Pular para o conteúdo principal

Senado aprova projeto que reconhece Festa da Penha como manifestação cultural nacional

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (29), o projeto de lei (PL 3.472/2024) de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES) para reconhecer a Festa da Penha, realizada no Convento da Penha, em Vila Velha, como patrimônio cultural nacional.

Neste ano, a Festa da Penha reuniu 2,7 milhões de fiéis. (FOTO: Reprodução/TV Franciscanos)
O projeto foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) em decisão terminativa, ou seja, seguirá diretamente para análise da Câmara dos Deputados, sem precisar de votação no Plenário do Senado.

Contarato ressalta que “a Festa da Penha é considerada uma das maiores celebrações marianas do país. É possível perceber seu valor para os capixabas, tendo em vista a continuidade histórica e a transmissão geracional da festa”.

“Esse reconhecimento fortalecerá a identidade cultural e religiosa do Espírito Santo, além de impulsionar a economia local, promovendo o nosso Estado nacional e internacionalmente. Agradeço o meu querido amigo, senador Paulo Paim (PT-RS), pelo relatório favorável”, destaca o parlamentar.

Atualmente, a Festa da Penha é o maior evento religioso do Espírito Santo, um dos mais antigos do Brasil. De acordo com a organização, aproximadamente 2,7 milhões de pessoas participaram da 454ª Festa da Penha, realizada neste ano.

A festa começa no domingo de Páscoa e se encerra no oitavo dia após a Páscoa. O dia de encerramento é reconhecido como o Dia de Nossa Senhora da Penha, a padroeira do Espírito Santo. A data é feriado estadual capixaba, conforme a Lei 11.010/2019.

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #123: Homenagem a Preta Gil no Festival de Cinema de Vitória

Festival Ilha do Rock com oito shows gratuitos até domingo em Vitória

Livro em celebração aos 10 anos da série “Irmão do Jorel” será lançado em Vitória