Pular para o conteúdo principal

Projeto “Nós no Parque” promove homenagem ao centenário de Maurício de Oliveira

A segunda edição do Projeto “Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música” vai celebrar o centenário de nascimento do violonista Maurício de Oliveira (1925-2009), considerado o maior músico da história do Espírito Santo.

O evento vai acontecer no Parque Moscoso, em Vitória, neste domingo (31), das 10 horas às 12 horas, tendo como atrações a apresentação musical do violinista Hariton Nathanailidis e contação de histórias com a escritora Renata BomfimA realização é da Sonatha Produções, com patrocínio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura de Vitória.

Integrantes do projeto e a escritora Renata Bomfim, ao centro. (FOTO: Daniella Spadeto)
Esta será a segunda de um total de cinco edições temáticas que vão ocupar o Parque Moscoso, até o final do ano, sempre aos domingos, proporcionando às crianças e às famílias a possibilidade de conhecer e apreciar trabalhos musicais diferenciados, juntamente com histórias inéditas escritas especialmente para o projeto.

A escolha de Maurício de Oliveira como tema desta edição celebra o legado do violonista para a música produzida no Espírito Santo. Nascido em Vitória, em 1925, filho de pescador, Maurício de Oliveira notabilizou-se como violonista, arranjador e professor de música.

Entre outros feitos, foi o primeiro músico capixaba a gravar um disco, em 1952; e conquistou o 2º lugar no V Festival Internacional da Juventude para a Paz e a Amizade, em Varsóvia, Polônia, em 1955, com sua Canção da Paz.

O músico também foi o primeiro violonista a gravar a obra completa de Heitor Villa-Lobos para violão, na década de 1960.

Maurício de Oliveira é considerado o maior músico da história do Espírito Santo. (FOTO: Acervo/OMMC)
Álbum para violão e violino
O violinista Hariton Nathanailidis acompanhou de perto a carreira de Maurício de Oliveira desde a década de 1980 e teve a oportunidade de gravar um álbum em parceria com o mestre, Luísa, em 2008.

“Quando o conheci, Maurício de Oliveira já era um grande artista com reconhecimento nacional. Depois, tive a felicidade de conviver com ele e recebi de Maurício a série Diálogos – I, II e III –, compostos especialmente para mim. Mais tarde, veio o convite para dividirmos o CD Luísa com suas músicas em arranjos para violão e violino”, lembra Hariton.

Nesta edição do Projeto “Nós no Parque”, o violinista vai apresentar cinco números instrumentais de Maurício de Oliveira acompanhado por músicos convidados. Para Hariton, Maurício de Oliveira merece ter a obra reverenciada por sua notável contribuição para a música e para a cultura do Espírito Santo.

“Como instrumentista, ele tinha habilidade excepcional, sendo reconhecido por músicos renomados como Turíbio Santos, Altamiro Carrilho, Waldir Azevedo, Gilson Uehara e Pedro Caetano, entre outros. E como compositor, retratou nossa história capixaba, nossas tradições, nosso jeito de ser. Era um eterno apaixonado pela terra onde nasceu, registrando, em suas composições, fatos e personagens marcantes da história do Espírito Santo, como o Caboclo Bernardo, a Dança do Chico Prego e os Canoeiros do Rio Santa Maria”, descreve o violinista.

Marcia Dall'Orto, Renata Bomfim e Hariton Nathanailidis no Parque Moscoso. (FOTO: Daniella Spadeto)
Contação de histórias
No espetáculo, as composições de Maurício de Oliveira serão intercaladas com uma história escrita e narrada pela escritora Renata Bomfim.

Por meio da narrativa, o público poderá acompanhar a trajetória de uma família que encontra força e alegria para superar os desafios do dia a dia com amor e o cuidado de uns pelos outros.

Os protagonistas serão Vitória e Ravi, uma menina e um menino que amam a natureza, e a Vovó Ester, que, além de deliciosos bolos, oferece histórias e sabedoria de vida para todos.

Os textos foram criados tendo como inspiração a Ilha de Vitória, que deu nome à menina e ao significado do nome Ravi, que sugere luz, força e alegria.

Já o nome da vovó, de acordo com Renata Bomfim, é uma homenagem à escritora capixaba Ester Abreu Vieira de Oliveira, importante autora de livros infantis e atual presidente da Academia Espírito-santense de Letras (AEL).

Arte como ferramenta para a educação
Para Renata Bomfim, o espetáculo tem atrativos que certamente irão contribuir para a formação e desenvolvimento das crianças.

“A arte é uma ferramenta poderosa de educação, sensibilização e promoção da saúde. Vitória e Ravi viverão diferentes aventuras a cada edição do projeto, sempre acompanhados de perto pela família e, de alguma forma, incluindo a comunidade ao seu entorno”, detalha.

 “Acreditamos que esse diálogo entre música e literatura será produtivo por tornar acessível, aos participantes, músicas que emocionam e despertam o interesse por novos gêneros musicais, juntamente com o compartilhamento de experiências dos personagens que inspiram boas práticas sociais e ambientais e divertem adultos e crianças de todas as idades”, acrescenta a escritora.
 
Serviço
Projeto “Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música” – 2ª edição – Música instrumental com o violinista Hariton Nathanailidis e grupo, e contação de histórias com a escritora Renata Bomfim (Homenagem a Maurício de Oliveira)
Data e horário: 31/ago (domingo), a partir das 10h
Local: Parque Moscoso - Av. Cleto Nunes, s/n, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita
Realização: Sonatha Produções
Patrocínio: Lei Rubem Braga da Prefeitura de Vitória
 
O repertório:
Canção da Paz – Maurício de Oliveira
Coro dos canoeiros do Rio Santa Maria - Maurício de Oliveira
Batuque e polca - Maurício de Oliveira
Diálogos n° 3 - Maurício de Oliveira
Canção da Paz (encerramento) - Maurício de Oliveira

Comentários

Mais lidas

Colunas Cultura Plural

Agenda Capixaba #07

Agenda Capixaba #58