Em memória pelo centésimo aniversário do nascimento de Mário Gurgel, será realizado nesta terça-feira (20), a partir das 19 horas, na Biblioteca Municipal de Vitória o lançamento dos livros O Menino da Ilha, e Crônicas de Vitória.
![]() |
Mário Gurgel foi o primeiro presidente negro da Assembleia Legislativa. (FOTO: Reprodução/Ales) |
Ex-prefeito de Vitória, Gurgel foi duas vezes o vereador mais votado na capital capixaba, feito que repetiu duas vezes como candidato a deputado estadual mais votado e a deputado federal em 1966.
Dedicou sua carreira política à luta por justiça social e foi autor da lei que criou o Departamento Social do Menor – primeira instituição que cuidou do assunto em nível estadual. Também em 1958, fundou a Casa do Menino, em funcionamento até hoje.
Criou e/ou contribuiu para a criação e manutenção do Lar da Menina, da Escola de Pesca Caboclo Bernardo e de outras instituições voltadas para o bem-estar do Menor. Mário Gurgel foi também presidente do Instituto Espírito-santense para o Bem-estar do Menor.
O evento será iniciado com um bate-papo do autor, Antonio de Pádua Gurgel, com os presentes. Os livros serão vendidos pelo preço promocional de R$ 50 cada um.
Mais informações podem ser obtidas com o autor do livro, Antonio Gurgel (apaduagurgel@terra.com.br), e com Mirela Adams (mirelaadams@pulsoconteudo.com.br).
Antonio de Pádua Gurgel nasceu em Vitória, tendo atuado em diversos veículos de comunicação de Brasília, Vitória e Rio de Janeiro.
Entre outros livros, publicou O Brasil vai às urnas: retrato da campanha presidencial (1989), O Diário da Rua Sete, Jornal da Década de 70 e A Rebelião dos Estudantes: Brasília, 1968.
Em português e inglês, publicou O senhor das orquídeas, Ruschi: o guardião da floresta, Vitória, Vila Velha e Espírito Santo.
Coordena a Coleção Grandes Nomes do Espírito Santo, que já publicou 32 títulos, inclusive as biografias de Rubem Braga, Maysa (RJ), Guilherme Santos Neves e Hermógenes Fonseca (RJ).
Serviço
Lançamento do livro "O Menino da Ilha"
Data e horário: 20/jun (terça-feira), às 19h
Local: Biblioteca Municipal de Vitória - Rua São Gonçalo, 23, Centro, Vitória (Cidade Alta, ao lado da Casa da Música Sônia Cabral)
Valor do livro: R$ 50
Entrada: Gratuita
Comentários
Postar um comentário