Pular para o conteúdo principal

Conguistas: romaria de manifestação cultural, musical e de fé na Festa da Penha

A banda de congo Beatos de São Benedito, com sede na Casa de Vó Martha, no Centro de Vila Velha, divulgou um vídeo com o convite para a terceira Romaria dos Conguistas, que será realizada no dia 29 de abril, dia de Nossa Senhora da Penha e data do encerramento da Festa da Penha deste ano.

A banda Beatos de São Benedito na Romaria dos Congueiros no último ano. (FOTO: Pollyana Cuel/Procissão Fotográfica/Faesa)
O congo é uma manifestação popular do Estado, presente há dois anos na história da Festa da Penha, e sendo manifestação cultural e musical que faz parte da vida dos capixabas há bastante tempo. 

Com isso, antes do início da Quaresma, período em que os instrumentos ficam guardados, a banda Beatos de São Benedito, gravou o convite direcionado as mais de 65 bandas de congo e aos mais de seis mil conguistas existentes atualmente em todo o Espírito Santo. 

No vídeo, a cantora Denise Dalmacchio interpreta a música tema Romeiros que sobem à Penha, promessas que vêm pagar!, inicialmente solo, seguido pelos instrumentos dos conguistas.

            
A romaria deverá atrair centenas de devotos de São Benedito, São Sebastião, São Pedro e  Santo Antônio à Casa de Nossa Senhora da Penha. O evento tem início com a recepção as bandas de congo às 06h30, na Casa de Vó Martha. 

Às 07 horas tem a saída do cortejo em direção ao Convento da Penha, para a benção dos tambores e do mastro no Campinho, por volta de 09 horas. Após a descida, o mastro é fincado no Largo Frei Pedro Palácios, na Prainha.

Beatos de São Benedito
A banda de congo Beatos de São Benedito é mantida pela Associação Cultural Esportiva Recreativa Beatos do Espirito Santo (ACERBES), tendo sido fundada há 21 anos. O grupo participa de festejos e eventos sociais, culturais e esportivos em todo o Estado. 

Alguns dos integrantes do grupo são o mestre Naio Santos, Mônica Dantas e Gilson Lima. Em outubro de 2017, lançaram o primeiro CD Tributo  a Vila Velha, com ao todo 11 composições inéditas, sendo 6 composições do mestre Naio e 5 de Gilson Lima.

O grupo participará do 55° Festival de Folclore, em Olímpia/SP, considerada a capital nacional do Folclore, que acontecerá entre os dias 03 e 11 de agosto.

Serviço
3ª Romaria dos Conguistas - Encontro de bandas de congo
Data e horário: 29/abr (segunda-feira), a partir de 06h30
Local: Casa de Vó Martha - Rua Araribóia, 577, Centro, Vila Velha

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil