Pular para o conteúdo principal

Gratuito, Festival TendaLab terá shows de Mukeka di Rato, Budah, Gaby Amarantos (PA) e Leci Brandão (RJ)

O festival TendaLab está de volta. Depois de mobilizar um público de aproximadamente 20 mil pessoas na edição do ano passado, o evento será realizado nesta sexta-feira (16) e sábado (17), em um novo local: no estacionamento da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Campus de Goiabeiras, em Vitória.

A banda Mukeka di Rato é uma das atrações capixabas. (FOTO: Divulgação)
O evento reúne em sua programação grandes nomes da música brasileira, em apresentações gratuitas. As atrações do TendaLab são Gaby Amarantos (PA), Leci Brandão (RJ), Àttooxxá (BA), Budah, Mukeka di Rato, Simone (BA), Jahzz convida André Prando e as DJs Úrsula Pussynail e Jamboo.

Com a curadoria e idealização da produtora cultural Lucia Caus, o evento tem o objetivo de, a cada nova edição, ser um painel plural da música produzida no Espírito Santo e no Brasil, além de um espaço de formação de plateia.

“O TendaLab é um festival de fomento da música brasileira. A proposta de curadoria do evento é sempre reunir artistas de diversas gerações, promovendo um intercâmbio de gêneros e atrações musicais de várias partes do Brasil com o público do Espírito Santo”, pontuou a produtora.

A cantora Budah cantará seus grandes sucessos. (FOTO: Divulgação)
Atrações
Com artistas de diferentes gerações e gêneros musicais como o rock, o pop, a MPB e o samba, o TendaLab apresenta, na sua edição de 2023, um line up ao mesmo tempo original e alinhado com os grandes festivais de música que acontecem em diversas partes do Brasil. 

Compositora, cantora e rapper, Budah, é dona de letras marcantes e envolventes, que costumam abordar temas de romance e situações rotineiras sempre carregadas de referências em R&B.

Com parcerias com nomes como Djonga (MG) e MC Cabelinho (RJ), a artista é a front feminina que compõe a nova temporada de shows do coletivo Poesia Acústica, além de ter sido convidada para participar do projeto internacional Colors.

Prepare o seu corpo e coração para entrar no universo musical da capixaba, com canções como Licor,  que prometem muito groove na sua fusão de brasilidade, trap e soul. 

A DJ e drag queen Úrsula Pussynail é sinônimo de empoderamento e música. No comando das pick ups de diversos espaços da Grande Vitória, ela constrói sets que contam uma história através da mixagem.

Na pista, a drag mistura o pop internacional e nacional de todas as eras, a nova MPB e o funk. O público vai ouvir de tudo: música de amor, de superação, de descer até o chão, de felicidade pura, de amor próprio, de empoderamento. A única regra é soltar as feras e não ficar parado.

Jahzz é formado por Jahfa e Gabriel Ruy. (FOTO: Divulgação)
Um flerte experimental entre o jazz e o reggae deu origem ao projeto Jahzz. Idealizado pelo cantor, compositor e percussionista Jahfa e pelo músico e produtor musical Gabriel Ruy, o movimento surgiu no Estado.

O som da banda veio da improvisação, do swing e dos ritmos não lineares do jazz que se misturaram com os cortes rítmicos e dançantes do reggae e deram origem a um estilo musical único, com ricas descobertas sonoras e parcerias com outros artistas. No repertório, canções autorais como Bora e Bálsamo

Outro nome confirmado é da dama do samba, Leci Brandão. Nascida em Madureira, e criada em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, ela foi a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Mangueira.

Leci acima de tudo é uma batalhadora que lutou muito para conquistar seus espaços. Com mais de 40 anos de carreira, a artista promete uma apresentação emocionante com clássicos como Zé do Caroço

O rock também está na programação do TendaLab. O Mukeka di Rato surgiu no início dos anos de 1990, na cidade de Vila Velha, e é uma das mais importantes bandas do underground mundial.

Formada por Fábio Mozine, Fabio Trucci e Christian Colela, e o novo vocalista, o compositor Fepaschoal, a banda vai apresentar as pauleiras sonoras do mais recente trabalho: Boiada Suicida. Segundo o material de divulgação, o álbum reflete sobre os impactantes e decisivos processos políticos que atravessam a história do Brasil na última década.


Comemorando 50 anos de carreira, Simone apresenta no festival o show Tô Voltando, que percorre sua trajetória como uma das maiores intérpretes da música brasileira. Com direção musical de Pupillo e direção geral de Marcus Preto, o espetáculo reúne inúmeros clássicos da música brasileira imortalizados na voz da cantora.

Entre os hits que o público vai poder ouvir e cantar estão Jura Secreta (Sueli Costa/Abel Silva), Começar de Novo (Ivan Lins/Vitor Martins) e, claro, Tô Voltando (Maurício Tapajós/Paulo César Pinheiro).

Também está no repertório do show Divina Comédia Humana, canção que Belchior escreveu para a cantora lançar em Face a Face (1977), mas que acabou ficando de fora do álbum.

Performando nas pick ups há seis anos, a DJ e drag Jamboo vai manter, durante os intervalos das apresentações, o clima de animação do público lá no alto.

Seus sets são repletos de brasilidades, com especial atenção à música produzida no Norte e no Nordeste do Brasil. Além do som incrível, ela é dona de um visual único e promete ser um show à parte durante sua performance. 

Gaby Amarantos, uma das maiores cantoras do Brasil, vai incendiar o festival. A artista, que também é apresentadora e atriz, traz para a cidade a #PURAKÊTOUR, em que ela convida o público para viver um pouco da sensação de estar na Amazônia. Além das canções do álbum, ela canta vários sucessos como Ex Mai Love e Xirley

Criado em 2015, o Àttooxxá surgiu para elevar o pagodão, ritmo marginalizado proveniente de Salvador, ao status de música pop. 

Com um groove ancestral, que integra o mundo à Bahia e coloca a Bahia no mundo, o grupo é formado por  por RDD (DJ, voz e produtor musical); Raoni Knalha (voz); OZ (voz e bateria) e Chibatinha (guitarra).

O som é uma mistura de vários sons periféricos do mundo associados ao pagodão baiano e a produção do Bass Culture. Com uma estética contemporânea, transcendental e afrofuturista, é a música do futuro que se faz presente.

Acessibilidade
Afirmando o conceito de uma programação diversa e inclusiva, todas as apresentações musicais do 8º Festival TendaLab contarão com acessibilidade em Libras. O evento também garantirá espaço reservado para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

O Festival TendaLab conta com o patrocínio da ArcelorMittal Tubarão, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. E tem apoio da Universidade Federal do Espírito Santo e da prefeitura de Vitória. O evento é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Serviço
8º Festival TendaLab 
Datas: 16 e 17/jun (sexta-feira e sábado)
Abertura dos portões: às 19h
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória
Entrada: Gratuita

Programação
- 16/jun (sexta-feira), a partir das 21h30
Budah 
Jahzz convida André Prando
DJ Úrsula
Leci Brandão
Mukeka Di Rato 

- 17/jun (sábado), a partir das 22h 
Simone
DJ Jamboo
Gaby Amarantos
Àttooxxá

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos

Antes de morrer, Chico Lessa cantou em vídeo gravado por filho em hospital de Vitória