Pular para o conteúdo principal

“João Bananeira”, clipe da Gastação Infinita, será exibido no Festival de Cinema de Vitória

Formada há sete anos em Cariacica, a banda Gastação Infinita se consolidou na cena local e, atualmente, tem conquistado alcance nacional e internacional com João Bananeira.

Lançado no início deste ano, com mais de 45 mil visualizações no YouTube, o clipe foi selecionado em mais de 10 festivais dentro e fora do Brasil. Entre eles, o London Music Video Awards e a Mostra Sesc Nacional de Cinema.

No Espírito Santo, o clipe será exibido na 9ª Mostra Nacional de Videoclipes do 32º Festival de Cinema de Vitória, nesta quarta-feira (23), a partir das 14 horas, no Sesc Glória. E, em agosto, integrará a Mostra Cinética do Festival Movimento Cidade.

Integrantes da banda Gastação Infinita. (FOTO: Divulgação)
A produção conta com direção de Hecthor Murilo e Patrick Gomes e é protagonizada pelo ator capixaba Alex Bonini, que alcançou projeção nacional no filme Os Primeiros Soldados.

João Bananeira aborda a fuga e a rejeição à cultura local de um jovem músico, que se vê dividido entre suas referências do rock internacional e a referência local do personagem João Bananeira, do Carnaval de Congo de Roda D’água, em Cariacica.

O clipe retrata um estado de transe que leva ao reencontro do jovem com a riqueza cultural do Congo, ressignificando sua sensação de pertencimento e identificação com as tradições culturais do território onde vive, da sua família e ancestralidade.

O clipe reflete a sensação da juventude de territórios marginalizados, que cresceu se inspirando em referências de fora do Brasil e atualmente tem resgatado a valorização de tradições culturais regionais, levando a releituras e conexões como o encontro do Congo capixaba com o Rock, em João Bananeira.


“Somos nascidos e criados neste estado e temos muito orgulho dele. E mais que tudo, estaremos felizes em pelo menos mover a agulha na exaltação da cultura capixaba para o Brasil afora. Nunca esperávamos que o videoclipe teria essa recepção, por sermos criados com a ideia de que estávamos tão longe do polo cultural do país, mas impossível estar mais emocionados com a recepção calorosa de todos. Sempre olharemos para trás e sentiremos extrema felicidade de conseguir traduzir nosso amor pelo estado com este vídeo, e por poder gritar que o Espírito Santo vem aí”, afirma Patrick Gomes, co-diretor do videoclipe.

Trazendo como marca a psicodelia e descontração do rock experimental, além da mistura de gêneros e estéticas, Gastação Infinita acumula um álbum lançado, 5 singles e 3 videoclipes. Já se apresentou em diversos shows no Espírito Santo e em outros estados, como São Paulo e Minas Gerais, e neste ano integra o line do Festival Movimento Cidade.

Personagem João Bananeira em cena do clipe. (FOTO: Divulgação)
A banda já foi reconhecida por diversas premiações, entre elas o Prêmio de Revelação Musical, no 2º Prêmio da Música Capixaba, além de Melhor Videoclipe no 30º Festival de Cinema de Vitória, com o clipe Cornélios.

O videoclipe conta com recursos dos editais de 2024 da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura de Vitória.

Comentários

Mais lidas

Colunas Cultura Plural

Agenda Capixaba #07

Agenda Capixaba #58