Pular para o conteúdo principal

Festival de Cinema de Vitória: a programação do primeiro dia

Começa nesta terça-feira (21), o 28º Festival de Cinema de Vitória, com o tema "Reencontro". O evento acontece no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis da Ufes, na cidade de Vitória, e no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa, no município de Serra, marca a volta ao formato presencial de um dos mais tradicionais festivais do cinema brasileiro e um dos mais expressivos eventos culturais do Espírito Santo. E o melhor: a entrada é gratuita. Confira a programação do primeiro dia.

Nostalgia, filme do capixaba Raphael Araújo, será exibido dentro da programação da Mostra Curtas Premiados. (FOTO: Divulgação)
A partir das 19 horas, no Centro Cultural Sesc Glória, acontece a Cerimônia de Abertura do festival. Quem abre a programação é Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira. O longa-metragem é uma produção capixaba que conta a história de um grupo de amigos que tenta sobreviver à epidemia de AIDS no começo dos anos 1980.

O filme, que já percorreu diversos festivais pelo mundo, foi premiado no 23º Festival do Rio 2021, na capital carioca, na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, no 52º International Film Festival of India, na Índia, e no 70º International Film Festival Mannheim-Heidelberg, na Alemanha.

Neste primeiro dia apresentam a programação do festival a gestora de Políticas Culturais de Vitória Thaís Souto Amorim, na Mostra de Curtas Premiados, e a influenciadora e empresária Bryce Caniçali e o ator Babu Santana (RJ), na Cerimônia de Abertura.

Mostra de Curtas Premiados
Até sábado (25), sempre às 15 horas, na Sala Marien Calixte, no Centro Cultural Sesc Glória, a Mostra de Curtas Premiados irá exibir os filmes que receberam o Troféu Vitória no 28º Festival de Cinema de Vitória, edição que aconteceu no formato on-line em novembro de 2021.

Na programação desta terça-feira (21), serão exibidos os filmes Praia dos Tempos, de Luan Santos (BA), Nostalgia, de Raphael Araújo, Portugal Pequeno, de Victor Quintanilha (RJ), e Quimera, de Luísa Costa Miranda. Logo após a sessão acontece o debate com os realizadores mediado pelo crítico e jornalista Filippo Pitanga (RJ). 

Oficinas
No Hotel Senac Ilha do Boi e no CRJ Feu Rosa acontecem até sábado (25) as oficinas do 28º Festival de Cinema de Vitória. São oito formações que reafirmam o compromisso da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) com a formação, a educação e a instrumentalização de profissionais para diversas áreas do setor audiovisual. As vagas estão esgotadas e foram preenchidas via inscrição on-line. 

Ingressos
Os ingressos para assistir as mostras serão liberados uma hora antes de cada sessão na bilheteria do Centro Cultural Sesc Glória. Se a exibição que pretende assistir tem início às 15 horas, a partir das 14 horas já pode retirar a entrada. O número de ingressos está sujeito a lotação.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura (Secult-ES).

A programação

Comentários

Mais lidas

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Pele Morena e Jefinho Faraó são atrações do Bodyboard Music, na Serra