Pular para o conteúdo principal

Grupo Batida Diferente lança gravação com estudantes selecionados em residência artística

O Coletivo Musical Batida Diferente, especializado na fusão de jazz e música brasileira, disponibiliza nas plataformas digitais, na próxima quinta-feira (12), a gravação da composição autoral Pro Rapha.

O single é resultado da Residência Artística Batuque Diferente, desenvolvida durante seis meses pelos integrantes do grupo com os estudantes de percussão Viviane Barreto da Silva, Israel Cardoso e Wagner de Souza Silva, sob a supervisão de Léo de Paula, professor de percussão do Projeto Vale Música Espírito Santo.

Israel, Viviane e Wagner durante a gravação na Residência Artística. (FOTO: Bruno Leão)
Os jovens foram selecionados por meio do Edital 016/2020 – Coletivos Culturais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), de acordo com os critérios de Desempenho Técnico-Musical e Análise de Currículo.
Atendendo aos pré-requisitos do projeto, todos são negros(as), estudantes de percussão de projetos sociais e instituições públicas e com idade entre 18 e 29 anos.

A gravação da composição Pro Rapha finaliza a Residência Artística Batuque Diferente, que contou também com uma oficina de ritmos brasileiros e africanos, ministrada por Léo de Paula, na Estação Conhecimento de Serra. Composto pelo trompetista Ailton Jr., trata-se de um samba-jazz abrilhantado por instrumentos de sopro, cordas e percussão.

Criado em 2018 por quatro amigos e alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo, o grupo Batida Diferente é formado por Ailton Jr. (trompete), Leonardo Rodrigues (contrabaixo), Igor Cowosque (violão/guitarra) e Allyson Silva (bateria).

Todos participaram das gravações juntamente com os estudantes selecionados para o projeto.

“Foi uma experiência muito interessante contar com a presença dos três estudantes no projeto. A gente sabe que o acesso à informação de qualidade ainda é restrito para quem vem de uma classe social menos favorecida. Dificilmente você vai ouvir jazz e bossa nova na periferia, então o projeto colaborou para proporcionar este acesso aos jovens. E o resultado foi incrível, tanto nos ensaios quanto nas gravações”, afirma Ailton.

O trompetista lembra que compôs a música em homenagem ao seu afilhado Raphael. “Foi a minha principal inspiração, juntamente com a vontade de desenvolver um projeto autoral e a influência do maestro Gilson Peranzzetta (RJ), a quem admiro pela musicalidade e construção de harmonias”, revela.

Gravação da Residência Artística Batuque Diferente. (FOTO: Bruno Leão)
Para o músico, a Residência Artística Batuque Diferente vai deixar um saldo positivo em função da interação entre os participantes do projeto e o conhecimento assimilado por todos durante a sua execução.

“O projeto se propõe a valorizar a formação profissional de músicos negros e despertar a habilidade da composição. Uma palavra que o define bem é conexão. Conexão com pessoas diferentes que compartilham do mesmo objetivo e com histórias parecidas e de gerações diferentes”, explica Ailton.
 
Serviço
Lançamento do single “Pro Rapha” - Grupo Batida Diferente, com a participação dos estudantes de percussão Viviane Barreto da Silva, Israel Cardoso e Wagner de Souza Silva
Data: 12/jan (quinta-feira)
 
A capa da música Pro Rapha. (FOTO: Divulgação)
Ficha técnica
Música: Pro Rapha
Data de lançamento: 12 de janeiro
Flugelhorn: Ailton Junior
Bateria: Allyson Silva
Violão: Igor Cowosque
Baixo acústico: Leonardo Rodrigues
Pandeiro, ganzá e tamborim: Viviane Barreto
Congas, agogô, tamborim e surdo: Israel Cardoso
Vibrafone: Wagner Souza
Handpan e cuíca: Léo de Paula
Estúdio: Funky Pirata
Engenheiro de gravação: Jackson Pinheiro e Roger Rocha
Mixagem e masterização: Roger Rocha
Composição e produção: Ailton Junior
Arranjo: Ailton Junior e Léo de Paula
Distribuição: Tratore

Comentários

Mais lidas

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Formemus abre chamamento nacional de videoclipes

Toponímias capixabas de origem indígena