A cantora e compositora Brenda Nayra lançou nas plataformas digitais, a música Água, escrita há oito anos, após a morte de Mary Heloísa, aos 59 anos, mãe da artista. É a primeira música composta pela capixaba.
Com percussão que traz o mar, voz que canta o movimento de idas e vindas da vida, sopros que passeiam nesta fluidez e marcante violão que firma o Ijexá, é desta forma que foi produzida a canção Água.
![]() |
Brenda Nayra lançou a segunda música do EP Pés firmes D'água. (FOTO: Mariana Garcia) |
“Eu estava num momento de ‘digerir’ a morte da minha mãe, de entender que ela tinha feito essa passagem. Acabou sendo uma música de amor mesmo: de amor de mãe e amor próprio. Ela fala sobre deixar ir com amor”, conta Brenda Nayra.
Quando Mary Heloísa morreu, Brenda Nayra ia à praia todos os dias. Acordava mais cedo e ia para o mar. Às vezes ia sozinha, às vezes com os sobrinhos que viviam o mesmo luto. Da percepção de que o mar estava dando força para Brenda seguir a vida, veio a canção.
“A água ia passando e ia levando. Cada vez que eu ia no mar, ele levava ou transformava um pouquinho de dor, e daí vieram os versos ‘água passa e leva meu pesar’”, relembra a artista.
A compositora classifica essa canção como a mais importante de sua vida. Em agosto, ela lançou Mansa, que faz parte do mesmo EP e já teve centenas de streamings nas plataformas, além de uma versão bilíngue no projeto Mãos à Obra - Arte Acessível.
A artista
Brenda Nayra é formada em teatro pela Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) e licencianda em música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).
Começou na arte pelo teatro e os musicais a levaram para a carreira musical. “Acabei sendo tomada pela música, sempre fui apaixonada por vozes”, lembra.
A artista começou sua formação musical na oficina de música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e na Orquestra Pop Jazz, em que atuou como líder vocal e agora como cantora convidada. Seu trabalho de composição teve início com a música Água, em 2016.
O EP Pés firmes D’água foi contemplado pelo Edital 013/2022 – Produção Musical, viabilizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).
Música: Água
Data de lançamento: 2 de outubro
Composição, interprete e coro: Brenda Nayra
Produção musical: Daniel Silva
Percussões: Léo de Paula
Violão e guitarra: Daniel Silva
Baixo: Hugo Maciel
Metais: Oziel Neto
Captação: Daniel Silva, Ricardo Ton e Igor Comério
Mixagem: Jackson Pinheiro
Masterização: Igor Comério
Produção executiva: Dani Nogueira
Fotografia: Mariana Garcia
Comentários
Postar um comentário