Pular para o conteúdo principal

Com capixabas no elenco, espetáculo “Casa Cabaré” é apresentado pela primeira vez em Vitória

Esqueça tudo o que você acha que sabe sobre cabaré. Nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15), às 20h30, a Casa de Bamba, no Centro de Vitória, recebe o espetáculo Casa Cabaré, que é sucesso no Rio de Janeiro e agora chega ao Espírito Santo.

Em cena, seis artistas apresentam números de dança, música e comédia para entreter e, ao mesmo tempo, provocar reflexões sobre temas atuais que impactam a sociedade.

Os números apresentados em cada dia são diferentes. O público pode esperar arte, teatro e diversão. (FOTO: Gaya/Divulgação)
Espetáculos de cabaré são uma verdadeira tendência nacional, onde neste momento existem diversos trabalhos do gênero em cartaz. E este gênero vem ganhando cada vez mais adeptos, como os grupos Tá na Rua, com o Ópera das Malandras - Cabaré in concert, e o grupo Galpão, com Cabaré Coragem.

“Iniciamos nossa pesquisa estudando o cabaré moderno, surgido na França, e que depois foi se expandindo pela Europa, chegando com força na Alemanha e até no Brasil, com suas variáveis como o Teatro de Revista. Desde que esse tipo de entretenimento surgiu, o cabaré tem sido um espaço que os artistas e pessoas marginalizadas buscam para expressar suas realidades e contestar padrões e valores vigentes”, conta a diretora do Casa Cabaré, Andrea Cevidanes.

Afinal, o que é um cabaré?
No Brasil, falar em cabaré geralmente faz com que as pessoas associem a um lugar em que os frequentadores estão em busca de bebida e prostituição. Porém, isso vem mudando ao longo dos tempos.

“Dentro do que se entende como teatro contemporâneo, multiplicaram-se as formas de linguagem e, nesse contexto, o cabaré começou a ganhar importância e a ser reconhecido pela academia e pela crítica. Hoje, fala-se em cabareturgia, que a grosso modo seria a dramaturgia do cabaré, e também são utilizados termos como cabaretas, para designar os artistas de cabaré”, pontua Andrea.


É muito comum ver filmes ambientados em cabarés, como Moulin Rouge e o próprio Cabaret, de Liza Minelli. Já o Casa Cabaré, ao invés de contar uma história que se passa neste local, busca criar um autêntico cabaré.

“Isso significa que ao invés de uma dramaturgia tradicional, com início, meio e fim, clímax, protagonistas e antagonistas, o que será apresentado é um verdadeiro espetáculo de cabaré. Uma sequência de números, interligados ou não, que se conectam através de temas relacionados à questões sociais e são organizados em um programa de atrações”, acrescenta Andrea Cevidanes.

Em relação ao Casa Cabaré, chama atenção ainda o fato de que existem dois capixabas entre os cabaretas do elenco, os atores Thiago Emanuel e Lays Mattos.

“Voltar ao Estado é sempre motivo de muita alegria. E poder trazer esse espetáculo, que representa um gênero em ascensão, é uma oportunidade de fazer com que os capixabas tenham contato com um tipo de trabalho bem diferente do que estão habituados. O fato de ser realizado na Casa de Bamba tem também a vantagem de que o público poderá se deliciar com as comidas e as bebidas da casa, ao longo do espetáculo”, pondera Lays.

Atores em cena do espetáculo. (FOTO: Gaya/Divulgação)
Portanto, prepare-se para duas noites de muita arte, teatro e diversão, tudo isso regado a cerveja e as delícias que compõem o cardápio da Casa de Bamba. E outro detalhe, os números que serão apresentados em cada dia são diferentes. Ou seja, é possível assistir na quinta e voltar na sexta para assistir quadros ineditos.

Serviço
Espetáculo "Casa Cabaré"
Datas e horários: 14 e 15/dez (quinta-feira e sexta-feira), às 20h30
Local: Casa de Bamba - Rua Gama Rosa, 154, Centro, Vitória
Ingressos: R$ 30 (promocionais/até 12/dez, através do Pix acasacabare@gmail.com. A confirmação da compra está sujeita ao envio do comprovante de pagamento para o mesmo e-mail do Pix) e R$ 35 (bilheteria)
Informações: acasacabare@gmail.com
Elenco: Andrea Cevidanes, Iuri Vieira, Lays Mattos, Nara Takimoto, Rubia Vieira e Thiago Emanuel
Direção: Andrea Cevidanes

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

TBT: Você lembra da Blow Up em Vila Velha?

Linha do tempo da Chocolates Garoto