Pular para o conteúdo principal

Relações abusivas é tema de encontro de cineclube em Vila Velha

No mês do aclamado dia dos namorados, o cineclube Cine Por Elas, de Vila Velha, discute as relações abusivas, que não acontecem somente dentro de um relacionamento amoroso, mas também em relações familiares e de trabalho.

O encontro do cineclube acontece nesta terça-feira (28), às 19 horas, com a exibição do filme Que Horas ela Volta? e o bate-papo comandado pela convidada Sarah Abner, empreendedora capixaba. Ficou interessada no debate? A entrada é gratuita.

O encontros do Cine Por Elas acontecem mensalmente em Vila Velha. (FOTO: Andressa Freitas)
No filme Que Horas ela Volta?, de Anna Muylaerte (SP), a pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular.

Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém a sua presença expõe o tratamento prestado à sua mãe, e as diferenças de classe. Com uma visão feminista, o debate pretende aprofundar sobre relacionamentos que podem trazer violências, que muitas vezes são naturalizadas. 

Encontro
Com 40 vagas disponíveis, a sessão visa atrair todes, mulheres cis LGBTQIA+ e homens, maiores de 18 anos. Nesse mês o cineclube Cine Por Elas ainda contará com as resenhas, feitas por Mara Coradello do livro Tudo sobre o amor, de Bell Hooks (Estados Unidos). O projeto é realizado com recurso da Funcultura e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.


O Coletivo Cine por Elas, responsável pelo encontro, é um instrumento de auto-organização das mulheres para a articulação da luta contra a violência à mulher, contra o machismo como um todo e contra a exploração de mulheres cis ou trans.

Fundado em dezembro de 2020, durante o pico da pandemia, o grupo realizou sessões on-line de debate sobre gênero, sobre quebra de estereótipos e muitos outros temas relacionados ao movimento feminista. Outro projeto criado pelo coletivo foi o “Segue o Fluxo”, que aborda a temática da dignidade menstrual e distribui bio absorventes ecológicos para camadas mais pobres da população.

Fazem parte do Cine Por Elas: Fabíola Mozine (coordenadora); Carolina Pitol (mobilizadora); Laura Paste (Base Psicologia); Marcella Féres (Curadoria Pedagógica); Mara Coradello, Ari e Talita Franceschini (Curadoria Literária); Andie Freitas (Curadoria Cinema); Livia Pegneau e Talita Franceschini (Blog); Pedro Mansur (técnico audiovisual).
Serviço
Cine Por Elas - Relações Abusivas
Data e horário: 28/jun (terça-feira), às 19h
Local: Cineclube Cine Por Elas - Rua Anhanguera, 16, Cristóvão Colombo, Vila Velha 
Entrada: Gratuita
Capacidade: 40 lugares
Classificação: 18 anos

Comentários

Mais lidas

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Pele Morena e Jefinho Faraó são atrações do Bodyboard Music, na Serra