Pular para o conteúdo principal

Relações abusivas é tema de encontro de cineclube em Vila Velha

No mês do aclamado dia dos namorados, o cineclube Cine Por Elas, de Vila Velha, discute as relações abusivas, que não acontecem somente dentro de um relacionamento amoroso, mas também em relações familiares e de trabalho.

O encontro do cineclube acontece nesta terça-feira (28), às 19 horas, com a exibição do filme Que Horas ela Volta? e o bate-papo comandado pela convidada Sarah Abner, empreendedora capixaba. Ficou interessada no debate? A entrada é gratuita.

O encontros do Cine Por Elas acontecem mensalmente em Vila Velha. (FOTO: Andressa Freitas)
No filme Que Horas ela Volta?, de Anna Muylaerte (SP), a pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular.

Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém a sua presença expõe o tratamento prestado à sua mãe, e as diferenças de classe. Com uma visão feminista, o debate pretende aprofundar sobre relacionamentos que podem trazer violências, que muitas vezes são naturalizadas. 

Encontro
Com 40 vagas disponíveis, a sessão visa atrair todes, mulheres cis LGBTQIA+ e homens, maiores de 18 anos. Nesse mês o cineclube Cine Por Elas ainda contará com as resenhas, feitas por Mara Coradello do livro Tudo sobre o amor, de Bell Hooks (Estados Unidos). O projeto é realizado com recurso da Funcultura e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.


O Coletivo Cine por Elas, responsável pelo encontro, é um instrumento de auto-organização das mulheres para a articulação da luta contra a violência à mulher, contra o machismo como um todo e contra a exploração de mulheres cis ou trans.

Fundado em dezembro de 2020, durante o pico da pandemia, o grupo realizou sessões on-line de debate sobre gênero, sobre quebra de estereótipos e muitos outros temas relacionados ao movimento feminista. Outro projeto criado pelo coletivo foi o “Segue o Fluxo”, que aborda a temática da dignidade menstrual e distribui bio absorventes ecológicos para camadas mais pobres da população.

Fazem parte do Cine Por Elas: Fabíola Mozine (coordenadora); Carolina Pitol (mobilizadora); Laura Paste (Base Psicologia); Marcella Féres (Curadoria Pedagógica); Mara Coradello, Ari e Talita Franceschini (Curadoria Literária); Andie Freitas (Curadoria Cinema); Livia Pegneau e Talita Franceschini (Blog); Pedro Mansur (técnico audiovisual).
Serviço
Cine Por Elas - Relações Abusivas
Data e horário: 28/jun (terça-feira), às 19h
Local: Cineclube Cine Por Elas - Rua Anhanguera, 16, Cristóvão Colombo, Vila Velha 
Entrada: Gratuita
Capacidade: 40 lugares
Classificação: 18 anos

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #123: Homenagem a Preta Gil no Festival de Cinema de Vitória

Livro em celebração aos 10 anos da série “Irmão do Jorel” será lançado em Vitória

Festival Ilha do Rock com oito shows gratuitos até domingo em Vitória