Pular para o conteúdo principal

Livro celebra 100 anos de Mário Gurgel e terá lançamento em Vitória

Em memória pelo centésimo aniversário do nascimento de Mário Gurgel, será realizado nesta terça-feira (20), a partir das 19 horas, na Biblioteca Municipal de Vitória o lançamento dos livros O Menino da Ilha, e Crônicas de Vitória.

Mário Gurgel foi o primeiro presidente negro da Assembleia Legislativa. (FOTO: Reprodução/Ales)
Este último traz textos publicados por ele na imprensa capixaba durante as décadas de 1940 a 1960 e foi apoiado pela ArcelorMittal, por meio da Lei Rubem Braga. Por sua vez, O Menino da Ilha foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da ArcelorMittal, Autoglass, Banestes e Motociclo.

Ex-prefeito de Vitória, Gurgel foi duas vezes o vereador mais votado na capital capixaba, feito que repetiu duas vezes como candidato a deputado estadual mais votado e a deputado federal em 1966.

Dedicou sua carreira política à luta por justiça social e foi autor da lei que criou o Departamento Social do Menor – primeira instituição que cuidou do assunto em nível estadual. Também em 1958, fundou a Casa do Menino, em funcionamento até hoje.

Criou e/ou contribuiu para a criação e manutenção do Lar da Menina, da Escola de Pesca Caboclo Bernardo e de outras instituições voltadas para o bem-estar do Menor. Mário Gurgel foi também presidente do Instituto Espírito-santense para o Bem-estar do Menor.

O evento será iniciado com um bate-papo do autor, Antonio de Pádua Gurgel, com os presentes. Os livros serão vendidos pelo preço promocional de R$ 50 cada um.

Mais informações podem ser obtidas com o autor do livro, Antonio Gurgel (apaduagurgel@terra.com.br), e com Mirela Adams (mirelaadams@pulsoconteudo.com.br).

Antonio de Pádua Gurgel é o autor do livro. (FOTO: Divulgação)
O autor
Antonio de Pádua Gurgel nasceu em Vitória, tendo atuado em diversos veículos de comunicação de Brasília, Vitória e Rio de Janeiro.

Entre outros livros, publicou O Brasil vai às urnas: retrato da campanha presidencial (1989), O Diário da Rua Sete, Jornal da Década de 70 e A Rebelião dos Estudantes: Brasília, 1968.

Em português e inglês, publicou O senhor das orquídeas, Ruschi: o guardião da floresta, Vitória, Vila Velha e Espírito Santo.

Coordena a Coleção Grandes Nomes do Espírito Santo, que já publicou 32 títulos, inclusive as biografias de Rubem Braga, Maysa (RJ), Guilherme Santos Neves e Hermógenes Fonseca (RJ).

Serviço
Lançamento do livro "O Menino da Ilha"
Data e horário: 20/jun (terça-feira), às 19h
Local: Biblioteca Municipal de Vitória - Rua São Gonçalo, 23, Centro, Vitória (Cidade Alta, ao lado da Casa da Música Sônia Cabral)
Valor do livro: R$ 50
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Antes de morrer, Chico Lessa cantou em vídeo gravado por filho em hospital de Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos