Pular para o conteúdo principal

Alexandre Borges Quinteto em show histórico em homenagem a estrelas do jazz capixaba

O jazz fez história no Espírito Santo, e uma parte significativa dessa memória estará presente no show do Alexandre Borges Quinteto, na próxima quinta-feira (7), às 22 horas, na segunda edição do Jazz Vitória Festival.

Idealizado por Alexandre Borges, guitarrista com mais de 30 anos de atuação na cena musical capixaba, o espetáculo vai encerrar a primeira noite do festival, que acontece de quinta-feira (7) a sábado (9), na Praça do Papa, em Vitória.

O músico Alexandre Borges comandará show histórico na Praça do Papa. (FOTO: Leonardo Barbosa)
A produção é dos mesmos criadores do tradicional Santa Jazz, realizado anualmente em Santa Teresa, região serrana do Estado.

Segundo Alexandre Borges, o show inicialmente seria uma homenagem ao seu pai, o renomado violonista Elias Borges, aluno de Maurício de Oliveira e um dos pioneiros do choro no Espírito Santo. No entanto, durante a pesquisa para elaboração do repertório, ele decidiu estender o reconhecimento a nomes que considera igualmente representativos para a difusão do jazz no Estado.

Nascia, assim, o show “Alexandre Borges Quinteto e Estrelas do Jazz Capixaba”, no qual o grupo liderado pelo guitarrista receberá, no palco do festival, o saxofonista Almir Paulo (Quarteto JB) e o grupo Nota Jazz, com participação do baterista Marcos Andrade “Escovão”; além do violonista Elias Borges, a pianista Liana de Castro e o saxofonista Salsa Brezinski, e o violonista Zé Moreira com o saxofonista Jovaldo Guimarães.

Por meio desses convidados, Borges pretende registrar a força e criatividade dos músicos que pavimentaram a estrada do jazz produzido no Espírito Santo ao longo das décadas.

 “O Alexandre Borges Quinteto estende essa homenagem a vários músicos que fazem parte desta história instrumental capixaba, como Gean Pierre (guitarra), Kátia Rocha (sax), Tião de Oliveira (violão), Colibri (sax), Luis Vanderlei Rocha (trombone) e muitos outros, que, juntamente com os que irão participar, inspiraram e continuam servindo de exemplo para outros músicos olharem para frente e sonharem”, comenta o guitarrista.

O saxofonista Jovaldo Guimarães é um dos convidados. (FOTO: Divulgação)
Jazz & Choro
Outra atração aguardada é a do violonista carioca Igor Souza (violão de 7 cordas), que irá dividir o palco com o quinteto formado por Borges e pelos músicos Sérgio Rouver (saxofone), Roger Bezerra (piano), Eliel Moura (baixo) e Mazinho Lima (bateria/percussão).

O repertório reunirá uma viagem pelo jazz, blues, MPB, choro e fusion, a partir de composições de Pixinguinha, Carlos Lyra, João Bosco e Aldir Blanc, Vitor Assis Brasil, Chick Corea e Toots Thielemans.

A junção de jazz e música brasileira é natural para o Alexandre Borges Quinteto. “No exterior o choro é considerado o jazz brasileiro”, costuma afirmar o músico.

Tradição
Haverá espaço, também, para a execução de Africaninho, tema gravado pelo Quarteto JB em seu segundo álbum, o CD Razão de Viver, lançado em 1993.

Borges entende que todos os personagens que fizeram a história do jazz no Espírito Santo devem se sentir homenageados no espetáculo, incluindo os saudosos Marien Calixte – que se notabilizou como jornalista e pesquisador à frente do programa de rádio “O Som do Jazz” - e o jazzófilo Luiz Paixão, que dedicou boa parte da sua vida à coleção de discos e informações desse estilo musical.

“O Espírito Santo sempre teve tradição no jazz; o que falta, muitas vezes, é espaço, e eventos como o Jazz Vitória Festival são sempre bem-vindos para valorizar a música instrumental”, destaca.
 
Serviço
Jazz Vitória Festival
Datas e horários: 7 a 9/nov (quinta-feira a sábado), a partir de 18h (quinta e sexta-feira) e a partir de 16h (sábado)
Local: Praça do Papa - Av. Nossa Senhora dos Navegantes, Enseada do Suá, Vitória
Ingressos: R$ 30 (lote promocional)
Classificação indicativa: 16 anos
Realização: Espírito Santo Conventions & Vision Bureau, Rota Eventos, Iamonde Design de Eventos e Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC)
Apoio: Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (Fames)
Patrocínio: Extraplus Supermercados

Programação completa:
- 7/nov (quinta-feira)
18h – Abertura dos portões
19h – Big Band Pop & Jazz convida Joabe Reis
20h30 – Luana Mallet (RJ)
22h – Alexandre Borges Quinteto e Estrelas do Jazz Capixaba

- 8/nov (sexta-feira)
18h – Abertura dos portões
19h – Joabe Reis
20h30 – Amaro Freitas (PE)
22h – Victor Bilione (Argentina), Tary Spilman (RJ) e Dudu Lima (MG)

- 9/nov (sábado)
16h – Abertura dos portões
17h30 – Vix Big Band & Convidados
19h – Delia Fischer (RJ)
20h30 – Josiel Konrad (RJ) e Tamy
22h – Omar Coleman & Igor Prado (Estados Unidos)

Comentários

Mais lidas

Agenda Capixaba #66: shows, festas e eventos culturais de 21 a 27 de março

FestCria movimenta o Centro de Vitória com laboratórios de cultura, tecnologia e arte

Marien Calixte Jazz Music Festival abre lote extra de ingressos, ampliando a participação do público