Pular para o conteúdo principal

Brenda Nayra lança música “Água”, escrita após a morte da mãe da artista

A cantora e compositora Brenda Nayra lançou nas plataformas digitais, a música Água, escrita há oito anos, após a morte de Mary Heloísa, aos 59 anos, mãe da artista. É a primeira música composta pela capixaba.

Com percussão que traz o mar, voz que canta o movimento de idas e vindas da vida, sopros que passeiam nesta fluidez e marcante violão que firma o Ijexá, é desta forma que foi produzida a canção Água.

Brenda Nayra lançou a segunda música do EP Pés firmes D'água. (FOTO: Mariana Garcia)
Segundo single da cantora e parte do EP Pés firmes D’água, a música fala sobre aprender a viver depois da morte de uma pessoa querida. Foi a primeira vez que Brenda Nayra conseguiu juntar em letra e melodia o que sentia.

“Eu estava num momento de ‘digerir’ a morte da minha mãe, de entender que ela tinha feito essa passagem. Acabou sendo uma música de amor mesmo: de amor de mãe e amor próprio. Ela fala sobre deixar ir com amor”, conta Brenda Nayra.

Quando Mary Heloísa morreu, Brenda Nayra ia à praia todos os dias. Acordava mais cedo e ia para o mar. Às vezes ia sozinha, às vezes com os sobrinhos que viviam o mesmo luto. Da percepção de que o mar estava dando força para Brenda seguir a vida, veio a canção.

“A água ia passando e ia levando. Cada vez que eu ia no mar, ele levava ou transformava um pouquinho de dor, e daí vieram os versos ‘água passa e leva meu pesar’”, relembra a artista.

A compositora classifica essa canção como a mais importante de sua vida. Em agosto, ela lançou Mansa, que faz parte do mesmo EP e já teve centenas de streamings nas plataformas, além de uma versão bilíngue no projeto Mãos à Obra - Arte Acessível.


A artista
Brenda Nayra é formada em teatro pela Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) e licencianda em música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

Começou na arte pelo teatro e os musicais a levaram para a carreira musical. “Acabei sendo tomada pela música, sempre fui apaixonada por vozes”, lembra.

A artista começou sua formação musical na oficina de música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e na Orquestra Pop Jazz, em que atuou como líder vocal e agora como cantora convidada. Seu trabalho de composição teve início com a música Água, em 2016.

O EP Pés firmes D’água foi contemplado pelo Edital 013/2022 – Produção Musical, viabilizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

A música foi composta em 2016, segundo Brenda Nayra. (FOTO: Mariana Garcia)
Ficha técnica
Música: Água
Data de lançamento: 2 de outubro
Composição, interprete e coro: Brenda Nayra
Produção musical: Daniel Silva
Percussões: Léo de Paula
Violão e guitarra: Daniel Silva
Baixo: Hugo Maciel
Metais: Oziel Neto
Captação: Daniel Silva, Ricardo Ton e Igor Comério
Mixagem: Jackson Pinheiro
Masterização: Igor Comério
Produção executiva: Dani Nogueira
Fotografia: Mariana Garcia

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste