, mas obrigatório a doação de 1kg de alimento, e sujeito a lotação do espaço)

Programação
16/ago (sexta-feira), às 17h
- Palco Petrobras
Dj Negana (ES)
Alaídenegão (AM)
Dudu MC (ES)
Sthelo (ES)
Vandal (BA)
Criolo (SP)
Afronta (ES)

- Tenda Carango.Nav
Event Car Captain Red Bull
Batalha MC do MC
"Coração de Biscate" convida Miss Tacacá (PA), Karolla DJ (ES) e Mathilda (ES)

17/ago (sábado), às 14h
- Palco Petrobras
Tasha e Tracie (SP)
Banda Eddie (PE)
Dona Onete (PA)
Boogarins (GO)
Dan Abranches (ES)
Don L (CE)
Tuyo (PR)
Marina Sena (MG)
Ebony (RJ)

- Tenda Carango.Nav
Event Car Captain Red Bull
Dj Gegeo (ES)
Batalha Breaking
Beth MC (ES)
Dj Koreia (ES)
Batalha Ballroom
"Sou Black, o Baile" de Fábio Carvalho (ES)

18/ago (domingo), às 14h
- Palco Petrobras
Cabokaji (BA)
Imã (PR)
Kaê Guajajara (MA)
Silva (ES)

- Tenda Carango.Nav
Event Car Captain Red Bull
Já Gamei convida MUG (ES)
Amanda Requião (ES)
Batalha Slam

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste