Pular para o conteúdo principal

Celebre o Dia da Consciência Negra com uma visita a comunidades quilombolas

O Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima quarta-feira (20), nos lembra o legado de Zumbi dos Palmares e a importância do Quilombo dos Palmares na história do Brasil. Palmares foi um símbolo de resistência e liberdade para milhares de pessoas negras que lutavam contra a escravidão.

Sob a liderança de Zumbi, o quilombo tornou-se um refúgio seguro e um espaço de liberdade, onde a cultura, a identidade e os valores das comunidades afro-brasileiras floresciam, criando um verdadeiro exemplo de autossuficiência e união.

Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro. (FOTO: Divulgação)
O Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga (atualmente no estado de Alagoas), chegou a abrigar mais de 20 mil pessoas e tornou-se um dos maiores e mais emblemáticos quilombos do Brasil colonial.

Zumbi, nasceu livre em Palmares e se tornou uma figura central nessa resistência e até hoje é lembrado como símbolo de luta, dignidade e coragem. Celebrar o Dia da Consciência Negra é, portanto, reconhecer o valor e a importância dos quilombos como espaços na preservação da cultura e da identidade afro-brasileira.

Para valorizar ainda mais essa data, uma forma transformadora de celebrar a Consciência Negra é visitar uma comunidade quilombola.

De acordo com Liliane Jacintho, co-fundadora da Plana Vivências, a experiência de estar numa comunidade quilombola vai além de uma visita: "é uma conexão profunda com a história, com as raízes e com a luta pela igualdade. Nessas visitas, é possível conhecer tradições, ouvir histórias e entender a importância da preservação desses territórios como espaços de resistência cultural e social".

"Ao nos unirmos para celebrar essa data visitando e apoiando as comunidades quilombolas, fortalecemos o compromisso de reconhecer e valorizar a cultura afro-brasileira em toda a sua riqueza e complexidade. É um ato de respeito, homenagem e renovação de um compromisso que vai além do 20 de novembro: a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos".

Liliane Jacintho é co-fundadora da Plana Vivências. (FOTO: Divulgação/Assessoria)
O convite para a experiência é especial para a data 20 de Novembro porém estende-se para todas as ocasiões e pessoas que queiram conhecer mais as histórias de origens considerando a simbologia, representatividade e resistência.

A Plana Vivências te convida a viver essa experiência transformadora. A proposta da agência é oferecer roteiros diferenciados que integram educação e transformação pessoal, fazendo com que cada visitante saia com uma nova visão sobre o mundo, as pessoas e suas próprias histórias. É um turismo com propósito, que enriquece quem participa e fortalece as comunidades envolvidas.

Liliane e toda a equipe estão prontos para receberem empresas e escolas que dão a devida importância na prática da inserção da diversidade cultural que contribuem muito para o acolhimento e na busca constante pelo respeito entre as pessoas que convivem no mesmo ambiente ou organização.

Plana Vivências
Agência de Turismo social e sustentável que atua em parceria com comunidades quilombolas, criada em 2017 em São Paulo, com objetivo de transformar vidas através de conexões com pessoas de diferentes culturas, costumes, crenças, etnias em uma comunidade disponível e totalmente acessível para incríveis experiências e enriquecedoras descobertas.

Comentários

Mais lidas

Agenda Capixaba #66: shows, festas e eventos culturais de 21 a 27 de março

FestCria movimenta o Centro de Vitória com laboratórios de cultura, tecnologia e arte

Marien Calixte Jazz Music Festival abre lote extra de ingressos, ampliando a participação do público