Pular para o conteúdo principal

Orquestra Jovem Capixaba realiza concerto inspirado na Mata Atlântica em Vitória

Inspirada na diversidade natural do Brasil, a Orquestra Jovem Capixaba realiza o concerto “Florestas Brasileiras - Mata Atlântica”, na próxima sexta-feira (5), às 20 horas, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória.

Com regência do maestro Eduardo Lucas e narração da atriz Bárbara Colen (MG), o espetáculo marca a estreia mundial de composições que refletem a exuberância da Mata Atlântica por meio de sonoridades, ritmos e melodias. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo site Lets.Events.

O maestro Eduardo Lucas (de branco) e integrantes da Orquestra Jovem Capixaba. (FOTO: Moola)
O concerto tem produção do Instituto Cultura Viva, TonoBooks e Molaa, com correalização do Sesc Glória e realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio do Programa Funarte Retomada 2023 - Música.

Da periferia da Grande Vitória para o mundo, o concerto “Orquestra Jovem Capixaba - Florestas Brasileiras - Mata Atlântica” busca proporcionar uma experiência única de conexão com a diversidade natural do Brasil. 

O espetáculo musical será uma jornada pelas principais paisagens sonoras florestais da Mata Atlântica. O grupo apresentará peças musicais inéditas, compostas por Marcelo Rauta, Leonardo Gorosito, Deyvid Martins, Gaia Wilmer, Gilson Santos, Patrícia Souza e Fabiano Araújo, com inspiração na fauna, flora e cultura de cada uma dessas regiões.

Entre os solistas confirmados estão Gabriel Alomba (violino), Isabela Luchi (soprano), Léo de Paula (percussão), Paula Galama (piano), Fabiano Araújo (piano)  e Patrícia Souza (piano).

A Orquestra Jovem Capixaba se apresentará no Centro Cultural Sesc Glória. (FOTO: Moola)
Poemas de Drummond
A curadoria é do maestro Eduardo Lucas, que buscou inspiração em grandes compositores que homenagearam as florestas brasileiras em suas criações, como Tom Jobim (RJ), Dorival Caymmi (BA) e Paulo César Pinheiro (RJ). Segundo o maestro, além da música, o concerto terá uma interseção com os aspectos visuais, cênicos e a literatura.

“Vamos incorporar efeitos de iluminação e projeções visuais para complementar a experiência do público. Cada peça será precedida por um poema de Carlos Drummond de Andrade (MG) sobre a flora e a fauna que inspirou a música, destacando sua importância ecológica e os desafios que enfrenta, e o concerto terá apresentação da atriz Bárbara Colen, conhecida por sua atuação nos filmes Bacurau e Aquarius, e pela novela Quanto mais vida, melhor!”, explica o maestro.

Ao executar um repertório baseado nos biomas brasileiros, a Orquestra Jovem Capixaba chama a atenção para temas urgentes para a sociedade atual, como a proteção ambiental e o respeito à natureza, diante de ameaças como o desmatamento e o aquecimento global.

“Os nossos biomas são fontes  de imensa riqueza, inspirando as comunidades e as criações nas mais diversas áreas. A seleção de obras para este concerto reflete ao mesmo tempo a riqueza de nossa diversidade natural e a preocupação com a preservação das nossas florestas”, acrescenta Eduardo Lucas.

Criada em 2023, a Orquestra Jovem Capixaba busca promover a inclusão social por meio da arte e da cultura, tendo a música como eixo principal. Sua sonoridade visa unir a música de câmara e sinfônica a estilos urbanos, como o rap, pop e funk.

O grupo é composto por diversos jovens e adolescentes, músicos em formação profissional, mas já com vasta experiência no mercado local. São jovens oriundos de projetos sociais e com atuação destacada em áreas de vulnerabilidade da Grande Vitória.

Ao apoiar jovens músicos, a Orquestra Jovem Capixaba fomenta a construção de um legado musical, garantindo a continuidade e desenvolvimento da tradição musical erudita, popular e formando a próxima geração de músicos profissionais.

Serviço
Orquestra Jovem Capixaba - Concerto “Florestas Brasileiras - Mata Atlântica”
Data e horário: 5/jul (sexta-feira), às 20h
Local: Centro Cultural Sesc Glória - Av. Jerônimo Monteiro, 428,  Centro, Vitória
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Entrada: Gratuita (com retirada de ingressos pelo site Lets.Events)

Comentários

Mais lidas

Agenda Capixaba #66: shows, festas e eventos culturais de 21 a 27 de março

31º Festival de Cinema de Vitória: confira a programação completa e gratuita do evento

Formemus divulga os selecionados para o showcase após mais de 360 inscrições