Pular para o conteúdo principal

Festival Resisto.ES vai celebrar Orgulho LGBTI+

O dia 28 de junho é a data em que se comemora internacionalmente o Dia Mundial do Orgulho LGBTI+, por conta desse dia ter sido palco de protestos em Nova York em 1969 contra a perseguição policial contra gays, lésbicas, trans, não-binárias e outras, que deu origem posteriormente às paradas do orgulho gay.

A cantora Gabriela Brown é uma das atrações do festival. (FOTO: Reprodução/YouTube)
No Espírito Santo, a data também é lembrada e este ano, diante da pandemia, uma das principais atividades será a realização do Festival Resisto.ES, que acontece online neste domingo (28), a partir das 15h30.

Serão dez atrações e participam diversos artistas capixabas com destaque na cena nacional e local. Ana Müller, Dan Abranches, Gabriela Brown, Gavi, Úrsula e Brisadíssima, Érika Nassur, Joana Bentes, Let's, e Anna Campos irão se apresentar desde suas casas em homenagem à data e também numa ação beneficente em favor dos trabalhos da Associação Gold. Durante a transmissão serão pedidas doações em apoio a pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade, agravada pela pandemia, por meio da distribuição de kits de higiene e alimentação.

"Toda equipe do festival está trabalhando de forma voluntária, assim como os artistas e as doações vão direto para a Gold, para continuar fazendo esse trabalho", conta Yasmin Piovezan, uma das produtoras do evento e integrante do coletivo Resisto.ES, que organiza a atividade. Diante da impossibilidade de uma manifestação presencial, o festival online foi uma alternativa para visibilizar a data e também repercutir a mensagem de artistas LGBTI+ do Espírito Santo.

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) será possível retransmitir o festival por diversas redes e plataformas além dos canais do Resisto.ES, como a TVE do Espírito Santo, os canais oficiais da Secult, o YouTube do Festival Fico em Casa.

O Resisto.ES é se define como um coletivo LGBTI+ não-partidário e multidisciplinar que oferecer acolhimento, acompanhamento e encaminhamento psicológico e advocatício às vítimas de lgbtfobia em razão de sua sexualidade ou gênero. Surgiu após as eleições de 2018 diante da preocupante conjuntura e atua sobretudo na região metropolitana da Grande Vitória.

Já a Associação Gold, sigla para Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade, atua desde 2005 no Espírito Santo com diversas atividades e atualmente funciona como entidade sem fins de lucro, representando a população LGBTI+ em diversos espaços como Conselho Estadual de Direitos Humanos, Conselho Estadual de Assistência Social, Conselho Estadual de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de LGBT e Conselho Municipal de Direitos Humanos de Vitória.

Serviço
Festival Resisto.ES
Data e horário: 28/jun (domingo), de 15h30 às 20h
Transmissão: TV Educativa-ES (canal 2.1 aberto), Instagram: @resisto.es e @associacaogold, Facebook: Associação Gold, Youtube: Fico em Casa BR e Secult/ES e outras redes sociais
Atrações: Ana Muller, Dan Abranches, Gabriela Brown, Gavi, Úrsula e Brisadíssima, Érika Nassur, Joana Bentes, Let's, e Anna Campos

Como doar:
Picpay: @associacaogold

Banestes: Agência: 0104, Poupança: 2635038-9; Titular: Associação Grupo Orgulho e Dignidade GOLD; CNPJ: 07.555.605/0001-98

Comentários

Mais lidas

Peregrino das Artes faz grafite decor na residência de músico capixaba

Série capixaba "Não Sabe Brincar, Não Desce to Play" estreia dia 13 de setembro

"Zona de Conforto": Islan MC lembrará de momentos da carreira em novo álbum