Pular para o conteúdo principal

Música e exposição para celebrar o centenário do pianista capixaba Hélio Mendes

Uma noite com música, exposição fotográfica e livro biográfico para celebrar os 100 anos do pianista, maestro e arranjador capixaba Hélio Mendes, que faria seu centésimo aniversário no mês de julho.

A homenagem ao artista acontece nesta terça-feira (29), às 19 horas, no Grappino Rango Bar, Centro de Vitória.

Ao longo de quase 50 anos de carreira, 18 dos quais liderando o Conjunto Hélio Mendes, o pianista lançou sete LPs e um compacto duplo.

O pianista Hélio Mendes durante apresentação, em registro de acervo. (FOTO: Acervo pessoal)
O repertório da discografia, composto por bossa nova, samba-canção e clássicos da música popular brasileira, será apresentado pelo talentoso trio de músicos, especialmente formado para a ocasião: Bastian Herrera (piano), Fábio do Carmo (violão) e Rodrigo Souza (bateria).

Além de muita música, no espaço o público poderá conhecer e relembrar a obra do Hélio por meio da exposição fotográfica do acervo pessoal da família do artista. E, ainda, pelo livro biográfico O piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes, da jornalista e neta do músico, Cínthia Ferreira, lançado em 2019 com apoio da Secult. 

Num clima de nostalgia e saudade, o público irá reviver o contexto do seu auge entre os anos 1960 e 1970, quando a música de Hélio Mendes e Seu Conjunto embalava bailes, as domingueiras e os carnavais da época.

Rodrigo Souza, Bastian Herrera e Fábio do Carmo vão se apresentar. (FOTO: Divulgação)
Sobre Hélio Mendes
O pianista e maestro capixaba Hélio Mendes Ferreira nasceu em Alfredo Chaves no dia 23 de julho de 1925. Filho de Iracy Mendes Ferreira (conhecida como Dona Morena, no Centro de Vitória) e de Antônio Ferreira do Nascimento, mudou-se para Vitória em 1932.

Aos 17 anos de idade, começou a tocar na orquestra do maestro Clóvis Cruz, músico de alto conceito, pai do compositor e maestro Carlos Cruz, radicado no Rio de Janeiro. 

Em 1958 começou a era do Conjunto Hélio Mendes, liderado pelo pianista. O conjunto é considerado até hoje por alguns críticos e admiradores que o viram tocar como um dos maiores que o Estado já teve. 

Os componentes do conjunto eram: Maurício de Oliveira (violão), Marinho Carlos (acordeão), Cícero Ferreira (pistão e voz) e sua esposa, Sônia Ferreira (vocal), Paulo Ney (guitarra), Moacir Barros (clarineta e saxofone), Dezinho (guitarra), Edílio (contrabaixo), Moacir Lima (ritmista) e Betinho (bateria), além de outros músicos e amigos do grupo como João de Deus no saxofone.

Hélio Mendes com seus discos. (FOTO: Acervo pessoal)
O destaque no cenário musical levou o pianista e o grupo à gravação do primeiro long-play, pela gravadora carioca Musiplay, em 1962, a convite de Fernando Araújo Neves. O Conjunto Hélio Mendes gravou sete LPs e um compacto duplo. 

O LP Week-end no Rio concedeu ao Conjunto o Prêmio Estácio de Sá na categoria “Conjunto Revelação” em disco LP. A medalha e o diploma Estácio de Sá foram entregues no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 29 de dezembro de 1963.

O prêmio foi criado pelo jornalista e crítico Claribalte Passos, do influente jornal “Correio da Manhã”. Foram premiados na mesma edição: Elis Regina, cantora revelação; Os Cariocas, arranjos vocais; Jorge Ben, cantor revelação; Hebe Camargo, cantora.

Hélio Mendes morreu em 10 de maio de 1991, aos 65 anos. 

Serviço
Celebração dos 100 anos do pianista Hélio Mendes, em show com Bastian Herrera (piano), Fábio do Carmo (violão) e Rodrigo Souza (bateria)
Data e horário: 29/jul (terça-feira), às 19 horas
Local: Grapinno Rango Bar - Rua Gama Rosa, 128, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #123: Homenagem a Preta Gil no Festival de Cinema de Vitória

Festival Ilha do Rock com oito shows gratuitos até domingo em Vitória

Livro em celebração aos 10 anos da série “Irmão do Jorel” será lançado em Vitória