Pular para o conteúdo principal

Com grandes participações, Budah lança seu aguardado primeiro álbum “Púrpura”

Com sete anos de carreira e quase 4 milhões de ouvintes mensais, Brendha Rangel, a Budah, de 27 anos, lançou seu aguardado álbum de estreia, intitulado Púrpura.

O projeto conta com quinze faixas e participações de grandes nomes, sendo Djonga (MG), Duda Beat (PE), Azzy (RJ), Delacruz (RJ), TZ da Coronel (RJ), MC Luanna (SP), Thiago Pantaleão (RJ) e Day Limns (GO).

A cantora Budah lançou seu primeiro álbum. (FOTO: Reprodução/Instagram)
Enquanto a sonoridade transita entre o trap e o R&B, nos versos, a artista capixaba explora o amor em suas diferentes facetas, do cotidiano ao sagrado, construindo uma narrativa profunda, marcada por sua voz única e pela estética roxa.

A cor simboliza o mistério e o prazer dos sentimentos nas composições, além de ser a favorita da cantora e compositora, que possui uma especial relação com ela.

O disco chega em um momento grandemente importante para Budah, que recentemente foi indicada para o BET Hip Hop Awards 2024 na categoria Melhor Flow Internacional, e vem buscando consolidar sua trajetória como uma das principais vozes femininas da cena.

Celebrando a estreia de Púrpura, foi realizada uma festa de audição no último dia 2 no centro cultural independente Matilha Cultural, em São Paulo, contando com as presenças ilustres de destaques como Ryu, The Runner, Duquesa, Bivolt e Dudu.


Bloqueio criativo
O álbum começou a nascer há mais de um ano e meio, quando a cantora escreveu a música de abertura, Linha de Frente.

No evento, a cantora explicou que o processo de criação do álbum foi dificultado por um bloqueio criativo, que atrasou o projeto em mais de um ano. Como solução, Budah, junto com a equipe da gravadora Universal Music, organizou um camping com outros artistas que auxiliaram na construção das músicas.

“A gente chamou vários compositores para participar e fizemos músicas incríveis, a maior parte das músicas que a gente fez no camping entrou no álbum. No final, foi bem recompensador, eu já estava bem feliz com tudo que eu estava fazendo. Estou realizada, como se um filho tivesse nascido”, contou.

O álbum de estreia de Budah conta com 15 faixas. (FOTO: Reprodução/Instagram)
Budah define Púrpura como um álbum que fala de todas as formas de amor, desde o amor próprio, até o amor romântico, amor de amigos e família, e o amor da fé. “Acho que cada música tem um sentido de amor, mas cada uma fala sobre amores diferentes”.

A artista confessa que a faixa Nosso Laço foi uma dedicatória aos amigos do Espírito Santo. “É muito difícil viver o sonho longe da minha família e dos meus amigos que me conhecem antes de ser Budah, sabe?”


Carreira
Nascida Brenda Rangel em Vila Velha, mas criada em Cariacica em família musical, a cantora e compositora se tornou Budah ao se lançar na cena de rap e no universo do grafite do Espírito Santo.

Em 15 de janeiro de 2017, a cantora Budah, lançava sua primeira música no dia do próprio aniversário. Intitulada Neguin, o single é uma declaração para um amor da época, e que já revelava os relacionamentos amorosos como uma das principais temáticas de Budah como compositora, sem deixar de falar de questões sociais com muitas referências de R&B.

Budah ganhou notoriedade por meio do seu single Licor, lançado no início de 2019 e que atualmente conta com quase 2 milhões de visualizações no YouTube.

O trabalho conta com estética na cor roxa, a favorita da artista capixaba. (FOTO: Divulgação)
Uma das suas músicas mais ouvidas no Spotify é a parceria com as cantoras Azzy (RJ) e Lourena (RJ) – artistas do mesmo segmento e conhecidas pelas participações no projeto Poesia Acústica – na faixa Acabou. Budah já deixou sua marca em grandes colaborações como no Poesia Acústica 12 e no projeto “Poetisas no Topo 3”, além de hits como Lingerie

Outros hits de destaque da capixaba são Tempo de Buda; Esse Choro É Em Blues; Unfollow, com Akilla; e Velha Brincadeira.

Um marco foi sua participação no projeto internacional “Colors”, em 2022, onde Budah entregou uma performance que evidenciou sua potência vocal e artística.

A capixaba vem seguindo trajetória ascendente em movimento que incluiu a assinatura de contrato com a gravadora Universal Music no ano passado.

Álbum: Púrpura
Faixas: 15
Data de lançamento: 3 de outubro
Produção musical: Tibery, Planttta, Wey, Pedro Lotto, Godassisti, Jok3r, VT Beats, Go Dassisti, Dmax, Deltasete, JP Diazz, Los Brasileiros e Ursão
Participações: TZ da Coronel, MC Luanna, Delacruz, Thiago Pantaleão, Duda Beat, Azzy, Day Limns e Djonga
Produtora: Universal Music

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste