Pular para o conteúdo principal

“João Bananeira”, clipe da Gastação Infinita, será exibido no Festival de Cinema de Vitória

Formada há sete anos em Cariacica, a banda Gastação Infinita se consolidou na cena local e, atualmente, tem conquistado alcance nacional e internacional com João Bananeira.

Lançado no início deste ano, com mais de 45 mil visualizações no YouTube, o clipe foi selecionado em mais de 10 festivais dentro e fora do Brasil. Entre eles, o London Music Video Awards e a Mostra Sesc Nacional de Cinema.

No Espírito Santo, o clipe será exibido na 9ª Mostra Nacional de Videoclipes do 32º Festival de Cinema de Vitória, nesta quarta-feira (23), a partir das 14 horas, no Sesc Glória. E, em agosto, integrará a Mostra Cinética do Festival Movimento Cidade.

Integrantes da banda Gastação Infinita. (FOTO: Divulgação)
A produção conta com direção de Hecthor Murilo e Patrick Gomes e é protagonizada pelo ator capixaba Alex Bonini, que alcançou projeção nacional no filme Os Primeiros Soldados.

João Bananeira aborda a fuga e a rejeição à cultura local de um jovem músico, que se vê dividido entre suas referências do rock internacional e a referência local do personagem João Bananeira, do Carnaval de Congo de Roda D’água, em Cariacica.

O clipe retrata um estado de transe que leva ao reencontro do jovem com a riqueza cultural do Congo, ressignificando sua sensação de pertencimento e identificação com as tradições culturais do território onde vive, da sua família e ancestralidade.

O clipe reflete a sensação da juventude de territórios marginalizados, que cresceu se inspirando em referências de fora do Brasil e atualmente tem resgatado a valorização de tradições culturais regionais, levando a releituras e conexões como o encontro do Congo capixaba com o Rock, em João Bananeira.


“Somos nascidos e criados neste estado e temos muito orgulho dele. E mais que tudo, estaremos felizes em pelo menos mover a agulha na exaltação da cultura capixaba para o Brasil afora. Nunca esperávamos que o videoclipe teria essa recepção, por sermos criados com a ideia de que estávamos tão longe do polo cultural do país, mas impossível estar mais emocionados com a recepção calorosa de todos. Sempre olharemos para trás e sentiremos extrema felicidade de conseguir traduzir nosso amor pelo estado com este vídeo, e por poder gritar que o Espírito Santo vem aí”, afirma Patrick Gomes, co-diretor do videoclipe.

Trazendo como marca a psicodelia e descontração do rock experimental, além da mistura de gêneros e estéticas, Gastação Infinita acumula um álbum lançado, 5 singles e 3 videoclipes. Já se apresentou em diversos shows no Espírito Santo e em outros estados, como São Paulo e Minas Gerais, e neste ano integra o line do Festival Movimento Cidade.

Personagem João Bananeira em cena do clipe. (FOTO: Divulgação)
A banda já foi reconhecida por diversas premiações, entre elas o Prêmio de Revelação Musical, no 2º Prêmio da Música Capixaba, além de Melhor Videoclipe no 30º Festival de Cinema de Vitória, com o clipe Cornélios.

O videoclipe conta com recursos dos editais de 2024 da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura de Vitória.

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #123: Homenagem a Preta Gil no Festival de Cinema de Vitória

Festival Ilha do Rock com oito shows gratuitos até domingo em Vitória

Livro em celebração aos 10 anos da série “Irmão do Jorel” será lançado em Vitória