Pular para o conteúdo principal

Festival de Cinema de Vitória: a programação do terceiro dia

A 28ª edição do Festival de Cinema de Vitória, com o tema "Reencontro", chega ao terceiro dia nesta quinta-feira (23), com programação no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis da Ufes, na cidade de Vitória, e marca a volta ao formato presencial de um dos mais tradicionais festivais do cinema brasileiro e um dos mais expressivos eventos culturais do Espírito Santo. E o melhor: a entrada é gratuita.

Na programação desta quinta (23), além das sessões audiovisuais, tem as homenagens à Margarete Taqueti e Marcélia Cartaxo (PB).

Margarete Taqueti é a homenageada capixaba do festival. (FOTO: Vitor Nogueira/Acervo IBCA)
A partir das 19 horas, no Teatro Glória, no Centro Cultural Sesc Glória, tem início o segundo dia de exibição da Mostra de Longas Premiados, que irá exibir os filmes vencedores do Troféu Vitória na 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas.

Na programação, Máquina do Desejo, de Joaquim Castro (SP) e Lucas Weglinski (SP), documentário que joga luz sobre a história do Teatro Oficina, uma das mais importantes companhias teatrais do Brasil.

Começam também as Sessões Especiais, com a exibição do longa-metragem A Matéria Noturna, de Bernard Lessa, às 15 horas, no Centro Cultural Sesc Glória. O filme apresenta o encontro de Jaiane e Aíssa, dois solitários que se aproximam.

Mostra de Curtas Premiados
Até sábado (25), sempre às 15 horas, na Sala Marien Calixte, no Centro Cultural Sesc Glória, acontece a Mostra de Curtas Premiados que irá exibir os filmes que receberam o Troféu Vitória no 28º Festival de Cinema de Vitória, edição que aconteceu no formato on-line em novembro de 2021.

Na programação desta quinta-feira (23), serão exibidos os filmes Lockdown, de Roberto Mamfrim (SP), Há uma Profeta nas Olaias, Tenham Cuidado!, de Lucas Camargo de Barros (SP), Presente Maravilha, de Jeã Santos (RJ), e Tapajós Ameaçado, de Thomaz Pedro (SP). Logo após a sessão acontece o debate com os realizadores mediado pelo crítico e jornalista Filippo Pitanga (RJ).

O capixaba Matéria Noturna, de Bernard Lessa, é um dos filmes convidados. (FOTO: Safira Moreira)
Festivalzinho
Esta edição marca o retorno do Festivalzinho de Cinema de Vitória, que chega a sua 21ª edição com o patrocínio da ArcelorMittal Tubarão. As exibições começaram na última quarta-feira (22), e seguem até esta sexta (24), sempre às 9 e 14 horas, no Cine Metrópolis da Ufes, e atenderão aos estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Dulce, Altair Siqueira Costa, São Diogo e Professor Luiz Baptista, da rede de  Ensino Público do Município de Serra. 

São seis sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, para um público de mais de 1.800 crianças e adolescentes.

Na programação, seis curtas-metragens: A Cápsula do Tempo, de Rodrigo Grota (SP); Umbrella, de Helena Hilário (SP) e Mário Pece (SP); Sobre Amizade e Bicicletas, de Julia Vidal (PR); Stone Heart, de Humberto Rodrigues (AM); Antes que Vire Pó, de Danilo Custódio (PR); e O Sonho do Zezinho, de Edmundo Lacerda (BA).

Homenageadas
A Coletiva da Homenageada Nacional Marcélia Cartaxo, acontece às 15 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi. O encontro marca o lançamento da edição impressa do Caderno da Homenageada Nacional: Marcélia Cartaxo. A publicação biográfica joga luz sobre sua obra e a vida, além de cumprir o papel de eternizar a memória do cinema brasileiro através de sua história.

Também nesta quinta-feira (23), as homenageadas Margarete Taqueti e Marcélia Cartaxo participarão da Cerimônia de Homenagem, a partir das 19 horas, no Teatro Glória, no Centro Cultural Sesc Glória. A dupla irá receber o Troféu Vitória pelas suas trajetórias e os aplausos e carinho do público.

Oficinas
No Hotel Senac Ilha do Boi e no CRJ Feu Rosa acontecem até sábado (25) as oficinas do 28º Festival de Cinema de Vitória. São oito formações que reafirmam o compromisso da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) com a formação, a educação e a instrumentalização de profissionais para diversas áreas do setor audiovisual. As vagas estão esgotadas e foram preenchidas via inscrição on-line. 

Ingressos
Os ingressos para assistir as mostras serão liberados uma hora antes de cada sessão na bilheteria do Centro Cultural Sesc Glória. Se a exibição que pretende assistir tem início às 15 horas, a partir das 14 horas já pode retirar a entrada. O número de ingressos está sujeito a lotação.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura (Secult-ES).

Comentários

Mais lidas

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Pele Morena e Jefinho Faraó são atrações do Bodyboard Music, na Serra